Início Jurídico Consumidor Realizada no Rio pelo Procon Carioca, 30ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional...

Realizada no Rio pelo Procon Carioca, 30ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor discutiu temas que afetam o consumidor

0

Questões como planos de saúde, superendividamento, mínimo existencial, fake news e novas tecnologias foram debatidas durante o evento

Pela primeira vez o Rio de Janeiro foi palco da Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com os membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e discutiu temas que afetam a vida dos consumidores. O evento foi organizado na cidade pelo Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, em 01 e 02 de junho, no LSH Hotel, na Barra da Tijuca.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou da mesa de abertura, em que estiveram presentes também o secretário Nacional do Consumidor Wadih Damous; o diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa; o secretário municipal de Cidadania, Renato Moura, e o presidente do Procon RJ, Cássio Coelho.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, ressaltou a importância da parceria entre os órgãos para garantir a proteção e a defesa dos consumidores brasileiros. Ele destacou a atuação dos Procons em todo o Brasil no Mutirão do Preço Justo, coordenado pela Senacon, no último dia 24 de maio, para monitorar o preço dos combustíveis em todo o país e reforçou o compromisso de o Senacon lutar por pautas que afetam especialmente os mais vulneráveis, como a questão dos consignados.

O prefeito Eduardo Paes celebrou a realização da 30ª Reunião do Senacon no Rio e enfatizou a parceria entre as instituições. “Queria saudar, esse diálogo, essa troca. O fortalecimento institucional é muito importante para todos nós brasileiros e aqueles que defendem a democracia e as instituições da república”, declarou.

O diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa, ressaltou a importância dessa interação. “Isso demonstra o compromisso da cidade do Rio de Janeiro, de dialogar permanentemente, estar em contato com todo o Sistema e poder implementar políticas públicas dessa natureza”, afirmou.

O SNDC reúne mais de mil instituições, como os Procons de todo o Brasil, Defensorias Públicas, Ministério Público, OAB e entidades civis.

A reunião da SNDC trata da definição de todas as relações de consumo no país. Nesta edição, foram discutidas pautas como superendividamento, mínimo existencial, planos de saúde, fake news, novas tecnologias e proteção de dados, entre outros temas.

Nestes encontros, o SNC analisa conjuntamente os desafios enfrentados pelos consumidores para que seja possível estabelecer estratégias de ação, tais como, fiscalizações conjuntas, harmonização de entendimentos e elaboração de políticas públicas de proteção e defesa do consumidor.

Fotos: Flávio Salgado

Autora:

Claudia Mastrange

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile