23.7 C
São Paulo
sábado, 24 de fevereiro de 2024

Rogério Caetano e Gian Correa homenageiam o mestre Waldir Azevedo em single que acaba de chegar às plataformas

Ouça o singlehttps://orcd.co/nossoretratodewaldir

Em “Nosso Retrato de Waldir”Rogério Caetano Gian Correa homenageiam o mestre do cavaquinho com uma composição feita à quatro mãos, arranjada para a formação instrumental de dois violões de 7 cordas de aço, cavaquinho, cavaquinho, bateria e um sexteto de sopros amadeirado. Gian cuidou da roupagem, concepção e arranjo. O grupo toca 3 micro-peças conectadas entre si através de modulações métricas, que deixam a música cada vez mais lenta. Na gravação, o duo conta com grandes expoentes em seus instrumentos: nas flautas Morgana Moreno e Júlia Donley, no sax-soprano Beatriz Pacheco, no sax-alto Cesar Roversi, no clarinete Salomão Sidharta, no Clarone Alexandre Ribeiro, no cavaquinho Henrique Araújo e na bateria Alex Buck.

Rogério Caetano e Gian Correa tem uma história musical similar: antes de se dedicarem ao violão 7 cordas, ambos iniciaram suas trajetórias com o cavaquinho solo ,ainda na infância. Por esta razão tiveram como primeiro ídolo musical o grande intérprete e compositor Waldir Azevedo. 

Com relação a inspiração para a composição, pode-se dizer que a primeira micro-peça é um samba-choro rápido, que traz “Pedacinhos do Céu” muito presente nos acompanhamentos dos sopros. A segunda micro-peça é um choro de andamento médio baseado em “Carioquinha” e a terceira é um choro lento, inspirado na melodia de “Choro Novo em Dó”,  que deságua em outros temas de Waldir.  Apesar de cada parte ter um centro de inspiração, outros motivos melódicos de composições de Waldir aparecem ao longo de toda a peça.

A ideia foi trazer um Waldir Azevedo mais contemporâneo que, apesar de super brasileiro, pudesse dialogar com influências advindas de outros universos musicais, novas texturas, novas formas, novos timbres e novos caminhos. 

Ficha técnica:

Gian Correa: Arranjo e violão de 7 cordas de aço

Rogério Caetano: violão de 7 cordas de aço

Flauta 1: Morgana Moreno

Flauta 2: Júlia Donley

Sax-soprano: Beatriz Pacheco

Sax-alto: Cesar Roversi

Clarinete: Salomão Sidharta

Clarone: Alexandre Ribeiro

Cavaquinho: Henrique Araújo

Bateria: Alex Buck

Gravado no Jacarandá Audio – SP em junho de 2023

Gravação: Jennifer Rodrigues e Julian Ludwig

Mixagem e Masterização: Gian Correa

Arte da capa: Jonas Lopes

Autora:

Belinha Almendra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio