De acordo com o levantamento feito pela Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, o número de consultas agendadas presencialmente na especialidade de Psiquiatria aumentou cerca de 35% (372.473 – 503.044) de janeiro a agosto deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Já as consultas online tiveram uma alta de 33% (190.549 – 253.542), também no mesmo período.
Ter a autoconsciência de que precisa de ajuda não é algo tão simples, segundo a psiquiatra e membro da Doctoralia, Dra. Débora Christina Ribas D’Ávila, o fundamental é que a queixa daquele que necessita de cuidado seja valorizada, amigos e familiares precisam comunicar em caso de verbalização de suicídio. “Diferente do que a crença popular diz, que aqueles que querem se matar se matam e não avisam, a maioria das pessoas que cometem suicídio com êxito, falou ou tentou antes”, afirma.
A especialista diz que o profissional qualificado para fazer a avaliação do risco de suicídio é o médico psiquiatra, já que ele tem treinamento para agir preventivamente, de diversas maneiras, caso a caso. “A forma como isso é discutido é muito importante, muitas vezes na tentativa de evitar, escolas e grupos sociais fazem campanhas. Mas as mesmas precisam ser realizadas por especialistas, para que o conteúdo seja transmitido de maneira a não incentivar a cometerem suicídio”, completa.
Dra. Débora ainda aponta que é necessário ficar atento aos jovens com queda no desempenho escolar, isso pode significar um quadro de depressão e comportamentos de automutilação, já que tudo isso aumenta a probabilidade de querer tirar a própria vida.
“Lembre-se! Trate com afeto, acolha e escute quem está passando por essa situação. O julgamento e a condenação não são uma opção neste momento. Procure um profissional para encaminhar essa pessoa, sendo por medicamento, terapia, acompanhamento com a família, entre outros”, finaliza.
E não se esqueça, se precisar, acione o CVV – Centro de Valorização da Vida – pelo telefone 188.
Sobre a Doctoralia
A Doctoralia, empresa do Grupo Docplanner, é a maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 55 milhões de pacientes e processar mais de 15 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão do consultório, fluxo de pacientes e realização de teleconsultas. Em julho de 2022 a empresa anunciou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para clínicas. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel para pacientes.
Autora:
Luiza Fidelis