22.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Construções provisórias estão em alta na construção civil e valorizam a sustentabilidade

Reutilização de materiais reduz custos e evita produção de resíduos

A adoção de práticas sustentáveis estão cada vez mais presentes na construção civil. Novas tecnologias, como as construções provisórias, vem ganhando cada vez mais visibilidade por representarem uma alternativa mais amigável ao meio ambiente e também mais econômica.  

Para Tatiana Fasolari, vice-diretora da Fast Engenharia, maior empresa especializada em overlays da América Latina, as infra estruturas temporárias são tendência em grandes eventos e podem ser montadas e desmontadas rapidamente.  

“Ações sustentáveis são um caminho inevitável para o mundo dos negócios. Quanto maior a consciência da mudança, melhor será a imagem da empresa junto aos seus clientes e sociedade”, afirma a especialista.

Um dos estádios construídos para a Copa do Mundo do Catar, o 974, foi totalmente erguido com a utilização de estruturas modulares. Após o mundial, ele será o primeiro estádio da FIFA a ser completamente desmontado. Os materiais serão reutilizados em praças esportivas do país. 

Além da Copa de 2022, o conceito de estrutura provisória já era encontrado em outros campeonatos esportivos realizados pela Fast Engenharia, como a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, as Olimpíadas do Rio, em 2016, GPs São Paulo de Fórmula 1, Jogos Pan-Americanos e ATPs Rio Open.  

“Esse tipo de solução é extremamente sustentável porque garante a reutilização de praticamente todo material, redução de custo na construção e principalmente na manutenção após o evento. O grande desafio deste modelo de negócio é contar com empresas capazes de executar estes projetos dentro dos prazos estipulados pelos comitês locais, que normalmente são extremamente curtos”, pondera Fasolari.

A vice-diretora da Fast Engenharia considera que “a gestão e a experiência da equipe são fundamentais, afinal, não podemos atrasar nem um segundo sequer. O evento tem dia e hora para começar e não é possível a modificação da data de início”. 

Autora:

Daniele Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio