19.7 C
São Paulo
quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Guia completo para escolher os revestimentos de banheiros

Explore os tipos, acabamentos e técnicas recomendados pela Roca Cerámica para a construção de um ambiente sempre atual, elegante e funcional

Não é de hoje que os banheiros deixaram de ser apenas espaços utilitários para se tornarem verdadeiros refúgios de relaxamento para a mente e o corpo. Nesse contexto, a arquitetura e o design de interiores evoluem constantemente para acompanhar os novos anseios que também se refletem nos revestimentos para pisos e paredes.

Em razão disso, a Roca Cerámica, marca do Grupo LAMOSA no Brasil, aborda a importância da escolha certa dos revestimentos. Acompanhe o direcionamento para a realização de projetos incríveis de banheiros:

O ponto de partida
Inspirado no Mármore Rosso Lepanto, rocha extraída na Turquia e que se evidencia pelo fundo vermelho cereja profundo e intenso que contrasta com veios brancos marcantes. Na imagem, o Superformato da Roca Cerámica, nas dimensões de 120 x 250 cm, reveste o piso e a bancada com cuba esculpida e é apresentado na versão Micro Crystal com seu brilho intenso e alta definição. A naturalidade da rocha é reforçada pela possibilidade de aplicação em pisos, paredes, bancadas e movelaria | Foto: Divulgação Roca Cerámica
Inicialmente, a estética sempre será o primeiro ponto a ser considerado, já que o revestimento define a personalidade do espaço. De acordo com a marca Roca Cerámica, tons claros como branco ou bege ampliam visualmente ambientes pequenos, enquanto a paleta escura ou de texturas marcantes como o cimento queimado ou o azul marinho são ideais para banheiros com uma inspiração contemporânea.

A marca ainda lista outras características a serem analisadas:
● Resistência à umidade: fundamental para evitar infiltrações e proliferação de fungos;
● Fácil limpeza: superfícies que não absorvem sujeira são ideais para áreas de uso diário;
● Durabilidade: materiais resistentes a impactos e desgastes.

Revestimentos para cada área do banheiro

1. Paredes externas ao box
Série Mystic foi inspirada na rocha brasileira Quartzito Avocatus, que possui um caráter exótico e hipnotizante. As lâminas de porcelanato SuperFormato 120X250 tornam possível o seu uso em projetos de movelaria, além dos usos convencionais, agregando personalidade aos projetos de arquitetura. | Foto: Divulgação Roca Cerámica
As paredes externas podem receber revestimentos decorativos com texturas, estampas geométricas ou os Superformatos. Nesse espaço, não existe a necessidade de que o material apresente a mesma performance de resistência à água como a esperada para a área do box.

2. Área do box
Os Superformatos da Série Concrete, da Roca Cerámica, ressignificam o concreto aparente e são encontrados nas dimensões de 120 x 250 cm e 120 x 120 cm. Na imagem, o tom Off White recobre o piso e a lateral da banheira de imersão | Foto: Divulgação Roca Cerámica
No box, a impermeabilidade e a alta resistência são requisitos mandatórios, pois o material está constantemente em contato com a água. Principalmente para o piso, a Roca Cerámica, a fim de evitar acidentes, recomenda a especificação de modelos antiderrapantes. 

3. Área da pia e piso
Inspirado no clássico subway tile, a Roca Cerámica conta com a Série Bisote que representa um clássico da arquitetura que resiste ao tempo. Com formato retangular e relevo, as placas cerâmicas no formato 7,5X15,4 cm são ideais para aplicação reta ou em amarração do tipo tijolinho e dão um toque de descontração e retrô aos ambientes | Foto: Divulgação Roca Cerámica
No frontão e na bancada da pia, o revestimento deve combinar estética e praticidade. Mármores, porcelanatos brilhantes ou painéis cerâmicos lisos são boas escolhas para resistir à umidade e facilitar a limpeza de respingos de água e produtos.
Com tonalidades claras e veios suaves, a Série Light Marble é ideal para aplicação em espaços de qualquer estilo e dimensão. O formato 90X90 retificado permite aplicação com junta mínima de 1mm, além de ser funcional e econômico | Foto: Divulgação Roca Cerámica
O piso do banheiro deve ser resistente à umidade e antiderrapante para evitar acidentes. Porcelanatos com texturas levemente ásperas são opções que garantem segurança e conforto ao toque.

Tipos acabamentos
O Superformato Calacata Light, da Roca Cerámica, símbolo de elegância e objeto de desejo reverenciado pela arquitetura através dos tempos. Além das amplas dimensões de 120 x 120 cm e 120 x 250 cm, também é encontrado em formatos padrão de 60 x 120 cm e 90 x 90 cm e os insertos de parede com medidas de 20 x 23 cm, 30 x 60 cm e 30 x 90,2 | Foto: Divulgação Roca Cerámica
● Acabamento polido: devido ao polimento, as peças possuem uma superfície lisa com brilho e, por esse motivo, são indicadas apenas para lavabos – em banheiros, oferece riscos de quedas; 
● Micro Crystal: dentro da categoria dos esmaltados, a tecnologia exclusiva da Roca Cerámica apresenta um brilho intenso que realça perfeitamente a profundidade das estampas e proporciona um efeito 3D nos desenhos da placa; 
● Acabamento grip: Com uma superfície mais suave e menos áspera do que outras alternativas antiderrapantes, o Grip ou natural é especialmente indicado para espaços internos, inclusive áreas molhadas como o box. Sua facilidade de limpeza o torna uma excelente escolha também para áreas secas e molháveis; 
● Soft touch: para oferecer sua superfície macia, sedosa e suave ao toque, as peças passam por um processo de escovação;
Acabamento mate ou acetinado: proporciona um visual discreto e contemporâneo no banheiro, além de tranquilidade ao usuário. 

Como medir corretamente os ambientes
Série Nero Marquina, da Roca Cerámica, é uma das rochas mais nobres encontradas na natureza, proveniente do norte da Espanha na região de Markina. O Superformato 120 X 250 cm valoriza tem acabamento Micro Crytal e pode compor piso, parede e movelaria | Foto: Divulgação Roca Cerámica
Medir adequadamente o espaço antes de comprar os revestimentos é fundamental para garantir precisão na instalação e evitar desperdícios ou falta de material. A Roca Cerámica indica:

1. Anote as dimensões principais: comprimento e largura do banheiro. Além da altura das paredes, deve-se considerar também portas e janelas.

2. Divida o banheiro em áreas específicas: para maior precisão, a marca sugere que o usuário ou o especificador divida o ambiente em zonas como a área do box, o espaço ao redor da bancada e o piso. É interessante calcular de forma separada, especialmente se a ideia do projeto for usar revestimentos diferentes na configuração do projeto. 

3. Calcule a metragem e inclua uma margem extra: após calcular a área total das paredes e do piso (multiplicando a largura pela altura de cada superfície), é valioso incluir uma margem de segurança de 10% a 15% para cobrir eventuais perdas durante cortes ou ajustes.

4. Adapte ao tipo de revestimento: as escolhas influenciam diretamente na quantidade necessária. Por exemplo, os Superformatos demandam menos peças, mas requerem medições precisas devido às juntas mínimas. Já mosaicos e pastilhas demandam mais atenção nos cálculos devido ao maior número de elementos e cortes. 

5. Considere o padrão de instalação
Se o revestimento for instalado em padrões diferenciados, como o diagonal ou mosaico, pode haver um aumento na necessidade de material.

6. Consulte um profissional
Por fim, contar com um arquiteto ou designer de interiores é altamente recomendado, uma vez que contam com a experiência no planejamento da a paginação do revestimento, garantindo um layout visualmente atraente e funcional.

Por que escolher revestimentos da Roca Cerámica?
Um dos grandes clássicos da arquitetura de origem italiana, inspirou as lâminas da Série Carrara com formatos amplos de tecnologia de impressão HD | Foto: Divulgação Roca Cerámica
Os revestimentos da Roca Cerámica unem inovação tecnológica e design avançado, sendo ideais para banheiros modernos e funcionais. Os Superformatos dispõem de:
● Juntas mínimas: resultando em uma superfície contínua e elegante, além de reduzirem o acúmulo de sujeira;
● Durabilidade: resistência à umidade e desgaste, ideal para áreas de uso intenso;
● Sustentabilidade: geração de menos resíduos durante a instalação;
● Versatilidade estética: permitindo reproduções fiéis de materiais naturais como mármore
Os Superformatos permitem adaptações precisas às especificações do projeto, seja para cobrir uma área na totalidade ou com ajustes mínimos de corte, e contam com 5 variações de tamanhos: 100 x 200 cm, 120 x 120 cm, 160 x 160 cm, 20 x 250 cm e 160 x 320 cm.
 
Sobre o Grupo LAMOSA no Brasil
O Grupo LAMOSA no Brasil, à frente das marcas de revestimentos Roca Cerámica e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA do Grupo LAMOSA no Brasil e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.

O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+.

Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm e, a partir de 2020, com os tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, prosseguiu com sua verdadeira revolução na indústria cerâmica e nos mercados da arquitetura, construção e movelaria.

Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm.

Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 32% desse volume por meio de créditos de reciclagem.

Autor:

Alexandre Agassi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio