Iniciativa incentivou estudantes a escreverem crônicas sobre um futuro mais sustentável
Reconhecida pela UNESCO como Capital Mundial do Livro em abril deste ano, a cidade do Rio de Janeiro reforça seu compromisso com a leitura e a produção literária. Nesse contexto, o projeto Ideias Brasil realizou o Concurso Literário “Rio de Janeiro:As palavras que transformam o futuro”, iniciativa voltada aos alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro para ampliarem a visão sobre o impacto da leitura na sociedade e a construção de um futuro melhor.
Ao todo, 89 estudantes participaram desta edição, apresentando crônicas originais com orientação dos professores sobre o tema proposto. Os 50 melhores trabalhos serão publicados na coletânea nacional Ideias Brasil, e os três primeiros colocados receberão vouchers para troca de livros em uma livraria parceira, além de um curso livre online oferecido pela Universidade Estácio de Sá.
A campeã do concurso foi a aluna Maria Eduarda de Souza Rosa, do Colégio Estadual Professor Joel de Oliveira, localizado em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. A estudante apresentou o texto “O Rio Escrito em Vozes”, sob curadoria de Anamô Soares.
O segundo lugar ficou com a crônica “Domingo Interrompido”, desenvolvida por Lívia da Silva Ferreira, aluna do CIEP Raul Seixas, em Costa Barros, Zona Norte do Rio. Também da mesma instituição, o estudante Lucas Nunes da Silva Santos conquistou o terceiro lugar com o texto “Aula de Experiência e Coragem”.
“Foi uma experiência incrível poder ver tantos jovens colocando no papel suas ideias, emoções e esperanças. A literatura tem esse poder de transformar e ver isso acontecendo nas escolas é muito gratificante”, afirma Maria Marques, organizadora do projeto Ideias Brasil.
A professora Ágatha de Moura do Colégio Estadual Joel de Oliveira também destaca a importância da iniciativa: “Além de valorizar o esforço e a dedicação dos alunos, o IDEIAS BRASIL contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, reflexivos e preparados para os desafios do futuro. É admirável ver um projeto que reconhece o poder transformador das palavras e motiva os estudantes a acreditarem no potencial da educação como caminho para a mudança”.
Vale lembrar que além do concurso, a fase inicial do projeto envolveu instituições de três bairros do Rio de Janeiro: Deodoro, Costa Barros e Guadalupe. A Jornada Literária Itinerante do Ideias Brasil incentivou a leitura por meio de palestras, oficinas e rodas de leitura aos alunos do Ensino Médio e da EJA, com idades entre 15 e 17 anos.
Desde a criação, o projeto já realizou seis rodas de debate em dezoito turmas e impactou mais de 340 alunos.
“O resultado mostra como a educação e a cultura caminham juntas quando há espaço para a criatividade e o protagonismo dos alunos. Estamos muito felizes com o envolvimento das escolas e o entusiasmo dos estudantes”, complementa Felipe Mattos, também organizador do projeto.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, o Projeto Ideias Brasil é uma realização do Instituto Gas Petro e da Equipe F3 Esporte Cultura, com patrocínio do Grupo GSH e da MGAS Comercializadora, e apoio institucional da Estácio e do Instituto Yduqs.
Mais sobre a Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro:
A Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro atuam como agentes de transformação nos campos da educação, cultura, esportes e desenvolvimento social desde 2006. Cada projeto é adaptado às necessidades específicas de cada cliente, com o objetivo de gerar um impacto positivo e duradouro. Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às ações globais voltadas à promoção da atividade física, a Equipe F3 e o IGP buscam contribuir para um mundo mais sustentável e inclusivo, integrando os princípios de ESG em todas as suas operações.
Serviço:
Concurso Literário do Projeto Ideias Brasil
Online
Mais informações: https://ideiasbrasil.com/

