22.9 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Empresa incubada no Critt lança plataforma de ensino gratuita de programação

“Codiverso”, criada pela Codi Academy, propõe ensino de forma leve e divertida

A Codi Academy, empresa de programação gamificada e multiplataforma da Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), disponibilizou uma plataforma gratuita para ensino de programação com trilhas de ensino específicas para cada faixa etária.

Intitulada “Codiverso”, o objetivo da iniciativa é fornecer um primeiro contato entre os interessados e a programação, com um conteúdo leve e divertido. O Codiverso torna acessível ao grande público uma gama de conteúdos voltados à tecnologia, transformando aspirantes em tecnologia em programadores. A plataforma pode ser acessada através do site da startup.

Segundo o CEO da Codi Academy e idealizador do projeto, Yuri Medeiros, a plataforma promove a democratização ao acesso de conteúdos de tecnologia, para que possa atingir o grande público e despertar possíveis programadores. “Assim os postulantes a área da tecnologia terão menos aversão a aprender algo novo e poderão então buscar conteúdos mais complexos para dar prosseguimento a sua carreira.”

O cenário nacional de programação é destaque no setor de tecnologia. Na pesquisa realizada pelo portal Empregos.com.br, o número de vagas no setor de tecnologia cresceu 34,3% entre janeiro e outubro de 2022. Nesse período, mais de 70 mil novas oportunidades foram abertas. Programação foi a segunda área com mais demanda, atrás apenas de desenvolvimento.

O “Codiverso” também possui conteúdo infantil, para o público de 7 a 13 anos, com a Mineschool, uma escola dentro do mundo Minecraft. Já para o público entre 14 a 17, a plataforma oferece o curso de criação de games para ensinar programação enquanto os jovens criam games. E por fim, para audiências mais maduras, estão disponíveis o podcast de produtividade, live coding, palestras e aulas sobre programação.

“O nome inicial do Codiverso era CodiFlix, mas acreditamos que não era o nome correto para a plataforma, uma vez que ela não possuía apenas entretenimento. Ao longo da criação da plataforma mapeamos todo o conteúdo criado nos 4 anos da Codi Academy e liberamos o maior volume possível de conteúdo, totalmente aberto (sem registro) e gratuito. Temos uma grande preocupação em oferecer um bom conteúdo e, no Codiverso, elevamos esse padrão. Tudo o que foi produzido segue um manual específico de roteiro e edição, visando um conteúdo que possa divertir e educar ao mesmo tempo”, explica Medeiros.

A plataforma foi construída por Yuri Medeiros, Francyne Coimbra, responsável pelo padrão de qualidade dos vídeos, e Fernando Oliveira, o responsável técnico do Codiverso.

Outras informações:

https://codiacademy.com/Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia

Autoria:

Critt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio