26.3 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Especialista aponta as três principais tendências tecnológicas para o mercado fitness em 2024

IA, Customização e Cibersegurança são pontos que os gestores devem se atentar

Curitiba, janeiro de 2024 – O ano de 2024 promete ser carregado de tendências que ditarão as regras em diversos segmentos e, no mundo fitness,  não será diferente. Esse mercado seguirá aproveitando o momento aquecido em que se encontra, afinal, segundo dados proprietários da Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do Brasil que detém a maior fatia do mercado nacional, a cada 10 minutos, 3.230 alunos dão entrada na catraca de uma academia, enquanto 227 fazem check-in a cada minuto que passa.

A tecnologia será a principal responsável para apontar os caminhos que os gestores de negócios fitness devem seguir para poder aproveitar o momento positivo para que o crescimento do negócio seja alcançado. Segundo Antonio Maganhotte Junior, CEO da empresa, que realiza uma análise anual do que o mercado pode esperar, há três grandes tendências que dobrarão suas forças durante o próximo ano: Inteligência Artificial, Customização e Cibersegurança, e esses três aspectos estarão diretamente interligados.

Inteligência Artificial

Passado o ano em que a implementação da Inteligência Artificial foi uma das principais pautas em todos os mercados, a principal questão é como continuar usufruindo dessa tecnologia para obter o sucesso. Dentro do mundo fitness, 2024 representa o momento de explorar como a IA está moldando o cenário de mercado, suas aplicações na academia e como essas transformações afetam os negócios, desde aspectos financeiros até a dinâmica das equipes. 

A principal forma que o empreendedor pode compreender esses próximos passos é com a incorporação das IAs na rotina do negócio. “Passamos a oferecer funcionalidades ligadas à IA em 2023 com o intuito de otimizar processos para os gestores do mercado fitness. Assim como a tendência do mercado, pretendemos expandir cada vez mais as funcionalidades que essa tecnologia pode proporcionar dentro de nosso sistema”, comenta Antonio.

Customização

Um dos processos que a IA irá complementar é a tendência da customização, uma vez que essa tecnologia desempenha um papel fundamental na criação de experiências únicas moldadas a partir de informações, produtos e serviços de forma singular. No universo fitness treinamentos personalizados, adaptação de equipamentos, experiências enriquecidas com tecnologia e IA, aprendizado constante para dominar as novas tecnologias e inovação são os elementos que prometem impulsionar as empresas fitness para o sucesso nos próximos anos, oferecendo soluções cada vez mais personalizadas e alinhadas com as expectativas do público.

Cibersegurança 

A questão da cibersegurança desponta como uma tendência cada vez mais essencial para o segmento. Em preparação para essa realidade em ascensão, os negócios fitness podem adotar diversas medidas, como assegurar a proteção dos dados dos clientes, especialmente informações pessoais e de pagamento, por meio da implementação de medidas de segurança cibernética adequadas. 

Além disso, a segurança de dispositivos e redes é essencial. Equipamentos como computadores, sistemas de pagamento e Wi-Fi podem ser protegidos com firewalls, criptografia e outras soluções de segurança, desde que sejam modernas. Para poder proporcionar maior segurança, o caminho está na conscientização e  no treinamento dos funcionários e clientes para que sejam adotadas práticas de segurança cibernética, como senhas robustas e autenticação de dois fatores.

Por meio do sistema da Tecnofit, o empreendedor encontra métodos para poder colocar em prática todas essas tendências dentro de seu negócio, de forma prática e automatizada. “Sempre buscamos facilitar a experiência de nossos clientes para que eles possam prosperar nesse mercado que está sempre se atualizando conforme as tendências tecnológicas. Aqueles que contarem com nossos serviços podem ter certeza de que terão soluções que se moldarão de acordo com o que o mercado solicitar ao longo dos próximos anos”, conclui Maganhotte.

Sobre a Tecnofit

Com atuação no segmento fitness e bem-estar, a Tecnofit é uma plataforma de gestão focada em academias, estúdios de pilates e centros de CrossFit. A companhia desenvolve tecnologias que permitem gerenciar os negócios de maneira fácil e prática com alcance nacional e recebeu o certificado da Great Place to Work em 2023, sendo considerada como um dos melhores lugares para se trabalhar. Atualmente, a empresa oferece os sistemas: Tecnofit Gym, software para o gerenciamento de academias; Tecnofit Box, destinado para box de CrossFit; Tecnofit Studio, ferramenta para administração de estúdios; Tecnofit Pro, plataforma completa de gestão e recursos para o gerenciamento de uma ou mais unidades e modalidades; o aplicativo Tecnofit Personal, que auxilia instrutores e treinadores no processo de gestão dos treinos dos alunos; o aplicativo Studiio, direcionado para o agendamento mais dinâmico de aulas; e o Champy, ferramenta de criação e gestão de campeonatos de cross.

Autor:

Gabriel Ojea

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio