22.8 C
São Paulo
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Gestão de imagem e reputação em ambientes digitais para empresas, marcas e negócios é foco de curso da ESPM

com curadoria de Sandra Turchi e Higor Gonçalves  

Encontros vão de 13 a 18 de novembro com aulas presenciais na ESPM Tech, em São Paulo, e também online ao vivo para participantes de todo o Brasil

São Paulo, 23 de Outubro de 2023 –  Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), das 21 milhões de empresas ativas no Brasil, quase 80% estão presentes em ambientes digitais. Quando utilizados a partir de estratégias bem desenhadas e bem implementadas, os ecossistemas online oferecem vantagens diversas a operações dos mais variados setores. Por outro lado, permeados por clientes, prospectos e influenciadores exigentes, além de detratores prontos para expor qualquer tipo de crítica negativa, esses ambientes digitais também trazem riscos, podendo gerar crises para empresas, marcas e negócios despreparados para lidar com a adversidade. Consequência? Crises de imagem, de credibilidade e a “morte” da reputação empresarial.

Com o objetivo de capacitar o participante para realizar a gestão estratégica da imagem de empresas, marcas e negócios em ambientes cada vez mais digitais, visando a construção de posicionamentos fortes, a prevenção de crises de credibilidade e ainda a consolidação de uma reputação arrojada junto a públicos estratégicos de interesse, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) realiza de 13 a 18 de novembro o curso “Gestão de Imagem para Empresas – Posicionamento, Crises e Reputação em Ambientes Digitais”. Com aulas presenciais no campus ESPM Tech, em São Paulo, e também online ao vivo, para participantes de todo o Brasil, os encontros vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30; no sábado será das 9h às 12h. A carga horária é de 15 horas-aula. Confira: https://www.espm.br/cursos/dynamic/atualizacao/update/gestao-de-imagem-para-empresas-posicionamento-crises-e-reputacao-em-ambientes-digitais/ 

Voltado a profissionais de marketing e comunicação corporativa, executivos, gestores, porta-vozes, assessores de comunicação, jornalistas, relações públicas, empreendedores, autônomos e interessados no tema, o curso tem curadoria de Sandra Turchi, autoridade em marketing digital, e de Higor Gonçalves, especialista em gestão estratégica de marketing, imagem e reputação. A dupla de experts vai receber Fernanda Vicentini, especialista em comunicação e marketing; Soraia Lima, mestre em ciências da comunicação e doutora em ciência da informação pela ECA-USP; além de Chris Canavero, board member de diversas empresas e especialista em ESG. O curso “Gestão de Imagem para Empresas – Posicionamento, Crises e Reputação em Ambientes Digitais” terá apresentação de conceitos, forte interatividade, estudo de cases reais, além da prática de dinâmicas e exercícios. Na versão online o curso será totalmente ao vivo com o professor titular. Caso o participante tenha interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias. 

“Cerca de  80% das empresas brasileiras estão vulneráveis a crises nas mídias sociais. Em geral, as operações não estão devidamente preparadas para prevenir e lidar com eventuais problemas no ambiente digital, que podem progredir para crises de imagem graves, comprometendo a reputação empresarial”, destaca Sandra Turchi. “Com a popularidade das mídias sociais, um número significativo de clientes passou a expor as deficiências das empresas e dos seus produtos nos ambientes digitais. Nos dias de hoje, praticamente tudo pode ser compartilhado online. A comunicação desempenha um papel vital. Para gerenciar crises, é necessário monitorar atentamente as plataformas digitais, a fim de reverter a tempo eventuais situações delicadas. Até porque, com a potência desses canais, principalmente das mídias sociais, é impossível simplesmente abafar problemas. Transparência é o lema.” 

“Manter uma boa imagem e uma sólida reputação empresarial são elementos cruciais para qualquer empresa que almeja manter a sua posição competitiva no mercado. Envolve uma série de elementos que vão além da imagem da empresa e é percebido pela avaliação dos envolvidos. Se essa percepção for favorável, torna-se menos oneroso atrair, manter e fidelizar clientes. Se encurta caminhos para a obtenção de investimentos. Por outro lado, uma percepção negativa tende a prejudicar o desempenho da organização, de modo similar ao efeito desencorajador de uma má opinião sobre uma pessoa, que  desanima a cultivar um relacionamento com ela”, explica Higor Gonçalves. 

O curso “Gestão de Imagem para Empresas – Posicionamento, Crises e Reputação em Ambientes Digitais” será dividido em cinco eixos temáticos: abrangendo desde conceitos centrais de identidade, imagem, posicionamento e reputação corporativa; passando por relacionamento com públicos estratégicos de interesse (stakeholders) a partir da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); ESG, diversidade, inclusão e acessibilidade à luz da gestão da imagem corporativa; criação de planos preventivos e reativos para a gestão crises de imagem; gestão da imagem empresarial nas mídias sociais e em outras plataformas digitais. As inscrições com desconto já estão abertas e serão por tempo limitado. Confira a programação completa: https://www.espm.br/cursos/dynamic/atualizacao/update/gestao-de-imagem-para-empresas-posicionamento-crises-e-reputacao-em-ambientes-digitais/ 

Sandra Turchi – Fundadora e CEO da Digitalents, consultoria, treinamentos e headhunting focada na Transformação Digital. Palestrante TEDx e professora em temas relacionados a marketing digital, estratégia e planejamento de marketing, e-commerce, entre outros. Indicada pela revista norte-americana “SMMagazine” como um dos vinte profissionais de marketing mais influentes do mundo nas redes sociais, é autora do best seller “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce”, 2ª edição, publicado pela Ed. GEN|Atlas; coautora do livro “Marketing no Brasil”, capítulo de E-commerce (public. pelo Instituto Cultural/ESPM), além de articulista de diversos portais. 

Formação em Business com especialização em Marketing, pela FEA-USP e FGV- EAESP, MBA pela BSP com Toronto Univ. e empreendedorismo pela Babson University. Leciona em escolas de negócios no Brasil, como INSPER, St Paul, FGV, ESPM, FIA e na Univ. Lusófona em Lisboa, Portugal. Executiva de marketing experiente atuou, antes de empreender, nos setores de indústria, varejo, financeiro, educacional e serviços, em empresas como Dresser-Jeffrey, Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV-EAESP, Associação Comercial de São Paulo e Boa Vista Serviços. Confira o LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/sandraturchi/ 

Higor Gonçalves – Especialista em gestão estratégica de marketing, imagem e reputação, Higor Gonçalves é formado em Jornalismo, pós-graduado em Comunicação Mercadológica e Marketing do Consumo, tem especialização em Assessoria de Comunicação e possui MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Atua nas áreas de marketing e comunicação há mais de 15 anos, com passagens por agências, empresas e instituições dos ramos de publicidade, tecnologia, educação e terceiro-setor. Higor Gonçalves ainda é estrategista em branding pessoal (gestão da marca pessoal), atendendo profissionais de mercados e segmentos variados. 

Ministra palestras, workshops e cursos em instituições de ensino superior. Também presta consultoria “tailor made” em projetos de marketing e comunicação para empresas, marcas e pessoas. E ainda colabora com artigos para veículos de comunicação especializados do Brasil e do exterior, assim como fonte especializada junto à grande mídia. Higor Gonçalves foi finalista na categoria conteúdo do Prêmio Abradi 2019; e Destaque do Mercado Digital (Top 3 entre os ganhadores) do Prêmio Digitalks 2019, na categoria “Content Marketing.” Confira o LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/higorfgoncalves 

Curso – Gestão de Imagem para Empresas – Posicionamento, Crises e Reputação em Ambientes Digitais

Quando: dias 13, 14, 16, 17 e 18/11/2023 (seg a sáb).

Horários: das 19h30 às 22h30 (seg a sex); das 9h às 12h (sáb).

Formato: aulas presenciais (ESPM Tech, em São Paulo); e também online ao vivo (para participantes de outras cidades/países).

Carga horária: 15 horas/aula.

Material didático: incluso.

Certificado ESPM: incluso (a participantes que tiverem uma frequência mínima de 75% nas aulas).

Informações e Inscrições: https://www.espm.br/cursos/dynamic/atualizacao/update/gestao-de-imagem-para-empresas-posicionamento-crises-e-reputacao-em-ambientes-digitais/   

Autor:

Higor Gonçalves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio