17.6 C
São Paulo
sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Cristiano Vale ataca verbalmente Carla Parente durante comício em Viseu

Durante um comício realizado na comunidade do Curupati, em Viseu, Pará, o atual prefeito e candidato à reeleição, Cristiano Vale (PP) , fez ataques verbais à sua adversária política, Carla Parente (PSD). No discurso, Cristiano chamou Carla de “moleca”, “vagabunda”, “pilastra” e “bandida”, gerando forte repercussão entre os presentes e nas redes sociais.

Até o momento, a assessoria de Cristiano Vale não se manifestou sobre o ocorrido. Já Carla Parente publicou um vídeo em suas redes sociais repudiando os insultos. Em sua fala, a candidata afirmou: “Eu e as mulheres tivemos um ataque proferido pelo atual gestor.”

As eleições em Viseu serão realizadas neste domingo, quando os eleitores viseuenses irão às urnas para escolher 13 vereadores, além de um candidato a prefeito e vice-prefeito.

Legislação e Proteção às Mulheres

Os ataques verbais feitos por Cristiano Vale podem ser interpretados como crime de injúria, previsto no Código Penal Brasileiro (art. 140), que pune quem ofende a dignidade ou o decoro de outra pessoa. Se os ataques forem considerados agravados pelo gênero da vítima, podem configurar violência psicológica contra a mulher, protegida pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que garante medidas de proteção para mulheres vítimas de violência, incluindo a violência moral.

O caso continua repercutindo, especialmente entre defensores dos direitos das mulheres, que apontam a importância de um debate político com mais respeito e igualdade.

Mariana Silva
Mariana Silva
Jornalista formada pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa, está no Poder360 desde 2020. No jornal digital, faz parte da equipe de internacional e participa de coberturas em Portugal, onde mora desde 2014, e na Europa. Também faz parte da equipe que produz o Drive, newsletter premium do Poder360. Antes, foi jornalista e editora no portal de notícias português Notícias ao Minuto por 4 anos. Ainda passou um semestre na Itália estudando temas como crítica de arte, literatura e cinema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio