O álbum tem participação especial de Mônica Salmaso
Ouça “Trem das Cores”: https://orcd.co/tremdascores(15/08)
Trem das Cores é um trabalho em homenagem à música de Caetano Veloso, artista fundamental nas vidas de Gaia Wilmere Jaques Morelenbaum, que chega às plataformas de música nesta terça-feira, dia 15. Além do amor e o imenso prazer de estarem juntos tocando Caetano, a ideia do álbum é celebrar os 80 anos do baiano e, principalmente, valorizá-lo como compositor, para além de sua beleza como poeta e cantor. Sendo assim, Trem das Cores propõe uma viagem instrumental pela obra de Caetano Veloso: apenas duas das nove faixas são cantadas por Mônica Salmaso, convidada especial do projeto.
Gaia e Jaques trabalharam juntos pela primeira vez em 2018, numa homenagem aos 70 anos Egberto Gismonti, que incluiu uma série de shows de Gaia pelo Brasil e a gravação do álbum “Folia – The Music of Egberto Gismonti” (de Gaia Wilmer Large Ensemble, no qual Jaques era um dos convidados). Desde então queriam fazer algo juntos, e foi durante a pandemia que nasceu a ideia de homenagear Caetano Veloso.
Em 2022, em parceria com a gravadora Biscoito Fino, Gaia Wilmer e Jaques Morelenbaum montaram uma banda formada por duas flautas, um clarinete, três saxofones, cello, guitarra, sanfona, baixo e bateria, e começaram a desenvolver arranjos para o repertório. Mônica Salmasobrilha em “Um dia” e na faixa título do álbum. Depois do lançamento nas plataformas, Trem das Cores ganhará versão física, prevista para setembro.

Jaques Morelenbaum é violoncelista, compositor, arranjador e produtor musical. Colaborou com nomes importantes da música brasileira, como o próprio Caetano, além de Tom Jobim, Gilberto Gil e Egberto Gismonti. Gravou e fez arranjos para diversos discos importantes da música brasileira. Atuou em duo e trio com Ryuichi Sakamoto, e no quarteto Jobim-Morelenbaum.
Gaia Wilmer é saxofonista, compositora, arranjadora e produtora musical. Se divide atualmente entre o Brasil e os Estados Unidos, e vem se destacando no cenário do jazz contemporâneo. Já colaborou com Egberto Gismonti, Ra- Kalam, Bob Moses e Frank Carlberg, entre outros.
Repertório:
TRILHOS URBANOS (Caetano Veloso)
TREM DAS CORES (Caetano Veloso)
Part. Mônica Salmaso
QUEIXA (Caetano Veloso)
MINHA VOZ, MINHA VIDA (Caetano Veloso)
CANTO DO POVO DE UM LUGAR (Caetano Veloso)
LUZ DO SOL (Caetano Veloso)
TROPICÁLIA (Caetano Veloso)
UM DIA (Caetano Veloso)
Part. Mônica Salmaso
A TERCEIRA MARGEM DO RIO
(Caetano Veloso/ Milton Nascimento)
Ficha Técnica – Trem das Cores
Gaia Wilmer – Sax Alto e Arranjos
Jaques Morelenbaum – Cello e Arranjos
Maiara Moraes – Flauta, Flauta em Sol e Flautim
Aline Gonçalves – Flauta, Flauta Baixo e Flautim
Gustavo D`amico – Sax Soprano (faixas 2, 6 e 9)
Eduardo Neves – Flauta, Flauta em Sol, Sax Tenor
Rui Alvim – Clarinete e Clarone
Pedro Franco – Guitarra
Vitor Gonçalves – Acordeom
Pablo Arruda – Baixo Elétrico e Acústico
Diego Zangado – Bateria e Percussões
Engenheiro de gravação e masterização – Lucas Ariel
Estúdio de gravação, mixagem e masterização – Biscoito Fino
Produção musical: Gaia Wilmer e Jacques Morelenbaum
Autora:
Belinha Almendra