26.8 C
São Paulo
quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Deixe a casa mais quentinha e acolhedora no Inverno com dicas simples e práticas

Seja a partir de uma decoração aconchegante ou da iluminação mais quente, a Yamamura apresenta várias ideias para aproveitar essa época do ano

Muitas pessoas simplesmente amam o Inverno! Afinal, a estação proporciona o cenário perfeito para curtir o lar e família. Seja para ver um filme, ler um novo livro ou apenas descansar o corpo e a mente, o importante é viver o melhor dessa estação – que sempre pede um pouco de pausa. Tais momentos podem ficar ainda melhores se a casa tiver uma decoração que proporcione bem-estar e acolhimento. Por isso, a megastore Yamamura aproveita a chegada do Inverno para trazer dicas que combinam bastante com esse clima.

Na hora de decorar…

Sempre busque elementos que tragam a sensação de calor, tais como almofadas, tapetes, mantinhas, sofás, poltronas e acessórios com tecidos mais felpudos e quentes. Também abuse dos tons terrosos, amadeirados, ou mais escuros, que além de elegantes, também combinam com a estação. 

Na primeira imagem, a poltrona em veludo verde atrai os olhares na decoração. Na segunda foto, a bela composição entre a arandela delicada e a espécie Lírio da Paz / Projeto de Kaleidoscope Arquitetura e fotos de Emerson Rodrigues

Essência do Natural

Criar um mix de elementos naturais como madeira, couro, plantas diversas e fibras pode criar uma atmosfera agradável nos ambientes. Porém, para aqueles que preferem pontos de cor, também é possível incluir tons vibrantes em alguns para dar alegria, (principalmente em peças decorativas ou em um cantinho especial).

Neste projeto, os pontos de destaque são as almofadas aveludadas e o quadro na cor magenta /Projeto da arquiteta Gigi Gorenstein e foto de Emerson Rodrigues

Na hora de iluminar…

Falando de Inverno, a temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) é essencial para garantir a sensação de conforto, principalmente em quartos, salas e demais áreas de convivência. Outra dica é utilizar a iluminação indireta (mais suave), a partir de plafons ou sancas de gesso iluminadas. Também é possível criar o efeito “meia luz”, com peças como arandelas, abajures e spots em pontos estratégicos. Aliás, luminárias dimerizáveis (aquelas que controlam a intensidade da luz) são muito bem-vindas! 

Alguns modelos de arandelas proporcionam uma luz indireta e mais tranquila / Projeto da arquiteta Tatiana Valerio e foto de Emerson Rodrigues

Iluminando cômodo a cômodo!

Sala de Estar – Lustres e plafons na cor âmbar são ótimos para aumentar a sensação aconchego. Luminárias de piso, mesa ou arandelas também são excelentes opções para uma iluminação mais intimista nos espaços de leitura ou descanso.

Relax em casa – A luminária de piso em madeira e os elementos em tons neutros e terrosos criaram uma ambientação harmônica / Projeto de H.Ortis Arquitetura e foto de Emerson Rodrigues

Sala de Jantar: Lustres e pendentes são sempre muito elegantes nesse espaçoInvista em peças com acabamentos em madeira ou cobre para tornar o ambiente ainda melhor.

Tons amadeirados mais escuros criam um contraste interessante com os pendentes na decoração da sala de jantar / Projeto de interiores da Traço 68 Arquitetura com foto de Emerson Rodrigues?

Home Office: Aposte em luminárias de mesa (especialmente nos modelos flexíveis ou dobráveis) que proporcionam conforto visual. Conte também com outras peças como as luminárias centrais – que realizam a iluminação principal do ambiente (caso de plafons, trilhos com spots, lustres e pendentes). A recomendação é por uma luz de temperatura neutra (4000K), que contribui com a concentração, mas mantém o bem-estar.

Home office ou quarto? Os dois! Nesse ambiente é possível encontrar várias soluções em iluminação, como a luminária de mesa, os pendentes e a luzes de led / Projeto de Fan Interior Design e foto de Emerson Rodrigues

Quarto: Abajures, pequenos pendentes, luminárias de piso ou arandelas em madeira, metal ou tecido trazem muito romantismo ao décor do quarto. Uma luz gostosa, de preferência com uma peça dimerizável, colabora para o momento que antecede ao sono.

Cozinha/ Área Gourmet: Utilize plafons para a iluminação geral, além de pendentes nas bancadas americanas. Peças na cor terracota ou em madeira tem tudo a ver com o clima da estação. Fitas de led instaladas junto à marcenaria também tornam o ambiente mais bonito e funcional. 

A bancada foi iluminada com um trio de pendentes Yamamura / Projeto de interiores da Traço 68 Arquiteturacom foto de Emerson Rodrigues

Sobre a Yamamura

A Yamamura, considerada a maior megastore do segmento de iluminação da América do Sul, com 50 anos de história, prioriza a sua proximidade com os seus clientes. Através de seu time de especialistas em iluminação, com toda a expertise técnica, a empresa contribui com as melhores escolhas de iluminação para os lares brasileiros. Com milhares de itens de altíssima qualidade, além de peças exclusivas, a equipe da rede seleciona cada opção de produto com um olhar atual, para surpreender cada vez mais o público que visita as suas lojas.

Tanto para os consumidores finais, quanto para profissionais da área, arquitetos, decoradores e lighting designers, a empresa disponibiliza um departamento próprio de criação com profissionais capacitados para compartilhar todo o seu conhecimento nas mais avançadas plantas luminotécnicas. Sempre se reinventando, a marca está atenta às novas tendências da iluminação e do design do Brasil e do mundo.

A Yamamura possui lojas cinco lojas em SP: Rua da Consolação, Shopping Lar Center, Campinas, São Bernardo do Campo e, a sua mais nova loja em Santo André, além do e-commerce: www.yamamura.com.br, com vendas para todo o Brasil.

Autora:

Glaucia Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio