Entretenimento é a prática de atividade ridícula que envolve espontaneidade, liberdade de expressão, criatividade, alegria, prazer, individual ou coletivamente. A atividade recreativa de jogos, brinquedos e brincadeiras pode se desenvolver, além do exposto, o objetivo das atividades interessantes no ambiente escolar é também o desenvolvimento integral dos alunos em questões cognitivas, afetivas, sociais e motoras. Desta forma, esta pesquisa insere-se no trabalho que tem como objetivo compreender a importância das atividades lúdicas que incluam brinquedos, jogos e brincadeiras nas práticas físicas da educação física escolar, que podem contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. A metodologia utilizada neste estudo baseou-se em pesquisas em artigos científicos, livros e sites. Após pesquisa, constatou-se que os brinquedos, jogos e passatempos relacionados às brincadeiras caracterizam-se como organizações lúdicas importantes para o desenvolvimento infantil. Além da flexibilidade de regras, de espaço, de tempo e de movimentos, da ampliação de competências básicas, as atividades lúdicas também favorecem a ampla participação e convivência dos jogadores, promovendo o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social geral de uma pessoa. Portanto, as práticas estéticas e lúdicas devem fazer parte do currículo escolar e integrar a proposta pedagógica da escola.
Autor:
Edmarcio Gomes Pençanha
Muito bom, ótimo artigo!