17.9 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Gênese

Eu sei que falo muito do passado…bem, é que as vezes as lembranças de minha infância afloram de tal forma que preciso extravasa-las… não é que o passado tenha sido melhor do que o presente… não. Enfrentamos dificuldades no nosso passado como enfrentamos no presente e enfrentaremos no futuro. Afinal, a vida é luta constante, já dizia o poeta. E dificuldades sempre farão parte de nossas vidas…

Também não vou dizer que antigamente as coisas eram mais calmas, que o mundo era mais tranquilo… é claro que não era. Basta consultar os jornais de duas, três décadas atrás para constatar esse fato. E é só ler qualquer livro que fale de história antiga, e veremos que o mundo sempre foi belicoso. Sim, a violência está em nossa gênese…

Moda? Dizer que as pessoas se vestiam melhor no passado é balela… afinal, se nos fiarmos apenas nos registros iconográficos, e nos lembrarmos que quem conserva esse tipo de registro guarda apenas aquilo que lhe agrada… bem, não temos uma prova confiável do quanto as pessoas eram elegantes no passado. Nem mesmo as fotos de família antigas servem como documento confiável, visto que eram produzidas seguindo os cânones do momento, não importava a que classe social os fotografados pertenciam…

Sim… os registros da história tem mais a ver com os olhos de quem faz o registro do que os fatos que realmente ocorreram… e é assim que a vida funciona. Sempre que algo é registrado para a posteridade, tem mais a ver com a visão da pessoa  que faz o registro do que com o fato ocorrido…

Por exemplo… fala-se que a polícia no passado era mais violenta. Também se fala muito que era mais seguro andar pelas ruas das metrópoles, pois o índice de criminalidade era pequeno. Dois adendos… a população era menor, as cidades tinham menos habitantes… e nem tudo o que acontecia era registrado em uma delegacia, visto que a maior parte das pessoas morava no campo… e uma parcela considerável da população das cidades era analfabeta…

Crimes violentos sempre ocorreram. Bandidos sanguinários existiam aos montes. Basta lembrar de Lampião, Dioguinho… que aterrorizavam as populações que tinham o azar de ser “visitados” por essas pessoas e seus asseclas. É só consultarmos os jornais da época em que esses personagens viveram. Tudo bem, algumas pessoas resolveram transformar alguns desses elementos em heróis, mas…

O que estou querendo dizer? Simples… Ontem, como hoje, os problemas são os mesmos. Vivemos em uma eterna Fita de Moebius, onde revivemos todas as situações de tempos em tempos. Guerras, violência, preconceito… tudo aquilo que gostaríamos de erradicar de nossa vida, mas ainda não conseguimos… o problema é que todo mundo tem a resposta para resolver o problema, então cada um puxa a corda para um lado diferente… e acabamos por não chegar a lugar algum…

Tania Miranda
Tania Miranda
Trabalho na Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo e minha função é "Agente de Organização Escolar", embora no momento esteja emprestada para o TRE-SP, onde exerço a função de "Auxiliar Cartorário". Adoro escrever, e no momento (maio de 2023) estou publicando meu primeiro livro pela Editora Versiprosa...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Reflexões

Brincar de “Poliana”

A batalha da vida

Quem somos nós?

Patrocínio