A GeoBots chega ao mercado unindo serviços de geotecnologia, geoprocessamento e inteligência artificial para desenvolver soluções de geointeligência
O Grupo Index apresentou sua mais nova empresa, com a promessa de trazer soluções inovadores para diferentes mercados, unindo os serviços de geotecnologia, geoprocessamento e inteligência artificial para desenvolver soluções de geointeligência. A GooBots é uma startup que tem capacidade de desenvolver e fabricar veículos remotamente pilotados utilizando inteligência artificial, robótica, automação, big data, dispositivos sensoriais, blockchain e outras inovações que possibilitam maior previsibilidade, produtividade e eficiência.
A nova startup é o resultado da união de duas empresas líderes do mercado nos segmentos de geotecnologia e geoprocessamento: o Grupo Index, que gera soluções estratégicas e customizáveis para diferentes setores com destaque para as áreas de florestas, agricultura, mineração e energia; e a ATZ Soluções Aeronáuticas, que tem experiência em desenvolver tecnologia, infraestrutura e segurança para o setor aeronáutico.
De acordo com o CEO do Grupo Index, Rodrigo de Almeida, muitas empresas encontram dificuldades para controle de informações sobre geodados, dificultando a tomada de decisões importantes em suas operações. “Com isso em mente, a GeoBots oferece serviços de coleta e organização de geodados, que com apoio de uma plataforma webgeo própria, permite que nossos clientes tomem decisões mais assertivas e ágeis na nova era digital, a qual só é possível por meio da inteligência artificial”, explica.
A inclusão da inteligência artificial pode deixar os Drones ou outros veículos mais autônomos, reconhecendo padrões de imagens e se adaptando rapidamente a um novo ambiente. Isso reduz a necessidade de interferência humana e o resultado é mais segurança e agilidade nos serviços prestados.
“O uso de inteligência artificial em software e hardware possibilita serviços aplicados com estrutura e baixo custo, dando aos clientes acesso a serviços de alta tecnologia sem a necessidade de Capex. A GeoBots tem o propósito de oferecer serviços de qualidade com tecnologia de ponta para seus clientes, transformando geoinformações em dados acessíveis”, ressalta Roberto Jordan, sócio-sênior da empresa.
Sobre o Grupo Index: Especializado em soluções estratégicas e sustentáveis com base em estudos de mercado, consultoria florestal e ambiental. Com mais de 50 anos de experiência, é composto pelas empresas:
Confal: desenvolvimento de projetos e soluções personalizadas para as necessidades de cada cliente.
Index Florestal: planejamento, gerenciamento e monitoramento de atividades florestais.
Index Ambiental: soluções sustentáveis e inovadoras voltadas à Engenharia Ambiental.
Forest2market do Brasil: líder mundial em serviços de benchmark, custos e análises detalhadas do setor florestal.
MapFOREST: Uma startup spin off do Grupo Index, com foco no futuro da indústria agroflorestal na era 4.0.
GeoBots: Startup que oferece soluções de geointeligência utilizando inteligência artificial, robótica, automação, big data, dispositivos sensoriais, blockchain e outras inovações.
Autoria:
Grupo Index