Este estudo, apresenta possibilidades de criação de textos para crianças na alfabetização, sendo o mesmo, realizado com criatividade e com coerência. Participaram de intervenção educacional 20 crinças, 12 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, com 5 e 6 anos em uma escola Municipal na região de Formosa-GO. Foi proposta uma atividade de produção textual para que demonstrassem com palavras, frases, ou até mesmo o próprio texto, o entendimento de uma história contada de forma oral, a qual, foi enfatizada através de uma conversa e ressalto dos elementos principais do texto. Em seguida, no período entre setembro e novembro de 2018, totalizando uma carga horária de 32 horas, realizou-se diversos métodos de ensino com objetivo de estimular o conhecimento com a escrita, e a junção de palavras para elaborar um fragmento, finalizando com a atividade inicial, a qual verificou-se uma evolução significativa no desenvolvimento da escrita das crianças do 3º ano.
Palavras-chave: Alfabetização; Produção textual; Intervenção; Evolução.
Autoras:
Larissa Fernandes Gontijo Silva, graduanda do 5º período do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Goiás- Campus Formosa. E-mail: larissafgs10@hotmail.com
Jéssica Petroceli dos Santos, graduanda do 5º período do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Goiás- Campus Formosa. E-mail: jessicapetroceli@gmail.com
Ótimo trabalho, parabéns.