Desde os anos 80, a cena musical sempre esteve ligada ao DNA da Galeria São Paulo,
liderada por Regina Boni, agora nomeada como Galeria São Paulo Flutuante
As Sessões Flutuantes, uma série de apresentações, performances e encontros musicais dentro de uma galeria de arte, chega na sua vigésima edição. E para comemorar, acontece o show acústico gratuito do músico Marcelo Cabral neste sábado, dia 22 de julho de 2023, a partir das 20h, na Galeria São Paulo Flutuante, na Barra Funda, em São Paulo.
Necessário confirmação de presença pelo whatsapp da galeria (11 94907-9892) e tem limite de 60 pessoas por show. A curadoria é do músico e artista plástico Manu Maltez (que também assina o cartaz de todas as edições) e da produtora e poeta piauiense Elizabeth Araújo.
O projeto busca uma nova relação com a música ao vivo através de uma experiência diferente. Os shows acontecem em meio a uma exposição de arte em um formato acústico ou semi-acústico (a galeria possui uma acústica muito favorável, ressoando como um templo). A ideia é criar uma cena intimista cujo formato cênico privilegie o encontro entre as pessoas e entre linguagens artísticas diversas.
As Sessões começaram em setembro de 2022, conectando artistas de diferentes movimentos, cenas e gerações, assim como Assucena, Alessandra Leão, Julia Abs, Victória dos Santos, Maurício Pereira, Samuca e a Selva, Arrigo Barnabé, Carlos Careqa, Mário Manga, Rodrigo Campos, Manu Maltez, Suzana Salles dentre outros que se apresentaram na galeria. Até uma noite da SIM São Paulo fez parte de uma das Sessões Flutuantes, com mais de vinte artistas se apresentando em formato de sarau.
Sobre o músico
Marcelo Cabral é músico, produtor e diretor musical, arranjador, compositor e multi instrumentista (contrabaixo acústico e elétrico, violão 7 cordas, guitarra e sintetizador). Acompanha, trabalha e cria ao lado dos artistas Rodrigo Campos, Romulo Fróes, Alessandra Leão, Kiko Dinucci, Thiago França, Criolo, Mauricio Takara, Sessa, Juçara Marçal, Maria Beraldo, Mariá Portugal, Daniel Ganjaman, Elza Soares e das bandas Passo Torto (vencedor do 23º e 25º Prêmio da Música Brasileira como Melhor Grupo nos discos “Passo Torto” e “Passo Elétrico “) e Metá Metá nos discos “Metal Metal”, “MM3”, “Alakorô – com Tony Allen”, “Metá Metá EP3”, “Gira – Trilha Sonora Original do Espetáculo Grupo Corpo”, além de ter gravado e acompanhado os mestres da música africana Tony Allen e Mulatu Astatke.
Sobre a galeria
A galeria São Paulo existe desde a década de 80 e foi fundada pela marchand e estilista Regina Boni, conhecida por seu papel atuante no movimento Tropicalista e pela coragem e olhar aguçado no mercado das artes no Brasil. Artistas como Hélio Oiticica, Baravelli, Megumi Yuasa, Wesley Duke Lee, Leda Catunda, Leonilson, Lygia Clark, Cecília Canalle e José Rezende têm suas trajetórias intimamente ligadas à galeria São Paulo. A proximidade com a música foi desde sempre uma das características da galeria que sempre promoveu encontros musicais dentro de seu espaço. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Paulo Moura foram alguns dos artistas a se apresentar em seu antigo espaço, que ficava na avenida Estados Unidos, nos Jardins.
Em 2020, a galeria ganhou um novo sócio, o artista Manu Maltez – que agora é apenas um colaborador, e transferiu-se para a Barra Funda, um bairro histórico e em efervescência em São Paulo, com cada vez mais galerias de arte, espaços culturais, ateliês, bares e restaurantes.

SERVIÇO RÁPIDO
Sessões Flutuantes com o músico Marcelo Cabral
curadoria: Manu Maltez e Elizabeth Araújo
show: dia 22 de julho de 2023 (sábado), a partir das 20h
agendamento prévio: (11) 94907-9892
proibido: bebida alcoólica e alimentos
quanto: gratuito
limite: 60 pessoas
local: Galeria São Paulo Flutuante
rua brigadeiro galvão, 130
barra funda – são paulo – sp – 01151-000
metrô: estação Marechal Deodoro (L3 – vermelha)
redes sociais
Marcelo Cabral @cabralha
Galeria São Paulo Flutuante @sp_flutuante
Manu Maltez @manumaltez
Elizabeth Araújo @apoematica
créditos
Manu Maltez (arte)
José de Holanda (foto)
Autor:
Erico Marmiroli