22.7 C
São Paulo
segunda-feira, 13 de maio de 2024

Morada para o casal, mas com a individualidade preservada 

Sim, os ambientes são compartilhados, mas a arquiteta Cristiane Schiavoni explica que o projeto de interiores também precisa considerar o lado pessoal de cada um 

Na tão falada ‘arte da convivência’ dentro dos relacionamentos, muitos ambientes de casa costumam ser polêmicos… Há sempre quem ocupa mais espaço ou aquele que não consegue se acostumar com a bagunça do outro. Mas ao invés do casal sempre contar com uma estrutura única a ser compartilhada, que tal investir na possibilidade de cada um ter um cantinho para chamar de seu? Na arquitetura de interiores, a profissional Cristiane Schiavoni acredita nessa receita e busca oferecer soluções para os moradores que, embora vivam juntos, compartilham de hábitos diferentes. “Em áreas de lazer isso não é um problema, mas quando o jeito de ser, os horários de trabalho e descanso não são os mesmos, é interessante pensar em opções que preservem a individualidade, mas sem interferir na conexão entre os dois“, analisa. 

Mas como executar essas divisões, dentro de um mesmo cômodo, sem descaracterizar? Acompanhe as inspirações de projetos realizados pela arquiteta: 

Dormitórios: 
  
Neste projeto, a arquiteta Cristiane Schiavoni quebrou padrões e realizou um cantinho da TV, ao invés do costumeiro painel com o eletroeletrônico que costuma ficar na frente da cama. Assim, enquanto um desfruta de bons sonhos, o outro, que está sem sono, pode assistir sua programação preferida, sem atrapalhar com o barulho. E como as atividades funcionam ao mesmo tempo? Uma porta de correr separa o espaço da cama e da TV | Fotos: Carlos Piratininga

Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, não há uma regra para projetar espaços separados no mesmo ambiente. Seu entendimento é pautado na maneira como ela capta o funcionamento da rotina do casal e as necessidades que eles têm como indivíduos e parceiros. “Eu A-M-O pensar em tudo, ouvir os gostos e aquilo que cada cliente gostaria de ter. Com esses desejos, estudamos o projeto para proporcionar as melhores respostas”, detalha sobre sua forma de trabalho. Ainda de acordo com ela, na combinação entre aconchego e praticidade, o grande desafio é sempre manter essa sensação para os dois.

Com o retorno das penteadeiras no décor de interiores, a profissional relata que esse é um pedido recorrente de muitas moradoras por dois motivos: tanto em função desse momento especial para elas, como para não evitar indisposições com seus parceiros por demorarem mais tempo para se arrumarem no banheiro. “Separando um cantinho no dormitório ou mesmo no closet, a rotina fica mais leve e prática“, argumenta a profissional.

Além da sensação de ter um espaço dedicado ao autocuidado, a penteadeira no dormitório evita que a moradora precise passar um tempo maior no banheiro durante suas rotinas. Nesse projeto, a arquiteta Cristiane Schiavoni considerou uma pequena peça, projetada por ela, e posicionada próximo à cama | Foto: Fábio Severo Jr 

Closets 

Se existe algo que mantém a paz – ou causa conflitos – em qualquer ambiente, é a organização. Ao projetar o guarda-roupas ou closets, Cristiane considera imprescindível avaliaras demandas de cada um e distribuir o espaço de maneira justa. 

  
Além de personalizar um espaço para cada um no closet, a arquiteta Cristi ane Schiavoni conseguiu conciliar um espaço separado para os moradores. Além do vão para as roupas, nas extremidades do dormitório ela ainda incluiu sapateiras individualizadas. Ao lado, ela demonstra os locais reservados para o marido e a esposa| Fabio Severo Jr

Banheiro Senhor e Senhora

Em muitas ocasiões, a área do imóvel não comporta, mas uma possibilidade eficiente é estruturar a planta baixa para comportar dois banheiros: o senhor e o senhora.

 
Porcelanato que simula o mármore, metais dourados, chuveiro e teto, box e uma banheira freestanding: esses foram os pontos trazidos pela arquiteta Cristiane Schiavoni nesse projeto de banheiro senhora | Foto: Carlos Piratininga
Para o marido, um décor mais sóbrio e conciso atende o dia a dia do morador | Foto: Carlos Piratininga

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni 

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores. 

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente. 

Tel. (11) 3649-4900 

www.cristianeschiavoni.com.br 

@cristianeschiavoni 

Autora:

Vitória Messias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio