O referido artigo: “Contribuições do brincar na Educação Infantil, Superando as dificuldades do ensino remoto, busca refletir sobre como a instituição está trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento das crianças mesmo que de forma remota, em tempos de pandemia, observando se estão garantindo os direitos de aprendizagem das crianças, conforme a BNCC, e quais as dificuldades enfrentadas, e como tem sido para superá-las. O estudo enfatiza questões, vivenciadas e observadas no ensino remoto da Creche Joana Gomes Ferreira. Com base em estudos de importantes teóricos que abordam e fundamentam o tema brincar. Foi possível refletir sobre a importância do brincar como contribuinte para o desenvolvimento das crianças e os desafios e possibilidades em tempos de pandemia. Apoiei-me numa leitura fenomenológica para a pesquisa de campo. Como procedimento metodológico, o campo empírico foi uma Creche Municipal em São Gabriel- Bahia, oito professoras e seus grupos de aulas remotas e a família das crianças. Utilizei a observação e a entrevista semiestruturada com o uso do diário de campo. A análise dos dados apontou que a prática das professoras estão baseadas no eixo estruturante: Brincadeiras e interações, utilizando diferentes estratégias para garantir o brincar como método para o desenvolvimento das crianças mesmo que de forma remota. As ações das docentes com o apoio das famílias de uma forma bem planejada com o método das brincadeiras podem garantir significativamente o desenvolvimento das crianças.
Palavras-chave: Brincar. Educação infantil. Ensino remoto
Autora:
Lelane Ferreira Nunes