Nos dias atuais os empresários enfrentam inúmeros desafios para manter seus negócios operando de forma lucrativa, afinal, encaram uma concorrência acirrada, consumidores exigentes e um mercado dinâmico, com o qual precisam se adaptar.
Mas como fazer com que o sonho do negócio próprio não se torne um verdadeiro pesadelo?
Não existe uma fórmula mágica, ou uma receita pronta a ser seguida, entretanto, alguns pontos merecem grande atenção. Um desses pontos cruciais para sua empresa é o Marketing. Infelizmente, muitos empresários ainda tratam o marketing de forma superficial, apostando todas as fichas na propaganda, que atualmente acaba se resumindo nas redes sociais. Essa fase também faz parte do marketing e sim, também é importante, mas é apenas o “topo do Iceberg”, ou seja, essa é a parte conhecida por todos, onde o senso comum predomina. Mas os empresários precisam ter ciência que existe muito mais a ser pensado, planejado e construído para estratégias de marketing eficientes e com resultados que colaborem com o alcance dos objetivos da sua empresa.
Como passos iniciais, para sua empresa definir ou mesmo redefinir o seu marketing envolve:
- Dedique atenção em conhecer seu público-alvo: É importante entender o consumidor ouvindo-o atentamente. A empresa deve se esforçar para perceber o que o cliente realmente busca ao procurar pelo produto.
- Perceba o que seus concorrentes têm feito: Reconhecer as melhores práticas dos concorrentes e se esforçar para garantir a competitividade do negócio é fundamental para conquistar espaço no mercado.
- Foque nas soluções oferecidas: A empresa não vende apenas produtos, mas também soluções para o cliente. É essencial reforçar os benefícios e comunicar claramente o que a empresa está oferecendo.
- Considere o público-alvo ao criar campanhas: Ao divulgar o negócio, é importante ter em mente o público-alvo e destacar as soluções que a empresa oferece. Manter consistência na estratégia de marketing é crucial para que o negócio seja visto, lembrado e escolhido.
Mesmo que a empresa já esteja atuando no mercado há muitos anos, é importante fazer essa reflexão e buscar novas ideias para otimizar o negócio. Não é necessário ter um departamento exclusivo de marketing, mas é fundamental que esses princípios sejam
incorporados no cotidiano de todos na empresa.
Autoras:
Samaira Carla Wuicik – Mestranda em Administração na área de Estratégias de Marketing. Administradora de Empresas, especialista em Gestão de Processos Gerenciais, Gestão em Marketing Organizacional, Alternativas para uma Nova Educação e Processos Inovadores de Ensino e Aprendizagem.
Tatiana dos Santos Pereira – Mestranda em Administração. Administradora de Empresa, especialista em Gestão Pública, Gestão Financeira e Contábil, Gestão Estratégica e de Negócios, Controladoria e Finanças Empresariais.
Boas palavras, adorei seu blog. Referente a isso tem um Programa que pode dar ainda mais força a essa ideia ajudando na parte de marketing trazendo centenas visitas diarias de forma organica para sites e blogs, se chama Programa Classificados Grátis PCG esse Software serve para anunciar de forma automática em mais de 350 sites de Classificados online Grátis. Tenho certeza que vai ser de grande utilidade … Até logo.