28.3 C
São Paulo
sábado, 24 de fevereiro de 2024

Vocação apresenta em evento resultados da formação socioemocional de crianças e adolescentes

Informações são do Programa Crê-Ser, que promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de três regiões periféricas da Zona Sul de São Paulo. Em 2023, a ONG ofereceu 88.200 refeições, contou com a participação de 529 crianças e adolescentes em Projeto Cultural e Artístico e atendeu aproximadamente 427 famílias


São Paulo, 04 de dezembro de 2023 –
 No último sábado (02) a Vocação apresentou uma Mostra Cultural coletiva, cuja programação incluiu um espetáculo de Artes Integradas criado e estrelado por cerca de 172 crianças e adolescentes da instituição. A Mostra é resultado do programa Crê-Ser, que promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de seis a 14 anos de regiões periféricas da Zona Sul de São Paulo, com atendimento direcionado também às suas famílias e em ação conjunta com as redes de apoio dos territórios. 

Durante o evento, foram expostas as atividades das crianças e dos adolescentes que fizeram parte do projeto no decorrer do ano. A cobertura fotográfica e videográfica foi realizada por jovens da Vocação que participaram de oficinas audiovisuais, com o objetivo de estimular o trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal. Isso faz parte da essência do trabalho desenvolvido pela ONG, que prepara os indivíduos —desde a infância — para as suas futuras trajetórias de vida com programas e projetos consolidados do ponto de vista da educação e da inclusão produtiva. 

“Ficamos felizes em reunir os beneficiários das unidades e os parceiros da Vocação no evento. É um momento muito importante para valorizarmos o trabalho realizado pelas crianças e adolescentes e, consequentemente, apresentarmos o resultado de tudo o que foi feito em um dos nossos programas, que é o Crê-Ser. A entrega do programa vai muito além, já que estamos falando de uma ferramenta de transformação, que possibilita o acesso ao lúdico, à cultura e à informação, promovendo melhorias na vulnerabilidade social”, explica Josmael Castanho, diretor de operações e finanças da Vocação.  

Como funciona o Programa Crê-Ser  

O Programa Crê-Ser é desenvolvido em duas unidades da Vocação e projetos parceiros, localizados em regiões periféricas da Zona Sul de São Paulo com atuação integrada a outros órgãos sociais e de proteção das crianças e adolescentes das regiões. A metodologia utilizada busca formar os indivíduos para o exercício da cidadania e desenvolvimento integral de seu potencial. Para isso, explora ferramentas lúdicas que incentivam o exercício dos direitos das crianças e adolescentes à participação, ao acesso à cultura e à informação.  

Em prol do desenvolvimento das sensibilidades e das habilidades relacionais das crianças e adolescentes, eles participam, anualmente, de um Projeto Cultural e Artístico, onde realizam atividades de arte-educação para estimular e ampliar o seu universo cultural. 

Atuação da Vocação 

Esse e outros projetos reforçam o propósito da Vocação: para incentivar o potencial das pessoas e romper o ciclo da pobreza é necessário transformar as suas vidas e as de suas famílias. A ONG alcançou em 2023, aproximadamente, 45 mil pessoas direta e indiretamente entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, em uma ação estratégica de enfrentamento às desigualdades e de incentivo à mobilidade social.  

As três unidades da Vocação estão localizadas nos bairros do Campo Limpo, Icaraí e Cidade Júlia, onde a ONG atua de forma integrada a outros órgãos sociais e de proteção às crianças e adolescentes das regiões. Além disso, a Vocação possui projetos em rede com outras instituições de São Paulo e de mais 13 estados e 135 cidades do Brasil, e já impactou mais de 390 mil vidas em seus mais de 55 anos de atuação. Só em 2023 o faturamento ultrapassa R$ 14 milhões.  

Atendimento à imprensa 

Trama Comunicação: 

  • Ana Carolina Andrade – candrade@tramaweb.com.br – (11) 97128-4626  
  • Paula Bueno – pbueno@tramaweb.com.br – (11) 96407-7538 
  • Vanessa Sallas – vanessa@tramaweb.com.br – (11) 93207-8910 

Sobre a Vocação: Há mais de 57 anos, a Vocação busca combater desigualdades sociais ao despertar vocações para transformar vidas. A ONG foi idealizada por empresários paulistanos que compreenderam a necessidade de criar iniciativas de fortalecimento de territórios por meio da preparação e apoio de lideranças comunitárias, fundando a Ação Comunitária do Brasil, hoje, Vocação. Desde então, a organização passou a atuar de forma colaborativa, reunindo diversas organizações e empresas, o que sustentou e permitiu a ampliação de sua atuação. Hoje, com parcerias em 13 estados e 135 cidades do Brasil, essa rede viabiliza seu ecossistema de inclusão produtiva de jovens, qualificando e inserindo-os em oportunidades de trabalho e renda. Há sete anos consecutivos está entre as 100 melhores ONGs do Brasil pelo ranking do Instituto Doar, referência no terceiro setor. Para mais informações, acesse https://www.vocacao.org.br/.

Autora:

Ana Carolina Borges de Andrade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio