16.1 C
São Paulo
sábado, 29 de junho de 2024

Conheça as 5 maiores festas juninas do Brasil

As festas juninas acontecem por todo o território nacional, mas as melhores e maiores são celebradas no Nordeste do país

O povo brasileiro aguarda ansiosamente pelos principais feriados do calendário. Afinal, grande parte das datas envolvem festas e celebrações. Segundo a pesquisa A Festa Perfeita, 39% dos brasileiros não veem a hora do próximo feriado.

Isso inclui as tradicionais comemorações juninas, presentes em todos os cantos do país.

São tantas opções que fica difícil escolher só uma. Dentre as milhares que acontecem anualmente no país, 5 se destacam. Confira a seguir!

1. Festa de São João em Campina Grande

A lista começa com o São João da cidade de Campina Grande-PB, distante 126 km da capital João Pessoa. A primeira edição aconteceu no dia 4 de junho de 1983, e logo na entrada já havia uma placa com os dizeres: “O Maior São João do Mundo”.

A partir de 1984, a festa passou a durar 30 dias, com início no dia 2 de junho e término no dia 1º de julho. Desde então, a fama da comemoração não parou de crescer, entrando no calendário do Instituto Brasileiro de Turismo, atual Embratur.

Em 1986, a prefeitura decidiu construir um monumento gigantesco em formato de fogueira, símbolo da festa de São João. Porém, a construção é conhecida como “Pirâmide do Parque do Povo”, local onde acontecem as festividades.

A cidade cenográfica faz parte da comemoração desde 1999, tornando-se uma  das principais atrações do evento. A mais recente mudança ocorreu em 2017, quando foi implementado o palco 360º.

2023 marca os 40 anos do São João de Campina Grande. A edição vai do dia 1º de junho até 2 de julho, e conta com shows todos os dias. Dentre os principais nomes: Gusttavo Lima, Alok, Wesley Safadão, João Gomes e Léo Santana. 

Para aguentar tantos dias de festa é preciso estar alimentado. E sobram opções nas centenas de barracas presentes no Parque do Povo. Delícias feitas com milho são destaque, tido como o combustível do São João.

Diversos ambulantes vendem pamonha, curau, milho na espiga e pastel com massa de angu, que também leva milho. O quitute, recheado de carne, bacalhau ou camarão, combina com cervejas tipo Lager. Afinal, uma cerveja mais suave harmoniza melhor com frituras.

2. Festa Junina de São João de Caruaru

Assim como o festejo paraibano citado acima, a Festa Junina de São João de Caruaru também é considerada a maior do mundo. Aliás, vale citar que as duas disputam o título de maneira sadia.

Além de ser uma das maiores, a festa está entre as mais antigas. As primeiras festividades na região de Caruaru, interior de Pernambuco, aconteceram em 1854, quando o São João se dava nas áreas rurais e em família.

As comemorações na Capital do Forró ganharam notoriedade de 1970 em diante, época em que a prefeitura começou a investir no evento.

O Pátio Luiz Gonzaga, o tão famoso Pátio do Forró, foi construído para a edição de 1995. Desde então, o local serve de palco para as atrações do São João.

Mas a festa não fica só no Pátio: ela abrange 12 povoados e vilas de Caruaru, como no polo Azulão, polo do Repente e polo São João na Roça. Os ambientes são independentes, cada um com atrações diferentes.

A edição de 2023 tem 65 dias de duração, iniciando em 28 de abril e terminando somente no dia 1º de julho. O Pátio do Forró terá shows de Ivete Sangalo, Luan Santana, Gusttavo Lima, Aline Barros, Joelma e outras grandes atrações.

Uma das marcas registradas do São João de Caruaru são as comidas gigantes, fundamentais para manter a energia durante o evento. Estima-se que a tradição começou por volta de 1999, com a criação da pamonha gigante. Na sequência, veja outras delícias feitas em tamanho família:

  • Bolo gigante de milho;
  • Canjica gigante;
  • Tapioca gigante;
  • Maior broa do mundo;
  • Maior pé de moleque do mundo;
  • Maior milho cozido do mundo;
  • Maior dobradinha do mundo.

No caso do milho cozido e servido com manteiga, cervejas do tipo Pilsen, leve e de amargor médio-baixa intensidade, são uma boa pedida . Já a dobradinha vai bem com cervejas Stout, devido ao sabor forte e marcante da carne utilizada no prato.

3. Bumba Meu Boi

A lista segue com o Bumba Meu Boi, celebrado todos os anos no Maranhão. A festa, Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, é fruto de uma mistura de culturas africanas, indígenas e europeias com a lenda de um boi e a devoção a São João, São Pedro e São Marçal.

O Bumba Meu Boi é comemorado na capital São Luís e no interior do estado desde o século XVIII. Os grupos, também chamados de sotaques, possuem suas próprias características, com roupas, cores, instrumentos, ritmos e coreografias particulares, tornando a festa perfeita. Eles se apresentam em diferentes arraiais, espalhados por todo o estado.

Em 2023, as celebrações ocupam 66 dias, desde maio com o “Maranhão dos Reencontros” até o dia 30 de julho. E a principal atração são os grupos de Bumba Meu Boi, que se apresentam nos arraiais e praças.

Sobre os pratos típicos consumidos por lá, destacam-se os feitos a base de peixes e frutos do mar, como camarão, siri e caranguejo. E, claro, cuscuz de milho, macaxeira cozida e queijo coalho.

Receitas com peixe e frutos do mar podem ser acompanhadas por cervejas Light Lager suaves, leves e populares no Brasil. Ou a combinação pode envolver uma Pilsner, mais intensa que a Light Lager.

4. Encontro Nacional de Folguedos

Enquanto isso, o Encontro Nacional de Folguedos acontece no Piauí, mais precisamente na capital Teresina. A celebração reúne uma série de apresentações: quadrilha, shows musicais, grupos folclóricos e o Bumba Meu Boi.

O Encontro acontece tradicionalmente em agosto, na Vila Olímpica do Estádio Albertão. O evento é curto, se comparado aos demais desta lista, durando cerca de 4 dias.

A praça de alimentação oferece opções variadas de comidas típicas, como paçoca, carne de sol, baião de dois, panelada, sarapatel e Maria Isabel, que leva arroz e carne cozida. Para acompanhar o baião de dois, por exemplo, que tal cervejas com notas carameladas, como Brown Ale e American Amber.

5. Festa de São João de Aracaju

A Festa de São João de Aracaju, também chamada de Forró Caju, é comemorada na capital de Sergipe. O maior evento junino do estado acontece na Rua São João há mais de 100 anos.

Atualmente, o Forró Caju se dá na praça Hilton Lopes, situada na região central de Aracaju. A edição de 2023 tem início em 29 de junho, dia de São Pedro. Nomes como João Gomes, Alceu Valença, Calcinha Preta, Zé Ramalho e Joelma são presenças confirmadas no evento.

Além de muita música e cultura, a celebração é recheada de quitutes típicos de festas juninas e comidas regionais. É possível experimentar moqueca, feijoada sergipana e escondidinho de macaxeira com charque.

Se a ideia for experimentar uma moqueca tradicional do Sergipe, que tal uma Pilsen bem geladinha? A bebida combina com o prato, tornando-se a dupla perfeita.

Autora:

Mariana Monteiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio