Início Jurídico A IMPORTÂNCIA VITAL DE SE TER UM IMÓVEL REGULARIZADO

A IMPORTÂNCIA VITAL DE SE TER UM IMÓVEL REGULARIZADO

0

A IMPORTÂNCIA VITAL DE SE TER UM IMÓVEL REGULARIZADO

Você já parou para pensar na solidez do chão sob seus pés? Na tranquilidade que a sua moradia lhe proporciona? Garantir a segurança do seu lar é mais do que uma necessidade, é uma prioridade inegociável. É por isso que estamos aqui, prontos para lhe revelar a chave para a verdadeira paz de espírito: a regularização de imóveis.

Por Que Regularizar?

Imagine acordar com uma ação de despejo na sua porta, risco de demolição ou de perder o seu lar para um terceiro mal-intencionado. Esses são apenas três dos riscos de se possuir um bem irregular. 

Por outro lado imagine poder dormir à noite sabendo que sua propriedade está protegida contra ameaças legais e burocráticas. A regularização de imóveis não é apenas um trâmite legal, é um escudo que protege você e sua família. É a diferença entre um sonho e um pesadelo que pode ser evitado. 

Regularizar Traz Segurança Jurídica

Ao regularizar seu imóvel, você garante que todas as obrigações legais sejam cumpridas. Imagine-se livre do risco de despejo, multas astronômicas e processos legais intermináveis. Ter a documentação correta é mais do que apenas papel; é a garantia de que seu investimento está seguro e respaldado pela lei.

Regularizar Valoriza o Teu Patrimônio

Não se trata apenas de proteção imediata. A regularização de imóveis é um investimento em si mesmo. Uma propriedade regularizada não apenas garante a você tranquilidade, mas também acrescenta valor ao seu patrimônio. Quando você decide vender ou passar adiante seu bem, a regularização se torna um trunfo que eleva o valor e a atratividade do imóvel, sem contar que os Bancos só realizam financiamentos com imóveis regulares, não esqueça disso.

E como anda o seu imóvel?

Agora que você compreende a vitalidade da regularização de imóveis, imagino que você esteja se perguntando como está a situação do seu imóvel, não é mesmo?

Estima-se que metade dos imóveis do Brasil estejam irregulares, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional; e o seu pode pertencer a essa estimativa, e eu vou te ajudar a descobrir. Se o seu imóvel:

– Foi comprado com contrato de gaveta ou por confiança;

– Deixado como herança, mas nunca houve o inventário;

– Divide IPTU com vizinho;

– Foi construído em terreno invadido;

– Pertenceu a loteamento com matrícula única;

– Não possui escritura;

– Foi construído/ampliado sem alvará;

– Pertence a loteamento sem registro;

– Passa por pendências judiciais;

– Anexou terreno vizinho sem registro;

– Dentre outros.


Provavelmente ele está irregular. 

E como Regularizar Dr.?

Existem vários meios para regularizar o seu imóvel, embora, atualmente, o método mais comum de regularização seja a usucapião.

Mas é claro, tudo deve ser analisado caso a caso; a escolha de procedimento errado, pode lhe trazer mais dor de cabeça ainda, portanto não deixe de contratar um especialista no assunto, advogado atuante em Direito Imobiliário, lhe conceda a documentação que lhe for solicitada, e aguarde o desenrolar do processo com calma.

Não permita que a inércia roube sua segurança e traga para si a verdadeira tranquilidade que você precisa, regularize seu imóvel e abrace a segurança que você merece.

Para maiores informações ou caso você tenha ficado com alguma dúvida, precisa de mais detalhes? Contate-nos Agora!

Texto escrito por: João Pedro de Miranda da Costa, OAB/BA nº 71.746, especialista em direito imobiliário e condominial.

Telefone/Whatsapp: (71) 991521382
Instagram: @joaocosta_adv

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile