22.6 C
São Paulo
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Com ajuda da tecnologia blockchain, Sports Summit São Paulo 2024 será carbono neutro e lixo zero

Ação será realizada em parceria com a startup Polen, que desenvolveu um crédito de reciclagem balizado na plataforma de descentralização

O Sports Summit São Paulo, ponto de encontro da indústria do esporte mundial, realizará a edição de 2024 com uma grande novidade: o evento contará com a ajuda de blockchain para ser carbono neutro e lixo zero.

Para que isso aconteça, ela contará com a parceria da cleantech Polen, startup que desenvolveu um crédito de logística reversa balizado na blockchain.

“A preocupação do Sports Summit São Paulo 2024 com o meio ambiente, a sustentabilidade e gestão adequada de resíduos sólidos, da maneira com que está sendo tratada, mostra que há um forte compromisso não só com o meio ambiente e as pautas ESG, mas em transmitir essa mensagem e conscientizar as pessoas e instituições que participam do evento”, comentou Renato Paquet, CEO da Polen, que completou.

“A compensação ambiental realizada para o Sports Summit São Paulo começa desde o embarque dos palestrantes na Europa. Não nos atemos ao evento apenas.”

A logística reversa que a Polen está aplicando ao evento funciona de forma inovadora, permitindo que os participantes do evento acessem os QR Codes disponibilizados e verifiquem todo o processo: desde a neutralização do carbono até a gestão dos resíduos, que serão enviados para cooperativas de São Paulo. Além disso, a utilização da tecnologia blockchain proporciona maior confiabilidade, transparência e garantia de que as práticas sustentáveis estão sendo efetivamente implementadas, justamente por conta dessa rastreabilidade aplicada e disponível para qualquer um consultar.

“Abordar essas questões faz toda diferença e com o tamanho do Sports Summit não poderíamos deixar a sustentabilidade de fora. Levar esse tipo de ação e conhecimento ao máximo de pessoas é um dos nossos objetivos e encontramos na Polen o que tínhamos em mente”, destaca Fernando Young, CEO do evento.

O mercado de créditos de logística reversa, que vem conquistando cada vez mais espaço nos setores da economia brasileira, funciona com uma mecânica similar ao dos créditos de carbono. As empresas que geram descarte de embalagens podem compensar os resíduos colocados no meio ambiente comprando créditos de logística reversa, como os da Polen, por exemplo.

No modelo de negócios da empresa cada token gerado equivale a 1 quilo de material compensado em seu sistema blockchain. Em seguida, a cleantech faz a certificação do processo de triagem dos resíduos em cooperativas e gestores de resíduos, audita todas as licenças cabíveis à operação e garante a rastreabilidade do material reciclado para comprovação exigida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O Sports Summit São Paulo é um evento internacional que ocorre todo ano no México, Argentina e, principalmente, no Brasil, reunindo as indústrias locais do esporte com o mundo e atuando como plataforma de conexão entre todos os esportes e peças-chave da indústria do esporte: difundindo conhecimento, consolidando e anunciando tendências e, especialmente, gerando oportunidades de negócio.

Em 2023, estiveram presentes nos eventos Sports Summit marcas como: WSL, NFL, NBA, UFC, CBF, La Liga, Bundesliga, Liga Portugal, Liga Série A, FIFA, COB, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Globo, SporTV, Live Mode e Cazé TV. Também marcaram presença no evento atletas internacionais e demais entidades renomadas.

Sobre o Sports Summit 2024

O Sports Summit 2024 será realizado entre 07 e 09 de maio, no Pacaembu, em São Paulo. Com uma área maior (mais de 6000 m²) para mais de 8000 pessoas, o evento terá áreas principais: Market Floor (ativações & network), Corporate Lounge (network para executivos e C-Level) e a Plenária durante os três dias de evento.
Na Plenária, serão mais de 150 palestrantes que abordarão temas como: sports business, sportainment, transformação digital, inteligência artificial voltada à performance e geração de conteúdo; performance e condicionamento, audiências e plataformas, modelos de negócios, fan engagement e e-sports, proporcionando troca e conhecimento entre todas as modalidades esportivas, marcas, dirigentes, atletas, lendas e fãs de esportes.

Autora:

Nathalie

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio