22.4 C
São Paulo
sábado, 15 de junho de 2024

Reforma exalta a integração e estilo rústico-moderno de apê com 75 m2

Assinado pelo escritório Etri Arquitetos, o projeto para um jovem rapaz destaca uma atmosfera leve pontuada por estratégicos e charmosos pontos de destaque

Morar sozinho é um passo significativo na vida e, para muitos jovens, é uma experiência que transcende a ideia de que é preciso apenas encontrar um local para chamar de seu. Nessa fase cheia de descobertas, a jornada entra na linha do autoconhecimento para expressar a personalidade nos detalhes e nuances da residência. Foi justamente nessa imersão que os arquitetos Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, sócios à frente do escritório Etri Arquitetos realizaram o projeto de um apartamento de 75m², no bairro do Brooklin, em São Paulo.

A arquitetura de interiores para um jovem solteiro deve ser projetada de forma a atender às necessidades, estilo de vida e os seus gostos individuais. Trabalhamos com a execução de espaços práticos, tons neutros e sóbrios que sobressaíram o toque masculino do morador, mas sem exagerar no escurecimento dos ambientes“, sintetizam os arquitetos da Etri.

Áreas sociais integradas

A ligação entre as salas de estar, jantar e cozinha conferiu amplitude e facilitou a circulação, além de garantir uma magnífica iluminação natural advinda da varanda, que por sua vez é acompanhada e regulada pelas cortinas brancas. Na delimitação, os móveis foram responsáveis pela orientação de cada ambiente. “No olhar atualizado da arquitetura contemporânea, os jovens também são atraídos pela valorização que esse layout traz para as áreas sociais“, analisa Renata Iervolino.

Muito além da ausência de paredes para compartimentar, essa conexão foi pautada pelo visual moderno elaborado com fundo em tons off white para enaltecer as peças mais rústicas e alinhadas com uma composição de texturas que definem os ares de dinamismo e de bem-estar.

No projeto executado pelos profissionais da Etri Arquitetos, a parede que lembra a aparência do cimento queimado, é um dos principais destaques da área social, junto com o buffet que reúne madeira freijó e a estrutura em serralheria preta | Foto: Divulgação.

Para o morador que adora receber a visita de amigos, a mesa de jantar foi escolhida para ser aconchegante, mas sem descaracterizar a integração. A base de madeira e tampo em laca e vidro marcam a elegância combinada com as seis cadeiras revestidas em linha cru. “Para completar, o buffet, com essa referência industrial, ficou sensacional para acolher o minibar que elaboramos“, ressalta Eduardo Tambellini.

No projeto, os arquitetos Renata e Eduardo valorizaram as esquadrias da varanda que propiciam boas entradas de luz natural para o estar | Projeto da Etri Arquitetos | Foto: Divulgação

Na sala de estar, onde fica mais evidente a mescla dos estilos, a dupla da Etri Arquitetos planejou um espaço distinto com clima relaxante. Com um rack para a TV, a solução em marcenaria acomoda, em sua extensão, livros, luminárias e demais objetos decorativos com ajuda da prateleira superior que emoldura a face da parede com aparência de cimento queimado.

O sofá cinza não foge em nada a proposta do apartamento e dispõe de um degradê de texturas e cores nas almofadas. Além disso, as banquetas de prata adornadas de arabescos indianos e o tapete de pele de vaca acrescentam um toque diferente e, ao mesmo tempo, marcante. “Escolhemos peças que são práticas para o dia a dia e de fácil manutenção. O piso vinílico amadeirado foi contemplado para quebrar um pouco as cores frias – cinza e branco –, deixando o ambiente mais quente junto com as peças de madeira escolhidas para esse projeto“, contam Renata e Eduardo.

Atraentes detalhes da área social: objetos herdados de família como mesa lateral de bambu, a própria árvore de Bambu Mossô e uma lareira ecológica em formato de tora | Projeto da Etri Arquitetos | Foto: Divulgação

Cozinha

dupla Renata e Eduardo executaram um excelente aproveitamento da cozinha corredor. O acesso à área de serviço foi preservado pela porta de serralheria e vidro | Projeto da Etri Arquitetos | Foto: Divulgação

Na cozinha do apê, os profissionais procuraram acabamentos que destacam o quesito textura, como o subway tile no frontão e na parte inferior da bancada americana. Ademais, a marcenaria sob medida deu conta da organização e armazenagem dos produtos, louças e eletrodomésticos de qualidade. 

Versátil no décor de interiores, o mármore está disponível em uma ampla gama de cores. Na cozinha, a pedra natural foi selecionada pelos arquitetos Eduardo e Renata para as duas bancadas | Projeto da Etri Arquitetos | Foto: Divulgação

O cinza foi considerado para promover um certo contraste entre o revestimento da cozinha e a marcenaria branca. Para o toque amadeirado, inserimos três banquetas rústicas para não descaracterizar o apartamento, assim como as portas de vidro do perfil preto“, recordam-se.

Home Office

Bem projetado, o segundo dormitório transformado em home office, entrega todos os atributos para a execução das atividades profissionais | Projeto da Etri Arquitetos | Foto: Divulgação

Necessidade fundamental nos dias de hoje, com a marcenaria planejada pelos arquitetos Renata e Eduardo, o segundo quarto foi transformado em home office para as atividades profissionais do morador. Por lá, a iluminação também segue o padrão do apartamento com pontos de luz inseridos no forro de gesso rebaixado.

Quarto principal

Com a base suave da paleta, o azul da cabeceira teve seus contornos marcados com a marcenaria dos armários aéreos. | Projeto da Etri Arquitetos | Foto: Divulgação

No dormitório, a marcenaria branca se estende por todas as paredes e, além de funcional, ajudou a ampliar o ambiente. O azul marinho na cabeceira, feito em placas de espuma pespontadas e revestidas em tecido à base de algodão, acrescenta tranquilidade, serenidade e estabilidade. “Escolhemos o tom com a ideia de contraste e a continuidade da proposta jovial, que de forma alguma pesou no ambiente”, analisa Eduardo.

Banheiro

A simplicidade no layout e nos móveis é uma característica importante em banheiros de pegada moderna. No projeto dos arquitetos Renata e Eduardo, a leveza das linhas limpas e design minimalista | Projeto da Etri Arquitetos | Foto: Divulgação

O banheiro foi reformado por completo com a intenção de alongar o box, uma vez que na planta original o ambiente era demasiadamente pequeno e desconfortável. Na proposta, o porcelanato com efeito amadeirado patinado deixou a ambientação ainda mais receptiva.

Espaçosa, a área do box recebeu um nicho embutido para os produtos de higiene | Projeto da Etri Arquitetos | Foto: Divulgação

Sobre a Etri Arquitetos

A Etri Arquitetos nasceu com o propósito de promover a “arte de viver bem”, por meio da elaboração de ambientes através de uma abordagem abrangente na visualização de projetos arquitetônicos. Em busca da concretização de um visual de luxo com nuances orgânicas e naturais, conduz todas as fases do processo, desde o planejamento da planta até o refinamento do design de interiores. Contando com mais de 10 anos de experiência, a dedicação do casal Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, à frente do escritório, é conceber espaços de forma holística, com o compromisso de assegurar a materialização de ambientes providos de elegância.

Autora:

Glaucia Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio