25.3 C
São Paulo
domingo, 12 de maio de 2024

Pizza Lá felicità

O Chef pizzaiolo Leonardo Stefanini ensina a fazer uma pizza criada exclusivamente para Campeonato Mundial de Pizza!

Ingredientes
800gr de farinha 00
100gr de farinha de Sêmola Rimacinata
100gr de farinha integral Mora
10 gr fermento natural desidratado Lievito Madre
650gr de água
25gr sal
25gr azeite

Cobertura
Base de creme de ricota, caccio cavalo e levada ao forno, após cocção finalizada com prosciutto crudo, pickles e geleia de laranja com pimenta .  



Modo de preparo

Mistura as farinhas e o fermento em seguida adicione 90% da água comece a misturar em seguida adicione o sal e continue misturando e sovando até obter uma textura homogênea em seguida adicione o azeite e sove até ficar totalmente lisa e homogênea. Em seguida leve para fermentar por aproximadamente 30 minutos em um bowl fechado com Film . Depois de descansar por 30 minutos faça as bolinhas e deixe fermentar e maturar por pelo menos 5 horas em temperatura ambiente. Após esse processo abra a massa leve ao forno convencional e pré asse por aproximadamente 5 minutos. Na sequência tire do forno deixe esfriar passe o creme de ricota e coloque o caccio cavalo e volte ao forno por mais 5 minutos em seguida finalize com o prosciutto crudo, pickles e a geleia de laranja. Agora é só degustar e se deliciar.

Sobre Leonardo Stefanini

Nascido no interior de São Paulo, Leonardo Stefanini, 38 anos, cresceu acompanhando a família no ramo da gastronomia, os avós cozinheiros e o pai ao comando de um restaurante, desde os 8 anos de idade, já estava inserido dentro da cozinha, e ali começou a sua paixão pela área.

“Em 2008 abri a minha própria pizzaria em Mogi Guaçu, onde consegui absorver mais conhecimento. Passei por muitas cidades, concluí diversos cursos, sendo um deles, o de pizzaiolo pela “Scuola Italiana Pizzaioli” em 2017, massa de longa fermentação, panificação, entre outras. Sinto muito orgulho do profissional que me tornei até aqui”, conta Stefanini.

Hoje, atua como Chef Consultor dentro do segmento de pizzaria em parceria com a Fornoflex, empresa especializada em fornos de alvenaria, passando seus conhecimentos a um público disposto a buscar o que há de melhor nas pizzas e investir nos seus negócios.

Além disso, é membro credenciado pela FIC Brasile (Federazione Italiana Cuochi), que tem como objetivo reunir os profissionais ligados à culinária italiana.

Instagram: @l.stefanini

Autora:

Gabriela Andrade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio