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quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Como as empresas ‘Kid Friendly’ ganham destaque dentre as demais 

Pesquisa revela que 68% das pessoas procuram restaurantes com espaços infantis para suas crianças se manterem entretidas

O censo realizado em 2022, pelo IBGE, mostrou que, no Brasil, há em média 68,6 milhões de crianças e adolescentes entre 0 a 19 anos. O número mostra que mais de um quarto da população geral do país é composta pelo público infantil e juvenil. Eles, em maioria, precisam de uma atenção particular com programações especiais, que geralmente são pensadas e organizadas pelos pais, mas influenciadas pelos mais novos. A partir dessa percepção, a criação de espaços Kid Friendly em estabelecimentos se tornou essencial, já que é um atrativo para as crianças, e assim, para os responsáveis.

Os espaços Kid Friendly são aqueles adaptados para receber a população infantil, e assim, as famílias. Desde playgrounds, até pratos especiais nos restaurantes, são considerados atrativos e atos Kid Friendly, uma vez que agrada, principalmente, essa parcela da população. Segundo a pesquisa realizada pelo Passeio Kids, com 3700 pessoas, 68% dos entrevistados procuram restaurantes Kids Friendly para que suas crianças se mantenham entretidas. Além disso, também afirmaram não se importarem com os preços dos estabelecimentos.  

No ramo hoteleiro, o cenário é o mesmo, aqueles que possuem atividades recreativas ganham destaque. Segundo pesquisas realizadas com hotéis junto a Secretaria de Turismo, aproximadamente 75% dos hóspedes levam em conta a recreação antes de fazer qualquer reserva. Isso ocorre, na maioria das vezes, pois traz tranquilidade e segurança aos pais, além de entreter os pequenos. 

Para Alessandro Tomazelli,  CEO da Cia do Tomate,  empresa especializada em recreação infantil, os espaços especiais para as crianças podem trazer um diferencial para o estabelecimento: “Tanto lojas, quanto restaurantes são frequentados por famílias e crianças, e ao possuírem espaços kids ganham destaque. Isso acontece pois os pais percebem que seu filho se divertiu no local, assim ficam mais tranquilos e desejam voltar pela tranquilidade. Em lojas, por exemplo, o tempo de permanência dos pais no estabelecimento aumenta, fazendo com que ele tenha mais chances de comprar e mais tempo para encontrar os itens que precisa”. 

Em geral, segundo a pesquisa realizada pela Tribuna do Norte, os investimentos em espaços kids variam de R$200 a R$500 mil, porém o retorno é grande. Os donos desses estabelecimentos já conseguem observar um aumento nas vendas, que oscilam entre 30 a 50% de crescimento.  

A atenção dedicada a essa parcela da sociedade não só atende às necessidades familiares, proporcionando entretenimento e comodidade, mas também pode ser vista como benefícios para os negócios. Nesse cenário, onde as crianças têm grande influência nas decisões de consumo, a criação de espaços Kids Friendly representa uma oportunidade para estabelecimentos que buscam diferenciar-se, fidelizar clientes e oferecer experiências memoráveis a toda a família.Tomazelli ainda complementa: “Para quem tem crianças, nos restaurantes, por exemplo, os playgrounds contribuem tanto para chamar um público novo, pois por conter um entretenimento para as crianças, muitas famílias decidem ir até lá. Quanto a fidelizar os clientes, uma vez que se uma criança ama o local, a insistência dela de voltar lá é grande e, na maioria das vezes, chega a convencer os pais”.

Autora:

Daniele Ferreira

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