20.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Riscos benefício dos alimentos congelados

Durante esses últimos anos a população está a procura de melhorar ainda mais o seu estilo de vida com hábitos mais saudáveis, seja por questões estéticas ou até mesmo por querer ter uma vida saudável devido o aumento de doenças crônicas não transmissíveis, e com isso o aumento no consumo de refeições congeladas vem sendo significativo nos últimos tempos, por ser algo prático e adaptável ao dia a dia (ANDRADE et al., 2020). O congelamento de refeições é uma das formas mais utilizadas para a conservação dos alimentos que vão ser consumidos durante semanas, ocorrendo assim nesse processo formações de cristais de gelo (SOUZA, et al., 2013). O presente trabalho teve como objetivo, quais os riscos e benefícios dos alimentos congelados para a saúde. Para realização do estudo, foram utilizadas fontes de pesquisa como artigos científicos, sites e revistas que fornecessem informações que possibilitasse a explanação do assunto. Portanto a pesquisa demonstra que os alimentos que são processados e congelados contêm na sua composição geralmente muita sódio, lipídios saturados e carboidratos simples, podendo acarretar a presença de algumas doenças, como doença cardiovascular, diabetes e obesidade. O congelamento também acarreta também na a perda de alguns nutrientes e vitaminas presentes no produto que está sendo congelado (BROGNOLI, 2010). O congelamento adequado dos alimentos é um método bastante confiável, quando é realizado da maneira correta, o alimento sendo processado, manipulado é armazenado da forma correta, irá manter as sua forma organoléptica, por se tratar de um processo que o alimento é exposto a temperatura abaixo do seu congelamento mantendo o alimento conservado evitando que ocorra a proliferação de microrganismos, (BROGNOLI, 2010). Os alimentos congelados também proporcionam para as pessoas que terem uma vida saudável mais tem uma rotina muito corrida à praticidade,(ANDRADE, ET AL 2020).

Palavras-chave: Alimentos congelados, conservação dos alimentos, DTA, microrganismo, descongelamento

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Jamile Couto Sawamuraet al. Análise microbiológica de refeições prontas congeladas. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 14, n. 19, 2020.

BROGNOLI, Mariani Lima. Consumo de alimentos congelados por indivíduos frequentadores de supermercados. 2010.

SILVA,   Rosalina    Aparecida    da.    Ciência    do    alimento: contaminação, manipulação e conservação dos alimentos. 2013.

SOUZA, Michelle et al. Emprego do frio na conservação de alimentos.

Enciclopédia Biosfera, v. 9, n. 16, 2013.

Autora:

Tamara Martins Xavier. Curso de Graduação em Nutrição, Centro Universitário Paraíso, UniFAP, Juazeiro do Norte – CE; E-mail: tamaramartins181@gmail.com

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio