17.9 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Dia do farmacêutico: o profissional de saúde mais acessível à população

Neste sábado, 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico. Este é o profissional da área da saúde em que a população tem mais facilidade de acesso e que cumpre um papel de valor inquestionável perante a sociedade. Com a ampliação dos serviços oferecidos nas farmácias, definidas como estabelecimentos de saúde desde a publicação da Lei 13.021 de 2014, a relação do farmacêutico e a contribuição para a qualidade de vida e saúde da população crescem a cada ano. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) destacou, nesta data, o papel dos farmacêuticos como agentes de transformação social. 

“Nos últimos 10 anos, a profissão farmacêutica no Brasil experimentou avanços notáveis, consolidando-se como uma peça-chave no cenário de saúde ao desempenhar um papel ainda mais amplo e integrado nas farmácias. Essa abordagem mais abrangente não apenas beneficia diretamente os pacientes, mas também contribui para a prevenção e promoção da saúde em nível comunitário. A interação direta entre farmacêuticos, pacientes e demais profissionais de saúde, cria uma oportunidade valiosa para educação em saúde, monitoramento de tratamentos e intervenções preventivas”, ressalta o conselheiro do Conselho Federal de Farmácia, Roberto Canquerini.

Na Rede de Farmácias São João, a 4ª maior do varejo brasileiro, mais de 3.500 farmacêuticos atuam junto à população, nas mais de 1.100 lojas no Sul do país. A Rede investe permanentemente em infraestrutura, ampliação dos serviços farmacêuticos, qualificação dos profissionais e oportunidades de crescimento pessoal. A farmacêutica Nicole Fernandes de Lima está há 8 anos na empresa, começou como estagiária de farmácia e atualmente é gerente de Suporte Técnico Farmacêutico. Na rotina, tem a responsabilidade de conduzir todos os colegas farmacêuticos, através de treinamentos, orientação técnica e intermediação com órgãos fiscalizadores.

“É uma honra enorme fazer parte de uma empresa que incentiva e acredita no profissional farmacêutico. Além disso, oportuniza educação continuada para os profissionais terem segurança e assertividade nos atendimentos. O farmacêutico é geralmente o primeiro e o último contato da população em uma jornada envolvendo a saúde. Quando a pessoa tem algum sintoma, é intuitivo procurar em primeiro lugar a farmácia, onde lá estará o farmacêutico para atendê-la”, afirma Nicole.

O trabalho do setor de Suporte Farmacêutico da São João busca a garantia do cumprimento das boas práticas farmacêuticas dentro das filiais e a redução dos riscos inerentes ao ramo, sempre prezando pela segurança dos pacientes. Mais de 1,2 milhões de atendimentos clínicos foram realizados nos consultórios da Rede no ano de 2023. Além disso, treinamentos de qualificação e busca por novidades no mercado, para ofertar melhores serviços, com o compromisso em estabelecer vínculos de confiança e constante atualização técnico-cientifica.

“Ser farmacêutico é ter a oportunidade de mudar destinos. Diferente do que a maioria das pessoas pensa, vai muito além da dispensação de medicamentos. Estamos presentes no diagnóstico, através dos exames de análises clínicas, no desenvolvimento dos medicamentos, no controle de qualidade das indústrias, controle sanitário e desde a descoberta até a aplicação das vacinas que irão proteger a população”, destaca Nicole.

Amar o que você escolheu para fazer todos os dias, ter a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido com clientes e colegas é a forma mais pura para gerar reconhecimento, segundo o farmacêutico Fernando Jardim. Colaborador da São João há 7 anos, atualmente na filial 9 de Novo Hamburgo/RS, Fernando ressalta a inspiração profissional devido ao vínculo criado por meio do contato frequente com os pacientes. Ele afirma que a possibilidade de exercer as atividades associadas ao serviço farmacêutico, como as vacinas, remete a importância do profissional em diferentes etapas na vida de uma pessoa e, para o profissional, servir e inspirar carinho, deve ser um dos principais fundamentos de uma trajetória.

“Integrar a equipe São João contempla diariamente a continuação e a realização de sonhos, vale ressaltar que respirar o crescimento da empresa está diretamente relacionado com o crescimento profissional de cada colaborador. Destaco ainda que ser o farmacêutico de alguém ou de uma família é um propósito que deve ser comemorado e valorizado”, comemora Fernando.

Consultórios farmacêuticos da São João  

A São João investiu fortemente na infraestrutura das filiais, com modernos consultórios farmacêuticos que garantem a privacidade do paciente no atendimento. Ambientes confortáveis e acolhedores para atuação farmacêutica nos serviços clínicos em prol da saúde da população. São espaços para identificar e avaliar problemas relativos aos medicamentos (efeitos colaterais, interações medicamentosas, uso incorreto), sintomas e condições descritos pelos pacientes através da atenção farmacêutica e avaliação do encaminhamento para outros profissionais de saúde.

Aliada às mudanças na legislação, que permitiram a ampliação dos serviços prestados por estes profissionais, a evolução dos equipamentos e o surgimento de novos testes rápidos, garantem cada vez mais um processo de triagem e direcionamento assertivo, com segurança e praticidade, já que é possível análises de resultados em apenas 15 minutos.

Algumas filiais da São João possuem até três consultórios farmacêuticos, um dedicado para aplicação de vacinas, outro para testes de covid-19 e um terceiro para os demais serviços de saúde disponíveis, como: exames de perfil lipídico, para avaliação de colesterol e triglicerídeos, testes de dengue, exame de TSH, para avaliação da função da tireoide e exame de PSA, para rastreamento de alterações na próstata e exame de gravidez através da dosagem de beta hcg.

Sobre a São João

Consolidada como a maior empresa do segmento no Sul do Brasil, a Rede de Farmácias São João é também a 4ª maior rede varejista de medicamentos do país, conforme ranking da Abrafarma, presente em mais de 300 cidades do RS, SC e PR, com dois centros de Distribuição (Passo Fundo/RS e Gravataí/RS) e mais de 1100 lojas.

Comprometida com as melhores práticas do ESG (Environmental, Social and Governance), para alcançar um desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social e financeira, a São João também preza pelo respeito à diversidade, pluralidade e incentivo à inclusão social.

Farmácias São João em um só click:

Site: www.saojoaofarmacias.com.br

App: Farmácias São João 

Blog de notícias: www.saojoaofarmacias.com.br/blog    

Instagram: @farmaciassaojoao

Autora:

Keli Karczeski 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio