A cantora e compositora Luella apresenta a faixa “Como Se Eu Não Soubesse”, sua primeira canção escrita e interpretada totalmente em língua portuguesa. A novidade dá início à construção de um novo ciclo em sua trajetória, que até então voltava esforços para a consolidação de uma identidade musical calcada em composições em inglês e que unia o pop alternativo ao rock com texturas eletrônicas. Neste capítulo que se inicia, a artista abre espaço para explorar camadas sonoras em uma levada de samba ao mesmo tempo que abraça de vez as distorções mais roqueiras. Tudo isso sem abandonar a essência existencial e irônica que marca sua obra.
O ponto de partida de “Como Se Eu Não Soubesse” está em uma provocação recorrente: “Por que ser uma artista brasileira que só compõe em inglês?” Na prática, em suas criações, Luella transforma esse questionamento em um discurso retórico de liberdade e autoconfiança.
“Quando lancei meu primeiro álbum, The Arrival, muita gente perguntava por que não em português. A verdade é que as músicas surgiam assim, naturalmente. Eu só quis deixá-las existir sem forçar uma barra”, explica. É na fluidez que sua composição em português chega ao público, encontrando caminhos alternativos para se relacionar com tudo aquilo que vier a adiante.
Composta por Luella, produzida em parceria com o produtor musical Azullllll e mixado em Dolby Atmos para envolver o ouvinte em uma experiência de imersão sonora, a canção nasceu de uma experiência epifânica de criatividade. “Foi tudo muito rápido. A letra e a melodia vieram de uma vez só, como se já estivessem prontas dentro de mim. Sinto que essa faixa é uma resposta irônica e afetiva que se direciona para quem duvidou da minha capacidade. ‘Vocês acham que eu não sei fazer? Posso fazer tudo, inclusive, o que vocês acham que não posso’”, provoca Luella. A produção executiva fica a cargo de Rodolpho Rebuzzi.
Para além de agregar um sabor brasileiro à letra e à melodia, a cantora mergulha ainda em uma sonoridade mais pesada. Com as guitarras distorcidas e uma levada rock n’ roll, a artista se aventura para além do intercâmbio de idiomas. Toda a sua nova fase é fruto de um trabalho exploratório em que se articulam múltiplas formas de expressão. Na amálgama de referências formadora de “Como Se Eu Não Soubesse”, Luella materializa sua intenção de expandir diálogos entre mundos, agora experimentando o idioma materno como campo poético.
A faixa antecipa um vindouro trabalho da cantora, que deve combinar gêneros e estilos em uma espécie de mosaico. “A música não tem fronteiras. Ela existe porque surge. E eu misturo tudo que me atravessa”.
Com humor, profundidade e um olhar crítico sobre a própria caminhada é que Luella transforma suas inquietações em arte. “Como Se Eu Não Soubesse” se revela, acima de tudo, uma música sobre poder ser existir livremente, abraçando todas as contradições, fragilidades e radiâncias que integram esse processo. O single está disponível em todas as plataformas de música digital.

