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domingo, 25 de agosto de 2024

IA, Zero Desperdício, Plant-Forward e Ancestralidade são algumas tendências relevantes no foodservice para 2024

Levantamento inédito traz diferentes vertentes do que estará em alta no mercado de alimentação fora do lar

São Paulo (SP), dezembro de 2023: Durante o GALUNION Insights, evento dedicado à inovação no mercado de foodservice, a GALUNION Consultoria revelou quais as tendências que englobam o contexto e o propósito ampliado da Mandala GALUNION Food&Tech Trends, que foi totalmente renovada. Comandada pela fundadora e CEO, Simone Galante, a iniciativa contou com a participação de várias empresas no Espaço Insights, um local onde os convidados puderam experimentar alimentos variados e que tinham ligação direta com as tendências exploradas durante o evento. Dessa forma, cada participante tinha acesso às informações sobre o que iriam consumir e qual era a tendência atrelada àquela receita. O GALUNION Insights foi realizado na última quarta-feira, dia 29 de novembro, no SENAC Santo Amaro, em São Paulo capital.

Criada em 2022, a Mandala GALUNION Food&Tech Trends é um estudo que tem como objetivo mapear os principais temas do segmento alimentício fora do lar com base em quatro áreas principais, sendo elas: modelo de negócios, oferta culinária, experiência e hospitalidade, além de um direcionamento para o que se espera no futuro. Porém, neste ano, a GALUNION incorporou novas frentes que estão em alta e precisam ser integradas a este contexto, como o ESG e as constantes atualizações de novas tecnologias onipresentes. Para apresentar ao setor e exemplificar todas estas novidades, o evento GALUNION INSIGHTS contou com a participação de diferentes painelistas convidados.

O painel de tendências de negócios trouxe exemplos ligados aos conceitos de efetivamente conveniente, multicanalidade, consumidor protagonista 2.0, marcas virtuais, local e artesanal, food halls e festivais, e conceitos especialistas. Para contar um pouco da trajetória profissional e a atuação nos diferentes negócios, os convidados acompanharam as apresentações de Tom Moreira Leite, CEO e sócio do Grupo Trigo e presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), e César Antonelli, CEO da MFoods, divisão da Cidade Matarazzo São Paulo, responsável por Alimentos e Bebidas.

“Separei alguns elementos fundamentais que fazem uma rede de franquia ou um negócio do segmento ser bem-sucedido. Entre eles, se dedicar mostrando um conceito forte, obviamente modelar o seu negócio para que seja robusto o suficiente para ultrapassar desafios que possam surgir ao longo dos anos, e ter um valor consistente para os clientes finais. Sistemas sólidos de treinamento, suporte, desenvolvimento e, no nosso caso, o engajamento do franqueado é fundamental. Além disso, a capacidade de inovar por meio da colaboração, de ver a equipe. Tem um ponto que eu acho inegociável, independentemente se você é dono de restaurante, consultor ou fornecedor, que é a honestidade ética. E como última dica, realmente praticar a gentileza, o cuidado com o próximo, porque quando todos importam, todos ganham”, relata Tom Moreira Leite.

O painel seguinte foi focado na oferta culinária e trouxe entre as tendências oferta acessível, saúde do corpo e da mente, saúde acessível, inclusão de dietas especiais, plant-forward, que traz os vegetais como protagonistas do prato, valorização das raízes – ancestralidade, novo comfort food, explosão sensorial e sabores exóticos. Este painel contou com a presença de Mayara Aliprandi, gerente de Marketing da Unilever, Ana Maria Araújo, professora pesquisadora no Centro Universitário Senac – Santo Amaro e coeditora da Revista Científica Contextos da Alimentação, e Andressa Cabral, sócia e head chef do Meza Bar e Yayá Comidaria Pop Brasileira, além de empresária, apresentadora, jurada de TV, professora, autora de livro infantil e mãe.

Para Andressa Cabral, a ancestralidade é aquilo que resiste às intempéries culturais, pois teve um grupo de pessoas acreditando nele. “Há uns 30 anos, as comidas industrializadas estavam muito em alta. Hoje, a comida caseira, que traz conforto e carinho, é mais lembrada entre diferentes públicos. Neste interim, é importante valorizar as pessoas que estão na gastronomia, os processos e o resultado final. A ancestralidade fala muito sobre respeito e equilíbrio, não o exagero, e deve ser potencializadora dos negócios. Por isso, drinques sem álcool estão voltando a serem preferência de diferentes públicos, para respeitar os limites do corpo. Aqui, vale lembrar que conforto e afetividade não são antônimos de qualidade”, ressalta.

Dando continuidade à programação, o tema do terceiro painel foi Experiência e Hospitalidade, com as tendências reconhecer meus públicos, valorização dos times, transparência real, múltiplas jornadas, experiências temáticas, entretenimento, e já vai acabar. Para comentar estes temas, o evento contou com a presente de Gil Leite, diretor de operações do Grupo Le Jazz, Cido Aidar, sócio da Rural Pizzeria, e Neire Siqueira, head de expansão e operações estratégicas na WE COFFEE Brasil.

Representando a WE COFFEE Brasil, Neire Siqueira revelou algumas estratégias que fizeram o negócio ser reconhecido por ser instagramável. “Nosso DNA faz parte das redes sociais. Com isso, a cada nova loja aberta, buscamos surpreender e fazer diferente, sempre trabalhando com foco em experiência e lifestyle. Para isso, usamos inovação e tecnologias, parcerias de collab e novidades. Não somos uma cafeteria que vende brownie e pão de queijo, temos um cachorro-quente de morango, por exemplo. Em uma das lojas, o cardápio é disposto em um telão, o pedido é feito em um totem e entregue em um locker, sem contato físico. Em outra operação, o consumidor pode receber o pedido das ‘nuvens’, por meio de um elevador ou de uma roldana que traz os produtos escolhidos. Todas essas inovações trazem uma diferenciação ao negócio e aumentam expressivamente o marketing orgânico da marca”, explica.

O último painel do dia trouxe tendências para o futuro, com conceitos ligados ao zero desperdício, protagonismo diverso, robôs e automação, diversidade de proteínas, indústria 5.0, hiperpersonalização e Inteligência Artificial. Entre os convidados especiais para abordar tais visões, a iniciativa contou com Fábio Gandour, cientista e designer de inovação, ex-IBM que estuda sobre metaverso desde 2005 e é professor convidado na FGV de Neuroeconomia, e Juliana Plaster, diretora de Desenvolvimento e Parcerias na Gerando Falcões.

No caso da diversidade de proteínas, outras opções acabam ganhando espaço no mercado de alimentação além do já conhecido plant-based, como cogumelos, insetos e as proteínas cultivadas. Já ingressando nas questões da Inteligência Artificial, que está em alta globalmente em diferentes áreas de atuação, Fábio Gandour trouxe uma visão futurística sobre o conceito. “Primeiramente, precisamos investir em ações que combatem o desperdício. Isso é fundamental em toda a cadeia. Por outro lado, graças aos avanços da tecnologia, por meio da decodificação do genoma humano, foi possível descobrir um sexto sabor, que se assemelha ao cloreto de amônia. O que quero mostrar é, no futuro, o perfil genético será levado em conta para compor diferentes cardápios, para um novo tipo de humano que está sendo estudado, com base no conceito de transumanismo, tendo o humano se fundindo à tecnologia”, finaliza. 

Sobre a GALUNION

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a GALUNION atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a ANR (Associação Nacional de Restaurantes) e a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos). 

Autora:

Marcela Baptista

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