
TEXTO BÍBLICO: COLOSSENSES 3.23. “TUDO QUE FIZEREM FAÇAM DE TODO O CORAÇÃO COMO PARA O SENHOR E NÃO COMO PARA OS HOMENS”.
TEMA/ TÍTULO DA MENSAGEM: ” DOIS MODOS DE FAZER AS COISAS E UMA MANEIRA DE FAZER BEM FEITO.
INTRODUÇÃO: Trabalhamos, estudamos, vamos à Igreja, lemos a Bíblia, cursamos nossa faculdade, as mulheres limpam a casa, lavam às roupas, cuidam dos filhos. O verbo mais conjulgado na vida humana é o verbo “fazer”: Eu faço, tu fazes, ele faz, nós fazemos, vos fazeis e eles fazem. Porém, quantas vezes paramos para pensar, para nos perguntar: como estamos fazendo? Por quê estamos fazendo? E para quem estamos fazendo?Um trabalhador faz seu trabalho para a empresa? Uma empregada doméstica faz seu trabalho para sua patroa?Um policial faz seu trabalho para a sociedade? Mas, quem faz tudo o que faz, como se estivesse fazendo como para o Senhor e não como para os homens? Essa é a diferença do “fazer” de um homem cristão, diferentemente, de uma pessoa sem Cristo. Fazer tudo o que fizerdes de todo o coração, é por si só; uma demonstração de amor!( Colossenses 3.23).
Fazer todas as coisas como se estivéssemos fazendo para o Senhor e não como aos homens, é fazer as coisas debaixo de uma motivação correta. “Aquele que crer em mim fará também, as coisas que eu faço fará coisas maiores do que estas, porque eu vou para o Pai”. (jOÃO 14.12).
Fazer todas as coisas como se estivesse fazendo como ao Senhor e não como aos homens, é uma demonstração de fidelidade. ” E viu Deus tudo que tinha feito, e viu que era muito bom!”.
I – QUAIS AS EVIDÊNCIAS DO “FAZER” COMO AO SENHOR E NÃO COMO AOS HOMENS?
A – É um fazer de todo o coração. Colossenses 3.23. EX.: ” O coração na panela com o tempero do amor”. O coração no bisturi (Médico), o coração na Bíblia (Pastor), o coração no Violão (MÚSICO), etc.
B- Fazer movido pela verdadeira e mais valiosa motivação. Davi: “Eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos” (1º Livro de Samuel, 17.45). Davi porém disse ao Filisteu: “Tu vens contra mim com espada e com lança e com escudo, eu porém, vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” ( A motivação correta).
C- Fazer como ao Senhor e não como aos homens é fazer sem medo de ser feliz. (1º Livro de Samuel. 17:45-47).
II – POR QUÊ DEVEMOS FAZER COMO AO SENHOR E NÃO COMO AOS HOMENS?
A- Porque Cristo fez tudo por mim. “Ele nos amou primeiro”. (1ª Carta de João 4.).
B- Porque fomos comprados por bom preço. (1ª aos Coríntios 7.23). “Porque fostes comprados pelo preço de sangue”. Vocês foram comprados por um preço, não se tornem escravos de homens.
C- Para que tenhais a luz da vida. “Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 12.08).
III – QUANDO DEVEMOS FAZER TUDO COMO PARA O SENHOR E NÃO COMO PARA OS HOMENS?
A- Quando a vida nos desafiar. (1ºLivro de Samuel. 17.32). ” E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele, teu servo irá e pelejará contra este Filisteu”.
B- Quando a verdade precisar prevalescer. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8.32).
C- Em todas as situações da vida. Faça enquanto é tempo! (Livro de Eclesiastes 9.10) “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento…”.
CONCLUSÃO: Fazer não se configura apenas em um ato contínuo. Pois no Grego nos dias de Jesus “fazer” significava “fazendo” igual ao gerúndio em nossa língua materna. Os homens continuam fazendo, mas de que modo? Para quem? Quando? E por quê? São prerrogativas naturais da espécie humana, porém; houve, há e sempre haverá, aqueles que saberão fazê-lo, porque, quem faz para o Senhor e não para os homens fará com primazia, fará com destreza e fará coisas que darão frutos para a eternidade. Depois de ter Deus feito todas as coisas, viu Deus tudo que tinha feito, e viu Deus que era muito bom! Livro de Gênesis 1.30-31.
Por pastor: Claudinei Telles.