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sábado, 27 de abril de 2024

Nestlé otimiza processos de integração e economiza 500 horas de trabalho em RH

Buscando digitalizar o processo de integração de novos colaboradores, a Nestlé trabalhou com a Workverse e atingiu uma taxa de sucesso de 95%, além de tornar o processo mais amigável para mais de 5 mil colaboradores em seu primeiro dia

São Paulo, julho de 2023 – O processo de integração de novos colaboradores nas empresas é sempre um grande desafio, em que devem ser priorizados qualidade, alinhamento com a cultura e o propósito da companhia, além dos temas mais relevantes para o dia a dia no trabalho. Uma integração bem-feita é a chave para que os colaboradores criem um ambiente propício para o desenvolvimento dos projetos e a própria performance. Nesse contexto, a Nestlé buscava proporcionar uma melhor experiência de integração e reduzir o tempo das pessoas, tanto da equipe de recursos humanos quanto dos novos talentos. Para isso, a empresa buscou uma solução que reduziu em 500 horas o tempo de mais de 5 mil novos colaboradores, alcançando uma taxa de sucesso de 95%. 

Para facilitar o processo de integração, a Nestlé trabalhou com a Workverse, uma plataforma que ajuda empresas a humanizarem o processo de admissão e onboarding dos colaboradores de forma digital e gamificada. “Com o formato híbrido de trabalho, passamos a enfrentar novos desafios, entre eles, garantir o bem-estar dos colaboradores, a integração entre eles, a vivência da cultura organizacional, a compreensão das atividades e a permanência de novos talentos. Com esse intuito, investimos em um novo processo de integração que otimiza toda a jornada do colaborador. Agora, o processo é mais fluido e personalizado, proporcionando uma nova experiência às pessoas que chegam na empresa.”, explica Izabel Azevedo, Diretora de Talento e Cultura da Nestlé.

“O maior desafio da Nestlé era digitalizar o processo de integração de novos colaboradores. Para os treinamentos obrigatórios já havia uma ferramenta de LMS (em inglês, Learning Management System), que é um sistema de gestão de aprendizagem. Porém, as soluções LMS não atendem as etapas iniciais de acolhimento e orientação dos novos funcionários. Esse processo de acolhimento e orientação era realizado por meio de palestras presenciais, ministradas pelos líderes mais seniores de cada área, e podia durar até duas semanas”, comenta o CEO da Workverse, Daniel Uchôa.

Ao incluir mais de 400 novos colaboradores em seu Workverse todos os meses, a Nestlé economizou mais de 500 horas por mês de seu time de Recursos Humanos e mais de 60 horas mensais do recém-contratado. Além disso, a redução da participação do time em processos de treinamento trouxe mais oportunidades para a Nestlé, que agora possui menos demandas operacionais relacionadas à integração de novos colaboradores.

Onboarding: Impactando nossas pessoas

Com a nova integração unificada da Nestlé, a experiência de integração via vídeobot alcançou 98% de satisfação. Além disso, ela é aprovada por todos os níveis de cargos, obtendo nota 95 em seu eNPS (em inglês, Employee Net Promoter Score, uma métrica incorporada pelo RH para medir o nível de satisfação dos funcionários). Desde fevereiro de 2021, a Nestlé do Brasil já conseguiu tornar o ambiente amigável e a experiência harmoniosa      do primeiro dia de mais de 9.000 colaboradores, os inserindo no processo de maneira divertida e acessível. Esse processo impacta, hoje, 32 unidades de negócios da Nestlé. 

“Transformamos todo o material das palestras e todos os conteúdos e informações em uma experiência imersiva gamificada de acolhimento em que o novo colaborador pode navegar na história e cultura da empresa, conhecer as áreas, aprofundar sobre os benefícios, obter credenciais, acessos e materiais de trabalho, entender sobre seu desenvolvimento na organização, e assim por diante, mesmo antes do primeiro dia, sem ainda ter e-mail corporativo, acessando do seu celular do sofá da sua casa”, explica Carolina Pereira Guimarães, COO e Co-Founder da Workverse.

Para ela, existe uma importância muito grande em realizar este trabalho com uma empresa como a Nestlé e atingir resultados tão expressivos como, por exemplo, reduzir o tempo para produtividade em 80%. “Esse trabalho nos faz quebrar alguns tabus, como o que acha que uma solução de LMS atende a necessidade de acolhimento e orientação dos primeiros dias, ou que pessoas de baixo nível educacional não têm boa adesão às novas tecnologias, ou que este tipo de tecnologia não funciona em dispositivos de mais baixo custo ou em regiões do país com infraestrutura de internet mais limitada”, complementa.

Mais de 30 mil colaboradores tiveram suas vidas impactadas positivamente pelas experiências da Workverse, com nível de satisfação NPS (pontuação das chances de promoção ou recomendação) médio de 96. Além disso, a Workverse foi a única startup brasileira a ter seu produto, o videobot, reconhecido como uma das 100 tecnologias de maior potencial de impacto no mundo, pelo MassChallenge Boston em 2020, um programa suportado pelo MIT e governo dos EUA. “Vemos o RH como o acelerador do progresso humano, uma vez que ideias inovadoras só podem vir de pessoas. E para atrair esses novos talentos, as grandes empresas têm a necessidade de transformar seu processo de admissão e onboarding de novos colaboradores, criando uma jornada unificada e fluida, com uma experiência memorável. Viemos para ajudar, atuando desde a fase de design thinking, criação e implantação de ambientes virtuais imersivos e humanizados, criados sob demanda para cada empresa. Fechamos o último ano com o faturamento de R$4M e a expectativa para 2023 é de dobrar de tamanho novamente. O mercado já está nos posicionando como referência global em experiências digitais, imersivas e gamificadas para o RH. Já temos grandes clientes no México e países da América Latina, e projetos avançando nos EUA e Europa”, finaliza Daniel Uchôa.

Sobre a Workverse

Desde 2009 no mercado com outra marca e foco, a startup pivotou em 2018 e passou a atuar de forma inovadora como uma HRTech para seleção, admissão e onboarding. A Workverse é responsável por transformar a experiência do novo colaborador de grandes organizações, unificando toda a jornada de seleção, admissão e onboarding. Entre os clientes em destaque da Workverse estão: Nestlé, Vivo, Pepsico, Porto Carrefour, Ericsson, Novartis, EDP Energia, etc.

Combinando inteligência artificial, gamificação e storytelling para transformar a relação de trabalho globalmente, ao longo da jornada impactaram mais de 30.000 de vidas em mais de 20 enterprises, colecionando no portfólio diversos líderes globais e algumas das principais empresas da Fortune 500. A Workverse também obteve reconhecimento por diferentes órgãos e programas no Brasil, como Cubo, no Brasil, Wayra, na América Latina e Europa,  e em 2020 foi a única brasileira selecionada para o Masschallenge, um programa apoiado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pelo governo americano em Boston nos EUA.

Sobre a Nestlé  

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição, saúde e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 32 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição, saúde e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 32 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Autora:

Maria Fernanda

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