25 C
São Paulo
terça-feira, 18 de junho de 2024

Compactação dos solos e seus procedimentos: à luz de uma analogia construtiva

A compactação dos solos é uma das principais atividades que se desenvolve em obras que envolvem o solo, ou seja, a terra. A maioria das obras na engenharia civil está apoiada e construída sobre o solo ou sobre as rochas. Desta forma, é necessário garantir que o solo seja resistente para não gerar problemas futuros nestas construções. A compactação em si é a redução mais ou menos rápida do índice de vazios de qualquer solo por processos mecânicos, com a principal finalidade de aumentar a rigidez do maciço e tornar o solo impermeável. Esta redução dos vazios ocorre com a expulsão ou compressão do ar que está presente nas partículas de solo.

Difere do adensamento que é um processo de densificação, ou seja, ocorre a expulsão lenta de água dos vazios do solo. Assim, é importante lembrar do conceito de compressibilidade, que é a propriedade do material/corpo em mudar de forma ou volume quando são aplicadas forças externas, forças estas aplicadas por equipamentos mecânicos, e de permeabilidade, que é a capacidade de a água fluir de um ponto de maior carga para um de menor carga por diferença de gravidade. Os principais efeitos que se deseja atingir com a realização da compactação são: Diminuir a permeabilidade do solo; Aumentar a resistência (capacidade de suporte do solo); Diminuir a compressibilidade do solo, o que ocorre após ter sido realizada a compactação; Diminuir a absorção de água. Exemplos da compactação no dia a dia Em geral a compactação é utilizada em aterros de estradas, pois após a execução da terraplenagem é necessário realizar compactação das camadas. Estas camadas abaixo da capa asfáltica englobam as bases, sub-bases e, por fim, a capa asfáltica em si.

Cada camada deve ser corretamente compactada para que futuramente não surjam patologias no pavimento. Dentre os demais exemplos de execução de compactação podem ser citados: aterros sanitários, aterros construídos, muros de arrimo, barragens de terra. A compactação é também realizada em reaterros de valas escavadas a céu aberto e também no fundo de valas. As fundações são apoiadas no solo que devem anteriormente ser compactados e garantida sua estabilidade. Muitas vezes, após o recalque, a ruptura ou desestabilização de um talude de encostas naturais deve ser feita a recomposição por meio da compactação controlada do solo. Nas figuras em anexo apresento dois modelos de compactação de solos.

Fonte:https://www.google.com.br/search?q=compacta%C3%A7%C3%A3o+do+solo+engenhaia+civil&tbm=isch &ved=2ahUKEwibqYOt4cL7AhVfr5UCHe4lCdMQ2-cCegQIA

Referências bibliográficas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9061:1985 – Segurança de escavação a céu aberto – Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT,1985.

CAPUTO, H. P., Mecânica dos solos e suas aplicações, volumes 1, 2 e 3: fundamentos / Homero Pinto Caputo, Armando Negreiros Caputo, J. Martinho de A. Rodrigues. 7.ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2015.

FIORI, A. P. Fundamentos de Mecânica dos Solos e das Rochas: aplicações na estabilidade de taludes. São Paulo: Oficina de textos, 2015.

Autor:

Engeheiro Civil Rinaldo Melo.
Esp. Engenharia de Avaliações e Perícias.
Esp. Engenharia de Produção e Construção e Georreferenciamento de Imóveis Rurais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio