21.1 C
São Paulo
domingo, 21 de abril de 2024

Crescimento do ateísmo e agnosticismo no Brasil

O crescimento do ateísmo e do agnosticismo no Brasil tem sido notado ao longo dos últimos anos. Embora o país seja predominantemente religioso, com uma grande maioria de católicos e evangélicos, tem havido um aumento significativo do número de pessoas que se declaram ateias ou agnósticas. Um estudo realizado pelo Instituto Datafolha em 2020 revelou que cerca de 10% dos brasileiros se consideram ateus, enquanto 3% se identificam como agnósticos. Essa proporção tem aumentado gradualmente ao longo dos anos, o que indica um crescimento do secularismo no país. Esse crescimento pode ser atribuído a diversos fatores, como o acesso à informação e a um debate mais aberto sobre religião e espiritualidade. Além disso, questões relacionadas à corrupção e ao fundamentalismo religioso também podem ter influenciado na diminuição da religiosidade no Brasil. Outro ponto importante é a influência da internet e das redes sociais, que fornecem um espaço para discussões sobre ateísmo e agnosticismo, permitindo que indivíduos em busca de respostas e questionamentos encontrem comunidades e informações que os ajudem a encontrar sua própria visão de mundo. No entanto, é importante ressaltar que o Brasil ainda é majoritariamente religioso, e que o crescimento do ateísmo e agnosticismo ainda é uma tendência em desenvolvimento. A religião ainda possui um papel fundamental na sociedade brasileira, sendo uma parte importante da cultura e identidade de muitos brasileiros.

Palavras-chave: ateísmo; religião; agnosticismo; brasil.

Projeto de Pesquisa: Religião, Cultura e Sociedade.

REFERÊNCIAIS BIBLIOGRÁFICAS

Bento, L. Iniciação ao Ateísmo: Uma Proposta para a Educação Ética e Cidadã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 250, p. 406-421, 2018.

Mariz, C. A religião nos censos brasileiros: um balanço crítico. Estudos avançados, v. 16, n. 46, p. 273-288, 2002.

Muniz, G. X. Ateísmo e Religião no Brasil: Uma Perspectiva Sociológica. Revista USP, n. 107, p. 161-175, 2015.

Marques, A. C. A., & Marques, M. L. R. de O. Processos de desigrejação: abandono religioso e conversão à irreligiosidade no Brasil. Horizontes Antropológicos, v. 23, n. 48, p. 43-68, 2017.

Massimo, C., & Castro, I. de. O Crente e o Ateu: A Sociologia do Conhecimento como Problema. Civitas – Revista de Ciências Sociais, v. 4, n. 1, p. 77-106, 2004.

Autor:

Professor José Rinaldo Domingos de Melo E-mail:jrdm1202@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio