20.8 C
São Paulo
sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Sobre Arquitetura e Urbanismo Temáticas Culturais: A realidade da necessária interferência do Estado nas atividades da Arquitetura e Urbanismo para o Bem Social, a exemplo o Saneamento Básico (Ex.Covid-19) e a Importância da Arquitetura e Urbanismo X Seu Valor Histórico, Artístico e Cultural Nacional (Ex. Atentados as edificações em Brasília-DF, Jan., 2023)

Pessoal, Boa Noite!

Estou retomando à Minha Coluna de Opinião: Sobre Arquitetura e Urbanismo Temáticas Culturais, este Ano de 2023, com esse Artigo, que é o meu Primeiro Artigo publicado desse Ano. Desejo um Super Ano a todos vocês, Meus Leiitores e Equipe do Jornal Tribuna de São Paulo, que seja um ano de muitas conquistas, muitas vitórias, paz, amor, trabalho, saúde e prosperidade !

Espero que continuem lendo os meus Artigos, logo ao final desse Artigo de Opinião seguem os Canais para quem quiser me seguir nas Minhas Redes Sociais. Espero que gostem dos meus Artigos  e das Minhas publicações  e, agradeço muito quem divulgar o Link da Minha Coluna: Sobre Arquitetura e Urbanismo Temáticas Culturais. Este é o meu 53° Artigo, são 6 páginas só com os meus artigos. Artigos publicados nessa Coluna de Opinião. Alguns textos estão na própria página do Título do Artigo no próprio corpo da página e alguns estão na página do título do Artigo só que no formato PDF, para ler é só clicar em cima do Arquivo PDF (que fica logo abaixo do RESUMO do Artigo) assim você poderá ler o Artigo online, sem precisar baixá-lo, e ainda, você pode clicar em cima do Arquivo PDF e clicar na opção Baixar Arquivo, assim você poderá armazenar o PDF do Artigo para você em seu dispositivo eletroeletrônico.

Também estou com 4 Livros Organizados e Autorais, já registrados à Organização com ISBN, PROCURANDO EDITORA que se interesse em FAZER À EDIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO e PUBLICAÇÃO EM FORMATO PAPEL deles, contato a negociar comigo, Organizadora e Autora dos Livros e Artigos, contato através do meu e-mail: arqalinecristinnicardozo@yahoo.com ou alinecristinni@hotmail.com  .

É isso aí! Obrigada pela atenç?o!
Segue abaixo o meu  Primeiro Artigo desse ano de 2023, da Minha Coluna de Opinião: Sobre Arquitetura e Urbanismo Temáticas Culturais. Espero que gostem, e Boa Leitura! Publicarei mais artigos em breve, no mínimo um por mês, mas tentarei ficar publicando vários por mês, sempre que eu quiser compartilhar a minha opinião com vocês, ok?!

Tivemos anos difíceis ultimamente, principalmente nos dois últimos anos de pandemia Covid-19, ainda estamos vivendo essa realidade, com problemáticas difíceis, sérias e que nos fazem perder qualidade de vida. Problemáticas essas principalmente relacionadas à saúde, a nossa vida financeira e déficits sociais, desemprego, aumento da violência, etc.

Nos dois anos, de pandemia (2020/2021), pandemia Covid-19, que foi uma proliferação viral que aconteceu rapidamente e contaminou uma significante parte da nossa população humana a nível mundial, nos causando sofrimento e até mesmo a morte de milhares e milhares de pessoas a nível  mundial.

O que pode ter contribuído com à Pandemia da Covid-19, relacionada à Àrea da Arquitetura e Urbanismo? Por ser uma doença desencadeada por um vírus, ambientes insalubres, a falta de saneamento básico adequado nas ruas, principalmente, a falta de bueiros, que fazem o escoamento das águas das chuvas, e a falta também da higienização desses bueiros, ou seja, a retirada do lixo sólido que se acumula nesses bueiros, e principalmente em épocas de inverno, devido a grande quantidade de lixo sólido, dentro desses bueiros, fazem acontecer o transbordamento dessas águas desses bueiros, para as superfícies das ruas e calçadas, água suja, contaminada com vários tipos de vírus e bacterias que se acumulam dentro desses bueiros, que são propícios a proliferação desses microorganismos, por serem locais quentes e úmidos, características que favorecem a proliferação de microorganismos, como virus e bacterias, não só do Coronavirus, vale enfatizar.

 É válido lembrarmos também que em épocas de chuvas, principalmente em épocas de inverno, é comum haverem pandemias, doenças respiratórias, gripes também em menor escala, com menos pessoas atingidas, que à Covid-19, mas que também nos causam dores, febre, e que para recém nascidos, crianças, idosos, gestantes, adultos com doenças de risco, hipertensão, diabetes, entre outras, que necessitam tomar remédios que debilitam a sua saúde, que fragilizam à saúde , essas constantes pandemias de épocas de inverno podem causar grandes complicações principalmente de saúde, associadas a uma população de risco, trazendo desconforto, dores, mal estar, e muitas vezes até mesmo a morte.

Esse exemplo, da pandemia Covid-19, é um exemplo de como à Arquitetura e Urbanismo, principalmente o Urbanismo é subordinado ao Poder Público, as suas ações, já que o Urbanismo refere-se às Quadras, às Vias, aos Loteamentos, a Cada Lote, e também as Edificações nos Lotes, assim como também ao Caminho de Algumas Infraestruturas, ao seu percurso público ligado às edificações, sejam elas hidráulicas, sanitárias, elétricas e algumas tecnológicas de dados (internet) e voz (telefone), já que são profissionais Arquitetos e Urbanistas que fazem o dimensionamento dos espaços nos terrenos, em passeios e vias públicas, em paredes e tetos, e em estações, dessas redes de abastecimento de infraestruturas, para receber essas tubulações dessas redes de infraestruturas, bem como dimensionar espaços para receber os demais equipamentos dessas redes que são necessárias para suprir as edificações comerciais, residenciais, institucionais, e até mesmo Praças, Terminais Rodoviárias, Terminais de Ônibus, Estações de Trem, Estações de Metrô, Estações de VLT, e demais equipamentos de uso coletivo, públicos e privados, Hospitais do SUS, Delegaciais, Escolas Públicas, UPAs, CAPS, Maternidades, Postos de Saúde, Clínicas Odontológicas, Fórum, Cartórios, Defensorias Públicas, além de algumas delas nos passeios e vias públicas, etc.

E quem faz a gestão, manutenção ou fiscalização da maioria de todos esses equipamentos e infraestruturas públicas é o Estado, o Governo.  Assim como também é o Governo que faz grande parte da gestão, manutenção e fiscalização de serviços de muitas outras profissões, manutenção quando contratados pelo próprio governo os profissionais de determinadas áreas para prestar serviço às instituiçoes ou espaços públicos ou à coletividade de forma gratuita. Muitas dessas atividades e serviços são pagos com dinheiro do povo, arrecadado na forma de impostos, seja no IPTU, seja descontado nos salários dos trabalhadores de carteira assinada, seja na comercialização de produtos e serviços, de produtos locais, regionais e internacionais, e também nas vendas de produtos, ou seja, nas importações e exportações de produtos.

Em relação à Covid-19, o saneamento básico em geral pôde afetar e poderia contribuir nesta pandemia, seja em relação à coleta de lixo, à limpeza do espaço público, às instalações de drenagem das águas pluviais, à limpeza das sargetas, das ruas, dos passeios, dos bueiros, das praças públicas, dos terminais de transporte, como já citei alguns anteriormente, na instalação de banheiros e lavabos nesses espaços públicos, quando houver necessidade, para que os usuários desses espaços, nós, muitas vezes, enquanto população, possamos higienizar nossas mãos e rostos, frequentemente quando precisarmos.

Já em outro exemplo da interferencia do Estado, do Governo, nesse mês de Janeiro, início do ano de 2023, muitos de nós vimos através do Jornal Nacional, uma significativa parte do Patrimônio Público, em Brasília-DF, degradado por vândalos se nossa Sociedade, foram atingidos O Supremo Tribunal Federal, O Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Com esses ataques a essas edificações tivemos perdas materiais e culturais de enorme significado para a nossa história e memória cultural da Arquitetura e Urbanismo Brasileira, lamentável a situação. E fica a pergunta, mais uma vez, onde estava o governo? A segurança do Governo? Mais uma vez, quero dizer, somos reféns do Governo , por esses exemplos citados acima, e por outros, por isso e muito mais, suplico, que tenhamos mais consciência na hora do VOTO ELEITORAL, na hora de escolhermos nossos candidatos políticos, verificamos as ações desses candidatos, nas eleições passadas, se eles cumprem as suas propostas, verifiquem a ficha deles, se eles tem processos.

Percebam que o Estado, o Governo detém muito poder (moral e financeiro) na administração da nossa Sociedade, em várias profissões, não só na Arquitetura e Urbanismo, na gestão, execução, administração, contratação, fiscalização de várias atividades e serviços.  Então, como somos nós, Brasileiros, que elegemos os nossos candidatos, nós também participamos de tudo isso, indiretamente na hora do voto, lutemos pelo Brasil, lutemos pela nossa Pátria, lutemos pela nossa Democracia, lutemos pela nossa República, repudiem uma possível Ditadura que estejam tentando proclamar, repudiem uma possível Monarquia que porventura estejam tentando proclamar.

Lembremos que nós, enquanto representantes conterrâneos do Brasil, eramos Monarquia há pouco tempo, em torno de 130 anos atrás , não seria algo muito ilógico se pensar que esses ataques seriam Golpes em tentativa de revidar, ir contra algo muito sério que a população não esteja aprovando sobre à Politica Brasileira atual ou uma posição contra uma tentativa de algum grupo de Proclamar uma Ditadura, as vezes, após algumas tentativas de golpes é necessário um tempo para se entender o verdadeiro motivo do conflito, do golpe, as vezes é necessário um tempo para saber de que lado político à População de um determinado golpe estava de verdade, com os resultados dos hipotéticos golpes que estamos falando aqui, e também fora esses do 8 de Janeiro de 2023. Lembrem que estão riscando à Constituição, revogando boa parte da nossa Constituição Federal, livro e maior ferramenta que nos faz sermos um país democrático, republicano, sem esse livro, sem a nossa Constituição Federal, seria muito fácil proclamar uma Ditadura, e de Ditadura para Monarquia seria mais fácil ainda e mais rápido também. Praticamente precisaria apenas uma “aliança”, “acordo” ou “pacto” com algum outro país que seja Monarquia já existente em outro país.

Com toda essa degradação que aconteceu  em Brasília-DF, em edifícios tão emblemáticos, tão representativos, para a nossa memória e história cultural na Àrea da Arquitetura e Urbanismo, por serem esses edifícios parte do nosso património histórico artístico nacional, percebemos o quanto à Arquitetura e o Urbanismo tem significados para nós, usuários dessas edificações, conterrâneos  nacionais de onde elas se encontram, como Brasileiros  que somos. E, não  só para nós essas edificações tão emblemáticas, tão representativas,  tem significados, mundialmente também tem, tanto pelo local, aonde elas estão edificadas, à Cidade de Brasília, tão rica em detalhes, com tanta representatividade esses detalhes nesses edifícios que sofreram esses ataques, e não só neles, em tantos outros de Brasília e pelo Brasil todo temos muitos outros também.  Brasília, por ser uma Cidade Planejada, tão nova, com pouco mais de 50 (cinquenta) anos, ícone da Arquitetura e Urbanismo nacional e internacional assinada pelos nossos grandes mestres, em seu Plano Piloto (Lúcio Costa) e na maioria das edificações do estado (Oscar Niemeyer).

Brasília nos transmite uma memória e com significado de uma organização política muito forte. Também à luz da Arquitetura e Urbanismo nos remete fortemente às linhas e traços retos modernistas e também com traços sinuosos característicos do nosso mestre Oscar Niemeyer, possibilitados pela técnica do concreto armado essa modelagem curva, sinuosa percebidas nas obras de Oscar Niemeyer, muitos panos em vidro também, como painéis em vidro também aonde é percebido um visual plástico, estético, um partido geométrico, retangular, uso da simetria, um ritmo no partido na Arquitetura, nos panos em vidro nós conseguimos ainda perceber o desejo da ligação interior com exterior da obra edificada e do seu entorno, da paisagem exterior, os panos de vidro e os espelhos d’água tão repetidos nas edificações de Brasília, espelhos esses que fazem o contraste do concreto (que as vezes, pode remeter a uma Arquitetura mais brutalista, dependendo do design da obra, em outras obras em outras Cidades), os espelhos d’água dão mais leveza às obras de Arquitetura  – as vidraças também dão esse aspecto de leveza! – é belíssimo quando se espelham as fachadas, seus pilares em ritmo com sinuosidade e formas arrojadas moldados pelo concreto, e ainda são espelhadas toda a sua estrutura portante aparente, e ainda sua estrutura vedante, com seus ricos, porém simples detalhes e materiais que encontram-se nas fachadas ladeadas por espelhos d’água, detalhamento esse de fachadas de órgãos e edifícios públicos típicos da Cidade de Brasília. Embelezados ainda, somando ao conceito do belo artístico os Painéis Modernistas de Cândido Portinari, trazendo mais valor e arte, além de cultura arquitetonica, para Brasília, porquê Arquitetura é arte. É muito peculiar esse apreço do Belo, o conceito do belo é algo ainda muito polêmico, muito subjetivo, se afirmar o que de fato é belo é bem complexo, ainda na atualidade, o Belo é algo que ainda não existe um conceito fechado, definido, unânime, o que é belo para você pode não ser belo para mim e vice versa. Arquitetura é uma das 7(sete) Belas Artes, que São à Arquitetura, pintura, dança, música, literatura, escultura e o cinema.

No Eixo Monumental, também podemos ver valor e significado, memória cultural, um evidente propósito de um trajeto com valor artístico cultural e propositadamente também um caminho ao poder (administrativo público), com esculturas, do rosto de um homem, de uma águia , um caminhar, um percurso que se direciona a um circuito de edificações com grande bagagem e memória não só artística, mas cultural e aonde são executadas atividades tão representativas para a nossa Sociedade, para a nossa população, referentes as nossas hierarquias dos nossos poderes políticos.

O que dizer mais de Brasília? Uma Cidade muito bem Planejada, com setores bem definidos, residenciais e institucionais, definição de lotes e suas superquadras, um traçado viário aonde eliminou-se muito o uso de semáforos, que foram substituídos por retornos, em longos eixos viários. Com as obras do nosso Mestre Oscar Niemeyer distribuídas ao longo desta Cidade tão valorizada em significado e em poderio administrativo tão forte e significativo em nosso país, adornadas pelas obras de nosso mestre Oscar, incansavelmente distribuídas ao longo do traçado desta Cidade.

Lembremos que Brasília foi construída para ser uma  Cidade Planejada, mas como toda Cidade, Brasília também com o tempo sofrerá uma alteração na sua Morfologia Urbana, na sua Forma Urbana, uma vez projetada e executada de acordo com um Planejado Plano Piloto, mas que inevitavelmente um dia sofrerá mutações que naturalmente acontecerão com o passar dos anos, em reformas, demolições, mudança das técnicas construtivas ao longo do tempo, mudança do movimento arquitetônico que estaremos vivendo e de seus partidos, conceitos, diretrizes, entre outras questões. Ê natural que ocorra um crescimento espontâneo com o passar dos tempos.

Porém, desejo que permaneçam as obras do Mestre Óscar Niemeyer, por longos e longos centenários de anos, que sejam conservadas originalmente, e que sejam restauradas tanto as edificações que foram degradadas por estes ataques , atentados, em 8 de Janeiro de 2023, quanto à Arquitetura desses Interiores dessas edificações, a sua mobília, obras de arte, quadros, painéis, objetos e obras de valor que porventura tenham sido afetados nesses ataques, também demais elementos de valor artístico, cultural, arquitetônico e urbanístico e ambiental que também possam ter sido afetados.

Avante Brasília, sua linda!
Te amo Brasília, te amo Arquitetura e Urbanismo Brasileiros, reflexo da nossa cultura, do nosso valor cultural, artístico e ambiental. Amo ser Arquiteta e Urbanista, amo e aprecio à História da Arquitetura e Urbanismo Nacional e Internacional.

Autora:

A. Org. Arq. Urb. Aline Cristinni de Lima Cardozo; Arquiteta e Urbanista, Formação UFC (Universidade Federal do Ceará), estudou ainda nessa Graduação na UNIFOR e FANOR, todas em Fortaleza, Ceará, Brasil; Pós-Graduação do PED, Pós-graduação, de Especialização de Docentes, da ESPG, Escola Superior de Planejamento e Gestão, do Curso de Educação Ambiental e Cidadania, sede no Distrito Federal. Pós ainda Não Concluída.

E-mail: alinecristinni@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/445411233851943
Blog: arqalinecardozo9.wixsite.com/my-site-1
Instagram: @arqalinecristinnicardozo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio