Horto dos Buritis apresenta piscina natural e jardim inspirado em Burle Marx na CASACOR Minas

0
566

Horto Laguna, espaço projetado pela equipe do Horto dos Buritis para a CASACOR Minas, traz uma diversidade de plantas tropicais em torno de uma piscina natural.

Logo que o visitante passa pela bilheteria para visitar a mostra, já dá de cara com essa piscina que se esquece de ser aquilo que conhecemos para ser aquilo que desejamos: água com cor de Caribe, areia com jeito de praia, formas sinuosas como na natureza. Esse pequeno oásis nada mais é do que o projeto assinado pelos paisagistas Rafael Mineiro e Natália Azevedo para a 26ª CASACOR Minas. “Participar pela primeira vez da CASACOR Minas tem um significado enorme pra nós, do Horto dos Buritis! É a oportunidade de fortalecer em Minas um conceito de paisagismo já presente em outras regiões, e mostrar mais de perto uma nova forma de lazer e conexão com a natureza!”, destaca o paisagista Rafael Mineiro.

A ideia foi criar uma piscina natural, também conhecida como biopiscina, que fica instalada em meio a um jardim que foi inspirado nas cores e texturas exploradas por Burle Marx em seus trabalhos. Por conta disso, toda a volumetria foi amplamente planejada para que ele seja visto sob todos os ângulos, assim como as criações do mestre.

Publicidade

A ideia dos paisagistas foi de apresentar um novo conceito de piscina, que se assemelha bastante esteticamente a um lago natural, mas o diferencial em relação a uma piscina tradicional está no sistema de tratamento, que não utiliza produtos químicos, mas filtros naturais e o ozônio. Por este motivo, é possível(e bastante comum inclusive), a criação de peixes dentro desses pequenos ecossistemas. Neste projeto é possível acompanhar a presença de algumas espécies, inclusive as carpas com suas cores vibrantes, que chamam a atenção dos visitantes.

Com presença de vegetação tropical, incluindo espécies como palmeiras, filodendros, dracenas, fórmeos, moreias, ciclantos e marantas, o Horto Laguna conta ainda com diversas plantas aquáticas, dando o efeito natural para esta piscina, um conceito relativamente novo no mercado brasileiro. Entre as colorações mais presentes no vistoso jardim estão os variados tons de verde e o roxo genuíno, uma verdadeira profusão de cores que vai variando em função da luminosidade que incide sobre a área. Por conta disso, tanto a água quanto o jardim vão assumindo diversas roupagens ao longo do dia.

Trabalhada com filtros biológicos, a piscina natural mantém a qualidade da água e necessita de baixa manutenção. Primeiramente não causa impactos pois não utiliza concreto durante a sua construção: o buraco aberto na terra recebe uma manta geotêxtil e depois é coberto por outra manta, em PVC, que é responsável pela elasticidade e impermeabilização da estrutura.

O acabamento usa pedras naturais, brutas, tal qual são encontradas na natureza. Posicionadas uma a uma em encaixe perfeito, ganham a companhia de seixos na montagem. Para completar a cena, uma forração com areia branca e bem fina se estende formando uma prainha. A escolha da areia além de garantir um cenário perfeito, ainda contribui para manter a água sempre cristalina. Um convite a um mergulho em qualquer hora do dia.

A prainha de águas cristalinas ainda tem leds submersos e se vale do design biofólico, permitindo que o meio aquático amplie a sensação de qualidade de vida, com benefícios que se estendem à saúde física e psicológica. Neste cenário, a parte mais funda tem deck com poltronas e mesa de centro e, do outro lado, alagado, duas confortáveis espreguiçadeiras. Em outro deck, balizadores assinados pelo artista Robson Emerick com forma triangular e vazados geométricos, que se repetem em prismas com o mesmo desenho dando ao jardim uma iluminação difusa. Um espaço leve, elegante e acolhedor. Como o poeta que faz a agricultura às avessas e, com uma única semente planta a terra inteira, esse pequeno território realiza em um ambiente, a mágica de transformar a realidade em sonho.

Sobre o Horto dos Buritis

A Horto dos Buritis é a empresa fundada em 2018 pelos arquitetos Rafael Mineiro e Natália Azevedo em parceria com o empreendedor Giovane Ribeiro. Especializada na execução de projetos de paisagismo, arquitetura e interiores, o trio também se dedica a uma floricultura, instalada no bairro Buritis, região oeste da capital mineira, onde oferecem plantas ornamentais, nacionais e importadas, além de produtos e acessórios para jardinagem. A empresa é pioneira na capital mineira na produção de piscinas naturais em Minas.

Instagram: @hortodosburitis  
Site: www.hortodosburitis.site123.me

Horto dos Buritis

Av. Aggeo Pio Sobrinho, 100 – Buritis, Belo Horizonte – MG

Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h e sábados, das 10h às 14h

Autor:

Fábio Gomides 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui