19.8 C
São Paulo
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Conselho à disposição: 4 dicas para se tornar um conselheiro de startups

Startups, com seu potencial para inovação e crescimento rápido, muitas vezes enfrentam desafios únicos e complexos. Nesse contexto, a busca por conselheiros pode ser uma decisão estratégica fundamental. Além disso, conseguir orientação experiente e especializada é uma das maneiras mais eficazes de navegar pelas águas turbulentas do empreendedorismo. 

“Se tornar um conselheiro de startups é uma oportunidade emocionante para contribuir com seu conhecimento e experiência para ajudar empresas emergentes a crescerem e prosperarem”, diz Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, a melhor plataforma de investimento em startups do país, eleita pelo Startup Awards 2022, e ainda ressalta que o papel de um conselheiro é crucial para orientar as organizações em direção ao sucesso, tomando decisões estratégicas, oferecendo insights valiosos e contribuindo para o crescimento e a estabilidade. 

Visto isso, Amure destaca algumas dicas cruciais para se tornar um conselheiro para as startups, são elas:

Conhecimento do ecossistema de startups – familiarize-se com o ecossistema de startups. Isso inclui compreender os estágios de desenvolvimento, como early-stage, growth-stage, as principais tendências do mercado e as métricas-chave que as startups monitoram.

Ofereça mentoria proativa – não espere que os fundadores peçam ajuda. Ofereça-se para ser um mentor proativo e esteja disponível para responder a perguntas, fornecer orientação e compartilhar sua expertise.

Aprenda com o fracasso e o sucesso – esteja preparado para lidar com situações de fracasso e sucesso. Nem todas as startups prosperam e é importante aprender com os erros, bem como celebrar as vitórias.

Compromisso a longo prazo – Esteja disposto a se comprometer a longo prazo com as startups que aconselha. O crescimento pode ser um processo demorado, e a consistência em sua orientação é valiosa.

“Encontrar os conselheiros certos para sua startup pode ser uma tarefa desafiadora, mas os benefícios são incríveis. A orientação estratégica que os conselheiros podem oferecer pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma startup. Portanto, invista tempo e esforço na busca por conselheiros que compartilhem sua visão e possam ajudar sua startup a alcançar todo o seu potencial”, finaliza Amure.

Sobre Investidores.vc – Investidores.vc é uma plataforma de investimento anjo que atua em três principais frentes: Educação e Formação de novos investidores anjo para o mercado de startups, Liderança no Pool de Investidores, realizando rodadas junto ao investidores formados e com Tecnologia, através de sua plataforma própria que auxilia na gestão da jornada de captação – transformando de forma simples e prática a relação entre investidores e empreendedores, sobre tudo o que precisa ser feito antes, durante e depois de um investimento anjo. Idealizado, em 2019, por Amure Pinho, empreendedor há mais de 20 anos no mercado e investidor em mais de 48 startups, o Investidores.vc já conta hoje com um pool de mais de 400 membros, mais de R$25 milhões captados e 8 exits realizados.

A melhor plataforma de investimento em startups do país, eleita pelo Startup Awards 2022, atua através de sua plataforma própria auxiliando na gestão da jornada de captação, transformando de forma simples e prática a relação entre investidores e empreendedores, sobre tudo o que precisa ser feito antes, durante e depois de um investimento anjo.

Autora:

Thaiza Ribeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio