21.9 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

Ativista autista promove conscientização e debate nas Redes Sociais

Ricardo Augusto de Souza Oliveira, um comunicador de 31 anos, com formação em Comunicação Social pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), é uma voz ativa nas redes sociais, especialmente no Instagram, Twitter e Facebook, onde utiliza o perfil @AutismoPensante. Ricardo, pessoa com deficiência, especificamente no espectro autista, traz à tona uma variedade de temas, desde política e economia até movimentos sociais e tecnologia, destacando a luta das pessoas com deficiência.

Sua presença mais marcante, no entanto, é no YouTube, por meio do canal “Autismo Pensante” (https://youtube.com/AutismoPensante). Lá, Ricardo aborda questões de deficiência sob a ótica da interseccionalidade, um conceito que reconhece as múltiplas identidades marginalizadas e suas conexões de vivências e lutas políticas. Seu conteúdo, em formato de vídeo, explora temas como o modelo social da deficiência, a inclusão nos diferentes espaços da sociedade e a luta política, especialmente no que diz respeito à produtividade e à economia.

Ricardo destaca a importância de divulgar conhecimentos científicos sobre os Estudos da Deficiência de forma acessível e sem jargões acadêmicos, tornando o debate mais amplo e compreensível. Ele afirma que o canal surgiu da necessidade de abordar a pauta autista de forma mais social e teórica, evitando o senso comum. Com o tempo, percebeu a urgência de discutir aspectos relacionados à deficiência em geral, especialmente dentro do contexto da interseccionalidade.
Além de sua produção de conteúdo, Ricardo participou ativamente de movimentos organizados, como a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça) e a organização da Marcha em Defesa da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Ele também colaborou com o grupo de pesquisa Traduzir-se, dialogando com importantes figuras do movimento político e acadêmico, como as pesquisadora Anahí Guedes de Mello e Sophia Mendonça, a deputada federal Luciene Cavalcante e os irmãos Carlos e Celso Giannazi, ambos envolvidos na esfera política.

Com seu engajamento e advocacy, Ricardo Oliveira está contribuindo para ampliar a conscientização sobre as questões relacionadas à deficiência e promover um debate mais inclusivo e informado na sociedade brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio