Congresso, que acontece no espaço multieventos até quinta-feira (7), debate a comunicação no controle externo e o papel da informação na administração pública
O Ribalta, espaço multieventos localizado na Barra da Tijuca, sedia até o fim desta quinta-feira (7) o III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, reunindo cerca de 900 pessoas de todo o país. O evento, que conta com a participação de profissionais de comunicação, conselheiros, servidores públicos e estudantes, debate os desafios contemporâneos da comunicação institucional no controle externo e o papel estratégico da informação na administração pública. A participação de um público de diversos estados impulsionou as hospedagens no Ribalta Hotel, anexo à casa de eventos, que está com 100% de ocupação.
O congresso é organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) com o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e o Instituto Rui Barbosa (IRB). Com o tema “Estratégia, Inovação e Diálogo com a Sociedade”, o objetivo é ressaltar como a comunicação pode fortalecer a relação entre os Tribunais de Contas e a sociedade. O presidente da Atricon, Edilson Silva, enfatizou na abertura do evento que é fundamental que a divulgação de informações tenha uma linguagem mais simples, acessível e empática para o cidadão comum.
Entre os palestrantes, estão nomes como os jornalistas Giuliana Morrone, Natuza Nery e Ben-Hur Correia, sendo os dois últimos do Grupo Globo, além de pesquisadores como Marcio Borges, da NetLab UFRJ, e de representantes do Banco Central e do Instituto Brasileiro para Regulamentação da IA.
A superintendente de Operações da Ribalta Hospitalidade, Neyre Freixo, destaca a importância de sediar eventos como o congresso para o espaço e para a cidade:
– O Ribalta foi concebido para atender a múltiplas propostas, de acordo com as necessidades de cada público. Para nós, e também para a cidade, é muito importante receber esse tipo de congresso que fomenta debates urgentes para a nossa sociedade, como forma de incentivo à cidadania e à troca de conhecimentos. Esperamos que esse tipo de iniciativa se multiplique e que possamos acolher uma variedade ainda maior de eventos, recebendo também públicos de diversos lugares no Ribalta Hotel – destaca Neyre Freixo, superintendente de Operações da Ribalta Hospitalidade.
Autora:
Renata Nalim