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Ah, essas operadoras!

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Nestor, amigo de infância, chamou-me para visitar seus padrinhos, um simpático casal de idosos que mora no Jardim Progresso, numa pequena vila de 12 casas e uma pracinha no centro. É uma graça: muitos idosos, casados, viúvos solitários, todos tranquilos, felizes e com mil histórias para contar. Nos fins de tarde, reúnem-se na mini praça para jogar conversa fora, truco e xadrez. Menos quando chove. Aí ninguém sai de casa.

O Nestor é executivo em empresa de comunicação e queria melhorar a vida dos idosos. Fez umas ligações e em dias a vila recebeu fibra ótica, TV digital, banda larga, WiFi, celular, Alexia, streaming, Facebook, WhatsApp e outras novidades. Eles compram tudo pela Internet e fazem chamadas de vídeo com filhos e netos pelo celular. Tudo certo, até que começou dar errado.

Os aparelhos começaram a apresentar defeito e as operadoras não têm outros para substituir. Só para novos clientes. Falar com os humanos é quase impossível. É tudo pelo site, chat (robô) ou aplicativo. Após inúmeras tentativas e muitas horas ouvindo menu eletrônico e música chata, os humanos atenderam.

Atendimento telefônico

  • Bom dia! Aqui é da operadora LIVE. Como posso ajudar?
  • A TV não funciona e a banda larga estreitou.
  • O senhor ligou na tomada? Apertou a tecla ON? Mude para o plano Hiper Giga Plus. Tem 280 canais, 70 Preto e Branco e 46 de vendas e apostas. Internet de 900 mbps (sei lá o que é isso), Fax e Selo Postal ilimitado. Fidelidade de apenas 2 anos.
  • Alô! É da BETH?
  • Sim, em que posso ajuda-lo? Momento. Outra chamada. Sua ligação é muito importante para nós. Se cair, tente ligar de novo num outro dia.
  • Se é importante, então atende, caramba! Quero cancelar meu telefone fixo.
  • Dona Vera, se mexer no combo fica mais caro. Migre para o Ultra Micro Fibra: 36 canais asiáticos de notícia, 18 de previsão do tempo, Banda Média + Vale Vacina da Gripe. Primeiras 24h grátis!
  • Não quero canais asiáticos, nem vale vacina.
  • Avalie nossa empresa. Digite 1: Sensacional, 2: Espetacular ou 3: Magnífica. Ligação a cobrar.

Contas caras, canais não solicitados e nada resolvido. A pastora Dalva descobriu que seu combo tem 8 canais pornô. Na TV dos Almeida, veganos e membros da Comissão da Paz, só pega Canal do Boi, MMA, Combate e Pôquer. A neta do seu Marcelino conseguiu agendar visita do técnico.

Visita técnica

  • Bom dia seu Marcelino. Sou Robnelson, técnico da LIVE.
  • O WiFi não pega porque o roteador pifou.
  • Esse modelo não existe mais. Liga no atendimento e pede roteador novo, se tiverem. Sabia que tem planos melhores e mais baratos que o seu?
  • Quer dizer que pago caro por essa porcaria e eles têm plano melhor?
  • Sempre lançam planos novos e mais baratos. Tem de ficar esperto.

Os clientes antigos da BETH têm os mesmos problemas. Após muita insistência e ameaça de atentado à bomba, a visita técnica foi agendada:

  • Boa tarde, meu nome é Robnelson. Sou técnico da BETH.
  • Mas o senhor não era técnico da LIVE?
  • Sim, mas migrei para a BETH. A LIVE atrasava o salário, nunca tinha  peças de reposição e eu vivia ouvindo bronca dos clientes.
  • Bem, pelo menos agora a coisa melhorou, certo?
  • A BETH também não têm peças e atrasa meu salário. Mas o uniforme é mais bonito e eu ganho um pouco mais. Isso quando pagam.

Após 8 anos na China, o Nestor voltou a morar no Brasil e me convidou para rever seus padrinhos. Era fim de tarde e a mini praça estava animada. Ao ver o afilhado, dona Nena nos convidou para um cafezinho.

  • Cadê meu padrinho?
  • Morreu há 2 anos. Você trabalha com comunicação, vai morar na China e nem para telefonar e saber se estamos vivos!

A madrinha contou que tiveram muitos problemas com a LIVE e a BETH. Seu Odailton até enfartou. O Robnelson foi demitido. Agora mora com os pais na Vila, vive de bicos, mas resolveu todos os problemas dos idosos. Agora está tudo bem.

  • O que ele fez que as operadoras não fizeram?
  • Cancelou os contratos, instalou antena digital e conversores. Se tem problema de imagem, resolve com Bombril na ponta da antena.
  • E os seus celulares?
  • Ele consertou o orelhão da praça. Ninguém mais usa celular, nem recebe ligação de presídios, promoções, cobrança indevida e golpes.
  • Mas e as chamadas de vídeo com os netos?
  • Agora eles nos visitam. Um abraço dos netos vale mais que mil chamadas de vídeo.
  • Vocês tinham vários canais de filmes. Não assistem mais nada?
  • Seu Jorge tem um vídeo cassete e mais de 250 filmes. A gente assiste junto. É muito melhor!
  • Vocês não tem mais grupo de WhatsApp para fofocar com os vizinhos?
  • Não. Agora é tudo ao vivo, na praça, cara a cara, menos quando a nuvem está carregada.
  • Vocês tem computação em nuvem?
  • Não. É nuvem do céu. Quando chove, ninguém sai de casa. Vamos voltar para a praça porque minha orelha está ardendo. Devem estar falando de mim. Esse povo é muito fofoqueiro.

Dedicado aos leitores que, como eu, vivem apanhando das operadoras.

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