Em 2021, o eBay tornou-se emblemático ao afirmar ter gerado mais de US$ 5 bilhões de receita com suas APIs desde o primeiro lançamento, em 2015. A empresa atribui o sucesso ao modelo de Know Your Developer (KYD), ou conheça seu desenvolvedor, utilizado para desenhar a implementar as APIs em quatro grupos:
– Sell APIs: funcionalidades criadas para a jornada do usuário vendedor de produtos dentro da plataforma.
– Buy APIs: permitem que os parceiros da plataforma façam a curadoria correta dos produtos que mais se encaixam no seu modelo de negócios. Aqui, é possível até mesmo que os usuários finais dos parceiros transacionem de forma transparente, sem acessar o site do Ebay diretamente.
– Commerce APIs: conjunto de APIs que possuem funcionalidades comuns tanto para vendedores quanto para compradores.
– Developer APIs: funcionalidades de integração, por exemplo, para que o desenvolvedor saiba o limite ou a quantidade de dados utilizados nas chamadas.
O eBay afirma que a classificação criada foi fundamental para aplicar a proposta de valor à jornada de cada uma dessas personas e contextos de uso: ela ajuda os vendedores a determinarem a melhor categoria do eBay para oferecer cada item de estoque para venda em um mercado do eBay selecionado, além de apoiá-los na seleção de categorias de itens a serem incluídos em uma campanha ou promoção. Também fornece informações sobre os aspectos a serem incluídos na definição de um item de estoque em determinada categoria.
Essa metodologia, porém, é apenas um dos segredos da empresa e o pontapé inicial para lançar produtos de sucesso. A operação das APIs e a gestão de melhoria contínua não podem ser deixadas de lado: além de realizar rodadas de feedback para os seus beta users, com workshops para mapear melhorias de implantação e operação periodicamente, o time eBay também sugere estes cinco pilares de boas práticas:
· Pilar 1: Dê as ferramentas certas. Pense em blocos de construção, feeds de API, notificações de eventos, SDKs, soluções para widgets, etc. Confira quais ferramentas de design de API estão disponíveis para você.
· Pilar 2: Foco na Satisfação do Cliente. As APIs precisam ser intuitivas e fáceis de entender e consumir porque são feitas para desenvolvedores humanos. E essa satisfação do cliente é uma das métricas cruciais para medir o sucesso do programa porque ajuda a simplificar a integração.
· Pilar 3: Documentação impecável. O contrato da API deve ser intuitivo e fácil de entender; os desenvolvedores não devem estudar a documentação para saber como integrar com as APIs. No entanto, a documentação é essencial para contar uma história.
· Pilar 4: Suporte. Arme seus desenvolvedores com suporte técnico razoável, tenha fóruns e vários pontos de comunicação e conexão para eles acessarem. O que leva ao quinto e último pilar, que é o crescimento.
· Pilar 5: Crescimento. Só porque as APIs já foram lançadas ao mercado, não significa que o ciclo terminou. A equipe deve continuar inovando e crescendo com os negócios e levar a sério o feedback dos usuários.
O eBay encoraja que cada empresa encontre a própria “proposta técnica de valor”, ou seja, que seja capaz de construir um portfólio consistente de APIs e até “perca” algum tempo tentando alinhar e desenvolver conceitos, padrões e boas práticas.
Boa governança sustenta a visão técnica
Monetizar a API é a última etapa do processo de produtização. Existe uma série de variáveis anteriores ao processo que faz a API ser viável técnica e operacionalmente.
“No eBay, acreditamos que tudo o que se aplica à API pública também deve se aplicar às APIs privadas internas, e a boa governança é como fazemos isso”, afirmou Tanya Vlahovic, head of the Developer Ecosystem & Lead API Architect no eBay em 2018.
Boas organizações com um forte programa de governança realmente criam uma visão técnica para a API, incluindo preocupações como vocabulário, consistência de novos versionamentos e padrões que ajudam em todo o processo de governança. Praticar uma boa governança como o eBay garante que cada API criada deve se adequar a essa versão técnica, assim como o processo deve ser transparente e objetivo para os usuários.
O segredo é achar o equilíbrio entre uma forte governança e o empoderamento dos times para que inovem constantemente. Quer saber mais sobre monetização de APIs e aprender sobre APIs na prática? O livro da Jornada Colaborativa já está disponível para compra no site da Editora Brasport. Boa leitura!
Sobre o Bankly
O Bankly é uma plataforma de Banking as a Service com sua própria licença bancária. Seu propósito é descentralizar a oferta de serviços financeiros permitindo que cada empresa possa virar uma fintech e criar e escalonar suas soluções. Para mais informações, acesse https://www.bankly.com.br/
Autor:
João Pedro