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sexta-feira, 25 de abril de 2025

54% das clínicas médicas particulares fecham devido à má gestão. Saiba os principais erros e como evitá-los

Um estudo realizado pelo Sebrae em 2022 apontou que 60% das clínicas fecham as portas em menos de cinco anos. Desse número, 54% encerram as atividades em razão de má gestão

Por mais que alguns profissionais de saúde sejam excelentes em suas áreas, nem todos têm a mesma qualidade para lidar com questões administrativas. E quando esse profissional resolve empreender em uma clínica médica própria, uma triste realidade que pode acontecer é ser obrigado a fechar as suas portas. Infelizmente, isso é mais comum do que se pode imaginar.

Segundo um estudo do Sebrae, em 2022, foram encerradas 8027 pequenas empresas. E segundo estatísticas, 60% das clínicas médicas fecham as portas em menos de cinco anos. Desse número, 54% encerram suas atividades por conta de uma má gestão.

“Existem várias razões para isso”, diz Everaldo Santos, CEO do Conclínica, startup responsável por um software que visa ajudar na gestão de clínicas e consultórios. “Em alguns casos, os profissionais de saúde podem não ter formação em administração/gestão e, portanto, não estão cientes dos aspectos financeiros e operacionais críticos para o sucesso de uma clínica. Além disso, alguns médicos estão tão focados na prática clínica que não dedicam tempo suficiente à gestão do negócio”.

Everaldo também coloca que a resistência à mudança e a falta de acesso a recursos como fatores que também dificultam a melhoria da gestão, principalmente quando se trata de pequenos negócios: “a falta de conhecimento sobre os indicadores-chave de desempenho, os famosos KPI’s, pode levar as clínicas a subestimar a gravidade das consequências de uma má gestão, colocando em risco a sobrevivência do negócio”.

Principais causas de fechamento de clínicas e consultórios

Em geral, não há apenas uma única causa, mas sim um conjunto de razões que minam a empresa e fazem com que as perdas financeiras se tornem insustentáveis. Cinco das causas mais comuns são as seguintes:

Erros na gestão financeira

Um dos problemas mais comuns que levam ao fechamento de clínicas e consultórios médicos é a má gestão financeira. Isso inclui a falta de controle adequado de despesas, a não cobrança eficiente de serviços prestados e a falta de planejamento orçamentário.

A incapacidade de equilibrar as contas pode resultar em déficits financeiros insustentáveis, tornando impossível manter as operações.

Falta de planejamento

A ausência de um plano estratégico bem elaborado é outro fator crítico que contribui para o fechamento de clínicas e consultórios.

A falta de direção e metas claras pode levar a decisões erráticas, desperdício de recursos e dificuldades na expansão dos negócios. O planejamento é fundamental para garantir a viabilidade a longo prazo e o crescimento sustentável da clínica.

Falta de capacitação da equipe

Uma equipe médica desqualificada ou mal treinada pode comprometer a qualidade dos serviços prestados e minar a confiança dos pacientes. Isso pode resultar na perda de pacientes para concorrentes mais competentes e, finalmente, no fechamento da clínica.

Investir na capacitação e no desenvolvimento da equipe é crucial para manter a excelência na assistência médica. Aqui, não falamos apenas de aspectos técnicos, mas também de qualidade e excelência no atendimento.

Não utilização de softwares de gestão

A falta da utilização de softwares de gestão médica eficientes é um obstáculo significativo para clínicas e consultórios.

Ferramentas para gerenciamento podem simplificar processos administrativos. Agendamento de consultas, registros de pacientes, faturamento e controle de estoque, tudo pode ser melhorado por meio de sistemas digitais.

A resistência à adoção de tecnologia pode prejudicar a produtividade e a qualidade dos serviços. As clínicas e consultórios precisam compreender que o digital hoje é o principal responsável por atrair novos clientes e organizar processos em um negócio.

Marketing ineficiente e baixa presença nas redes sociais

Em um mundo cada vez mais digital, clínicas e consultórios que negligenciam o marketing e a presença online podem perder a oportunidade de alcançar um público mais amplo.

Uma estratégia de marketing ineficaz e uma presença nas redes sociais insuficiente podem resultar na falta de pacientes e, consequentemente, na insustentabilidade do negócio.

Investir em estratégias de marketing adequadas e na utilização das redes sociais para se conectar com pacientes em potencial é essencial nos dias de hoje.

Como evitar fechar sua clínica médica?

A gestão de uma clínica deve compreender alguns pilares essenciais. Os profissionais envolvidos na operação precisam ser qualificados para suas funções.

Profissionais de saúde devem priorizar aspectos técnicos, enquanto administradores e analistas de marketing assumem as funções de gestão e divulgação do negócio. É comum vermos proprietários tentando fazer tudo ao mesmo tempo e não obtendo bons resultados.

É importante dedicar um tempo para repensar o negócio e avaliar quais ações devem ser tomadas com prioridade. Três pontos são cruciais: uma gestão financeira sólida, um planejamento estratégico e a capacitação da sua equipe. A partir disso, considerando dicas como:

  • Aperfeiçoar o atendimento ao cliente;
  • Diversificar os serviços oferecidos;
  • Fazer reavaliações mensais dos resultados;
  • Ficar em dia com as normas técnicas, trabalhistas e tributárias.

A gestão de uma clínica ou consultório é sempre um grande desafio. Mesmo pessoas experientes têm dificuldades em atrair novos clientes, fazer a gestão financeira do negócio e evoluir profissionalmente em termos de qualidade do atendimento. Por isso, é essencial contar com o auxílio de ferramentas digitais em todas as etapas da gestão.–

Autor:

Beto Menezes

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