17.9 C
São Paulo
sexta-feira, 22 de março de 2024

Análise de TCO: como a cloud pode trazer economia nos comparativos de Capex e Opex

De acordo com um estudo divulgado pela Kyndryl, 95% das empresas estão movendo pelo menos parte de suas cargas de trabalho para a nuvem. No entanto, apenas 37% migram totalmente esses recursos, o que indica que modernizar e integrar ambientes híbridos ainda é a opção preferida dos CIOs. Assim, em meio à revolução digital, a migração para a nuvem emerge como uma decisão estratégica, trazendo consigo o desafio crucial dos custos associados. 

Dessa forma, torna-se vital a compreensão aprofundada do Custo Total de Propriedade (TCO), para avaliar o impacto financeiro de diferentes abordagens, notadamente entre despesas de capital (Capex) e despesas operacionais (Opex).

Capex vs. Opex

Capex, representando investimentos em ativos físicos como servidores, contrasta com Opex, cobrindo despesas operacionais como serviços terceirizados.  A escolha entre esses dois modelos não deve ser uma questão de qual é o melhor, mas sim, como cada um pode otimizar o valor do negócio.

Ao considerar a montagem de um servidor, a aquisição de equipamentos para configuração interna representa um investimento Capex. Em contraposição, optar por uma empresa especializada para estruturar a infraestrutura na nuvem é, em geral, um investimento Opex. A análise econômica não deve simplificar a comparação, mas sim focar em qual abordagem gera oportunidades.

Desafios e vantagens estratégicas da nuvem

A migração para a nuvem elimina preocupações com antecipação de caixa, proporcionando liquidez para investir nos negócios e potencializar o Retorno sobre Investimento (ROI). Mitos circundam Capex e Opex, como a falsa ideia de que Capex oferece mais previsibilidade no orçamento. 

A verdadeira diferença reside na escolha e consumo apropriados das tecnologias em nuvem, proporcionando escalabilidade, flexibilidade e economia de recursos financeiros. A nuvem se revela como uma oportunidade para a transformação dos negócios, contanto que seja delineado um plano de jornada robusto. 

Ao considerar um data center próprio, incluir custos como cotação, equipe, manutenção e energia elétrica é imperativo. Além disso, boas práticas para otimização de custos na nuvem incluem o provisionamento adequado, monitoramento constante, reserva de recursos, atenção às regiões de operação e adoção de serviços gerenciados. Por fim, a compreensão do ciclo de vida, políticas de custos, etiquetas, contas consolidadas e orçamentos são essenciais para uma gestão eficaz.

A análise de TCO, que hoje também está disponível entre os serviços prestados por nós, na Agora Tecnologia, revela que a cloud além de oferecer uma otimização dos custos e infraestrutura, também traz uma maior eficiência, flexibilidade e escalabilidade. A escolha entre Capex e Opex não é apenas financeira, mas molda a trajetória dos negócios. Compreender os motivadores de valor é crucial para decisões informadas que impulsionam o sucesso empresarial na era digital. A nuvem não é apenas uma solução, mas também uma catalisadora de transformações estratégicas.

Autor:

Severino Sanches, CEO da Agora Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio