26.2 C
São Paulo
quinta-feira, 8 de maio de 2025

Mercado de Biodiesel marca presença na Fenagra 2025

Além da área de expositores, a feira também será sede do II Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação, realizado pela Ubrabio

Na próxima semana, de 13 a 15 de maio, das 11 às 19 horas, no Distrito Anhembi, em São Paulo, acontecerá a Fenagra – Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento. Um dos setores presentes na feira é o mercado de Biodiesel que, em 2024, cresceu 20,4%, atingindo 9,07 milhões de metros cúbicos, em comparação aos 7,52 milhões de metros cúbicos em 2023, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O Brasil já é considerado o segundo maior produtor de biocombustíveis líquidos e o terceiro maior produtor de biodiesel do mundo e com grande potencial para expandir a produção. O crescimento da participação do combustível renovável na matriz energética brasileira tem sido alavancado pelo mandato de mistura obrigatória de biodiesel no diesel. A adição de biodiesel começou com 2%, em 2008, e foi evoluindo.

A Lei do Combustível do Futuro, sancionada em outubro de 2024, estabeleceu um aumento gradual da mistura obrigatória e a meta é atingir 20% (B20) até 2030. No entanto, em fevereiro de 2025, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu adiar o cronograma e manter a mistura em 14% (B14). A decisão foi tomada para conter a alta dos preços dos alimentos. 

A presença do segmento de Biodiesel na Fenagra reflete o desenvolvimento contínuo do setor no Brasil, impulsionado pelo aumento das demandas por fontes renováveis de energia e pelo compromisso de redução de emissões de carbono. “O biodiesel se tornou peça-chave na transição energética brasileira e a Fenagra é um ambiente estratégico para apresentar inovações e fomentar negócios”, declara Daniel Geraldes, Diretor da Fenagra.

Neste ano, 5% dos expositores da Fenagra atuam no setor de Biodiesel, incluindo desde fornecedores de insumos, equipamentos e tecnologias para a produção dos biocombustíveis até importantes produtores como a Be8 e o Grupo Potencial.

Pela terceira vez, a Be8, empresa líder em produção de biodiesel, participará da Fenagra. “Nosso objetivo é promover uma participação voltada à inovação, sustentabilidade e fortalecimento de parcerias na área de gordura animal”, destacou Ricardo Reckziegel, Diretor Comercial da Be8. Em 2024, a empresa adquiriu 129.012 toneladas de gordura animal em Marialva (PR) e 96.308 toneladas em Passo Fundo (RS) de 117 fornecedores, sendo que ela representou 23,13% da matéria-prima utilizado para a produção de biodiesel.

“O foco também estará em destacar o Be8 BeVant®, um novo biocombustível de alta performance desenvolvido com foco em eficiência energética e responsabilidade ambiental, e que pode ser utilizado 100% puro em motores a diesel”, completou Reckziegel.

O Grupo Potencial, maior produtor de biodiesel e glicerina refinada do Brasil em complexo único, marcará presença na Fenagra pela segunda vez. Em 2026, o Grupo terá em operação a maior usina de biodiesel do mundo. A planta no município da Lapa, no Paraná, terá capacidade para produzir 1,8 bilhão de litros de biodiesel por ano, consolidando o país como protagonista global na produção de biocombustíveis. “Estamos iniciando uma planta de esmagamento de soja com capacidade de esmagar 3.500 toneladas por dia, mas preparada para uma expansão de até 7 mil toneladas por dia. É um investimento total de aproximadamente R$ 3 bilhões”, afirmou Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial.

A empresa se destaca por sua atuação integrada na cadeia do agronegócio e energia. “Cerca de 20 a 30% do óleo vegetal esmagado no estado passa pela nossa indústria. Isso significa que 30% da soja industrializada vira biodiesel. O Programa de Biodiesel cria um ecossistema circular que gera valor ao agronegócio brasileiro”, destacou Hammerschmidt.

Além da área de expositores, a Fenagra será sede do II Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação. Promovido pela Ubrabio – União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, o evento reunirá líderes e especialistas para debater os avanços tecnológicos e os desafios da produção de combustíveis sustentáveis no País.

A programação inclui temas, como: a viabilidade técnica do Biodiesel; a Lei do Combustível do Futuro; a rastreabilidade e qualidade dos combustíveis; a Nova Indústria Brasil; a produção de alimentos; as novas tecnologias no ciclo diesel; o reflexo de fraudes; e os novos biocombustíveis, como HVO, SAF e marítimo.

Sobre a Fenagra 2025

Em sua 18ª edição, a Fenagra contará com 230 expositores, de 17 países, vindos da Europa, Ásia, América do Sul, além dos Estados Unidos e da Austrália, que ocuparão uma área de 16 mil metros quadrados. Além do setor de Biodiesel, a feira abrangerá os setores de Frigoríficos e Graxarias, Nutrição Animal (Pet Food, Aqua Feed, Animal Feed – Aves, Suínos e Bovinos), Óleos e Gorduras Vegetais, Grãos e Derivados.

A organização do evento estima receber aproximadamente 9 mil visitantes e gerar R$ 880 milhões em negócios, um acréscimo de 10% em relação à última edição. A entrada na feira é gratuita e o credenciamento está disponível pelo site www.fenagra.com.br.

Autora:

Fabiana Paloro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio