18.9 C
São Paulo
terça-feira, 14 de maio de 2024

Evviva exibe instalação O Espírito do Lugar na 11? edição da Design Weekend

Tema de campanha baseado no conceito Genius Loci evidencia as raízes da Serra Gaúcha e traz preview da coleção

Um resgate às origens gaúchas, aos costumes e características locais. Fundada em Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande do Sul, a Evviva – empresa de móveis planejados de alto padrão, do Grupo Bertolini – estreia na 11? edição da Design Weekend, em São Paulo, levando sua cultura, história e ancestralidade local, com a instalação O Espírito do Lugar assinada pelos designers Nicole Tomazi e Sergio Cabral.

Baseado no conceito romano “Genius loci”, que se refere ao tema da exposição, os visitantes são convidados a imergir na história da marca e sua relação com a região e quem a habita. Sob o Design Territorial, a exposição é fruto de pesquisas do artesanato local e a definição de técnicas, desenvolvimento e construção do processo entre artesão e indústria. 

Aberta aos visitantes, a Evviva ocupa o espaço da by Kamy Home + UM Coffee Co, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1350, para apresentar O Espírito do Lugar evidenciando como protagonista da exposição, a palha de trigo, matéria-prima fundamental para o desenvolvimento manual da região, escolhida como marco deste eixo artesão e indústria. Utilizada pelos imigrantes italianos para a confecção de acessórios para a lavoura, a trama da palha chamada de Dressa é passada de geração em geração, principalmente por mulheres, que tramam o trigo manualmente em suas casas no interior da Serra Gaúcha. 

“O saber ancestral cria uma relação entre território e salvaguarda cultural, além de trazer características únicas aos produtos. Da união entre a expertise da indústria e a sabedoria artesanal surge a exposição e linha de mobiliários denominada Espírito do Lugar”, explica os designers Nicole Tomazi e Sérgio Cabral.

A instalação

A cenografia instalada em 50 metros quadrados, traz a Dressa, como principal elemento para envolver os visitantes. As tiras das tramas de trigo circundam o espaço, criando um movimento da matéria-prima, que remete o território da Serra Gaúcha. Em um painel ao fundo, o manifesto de todo o conceito e campanha da marca traduz em palavras a arte exposta. No ambiente, o trigo também está presente de forma natural, junto a bolsas de dressa, tão simbólicas a história da imigração italiana no Sul do Brasil.

Além da exposição estática, o espaço também conta com a exibição de vídeos, em forma de documentário, que mostram a produção das tramas, das artesãs como a Dona Teresinha, e levam o espectador a experimentar um pouco da vida na Serra Gaúcha. O material usado para a cenografia e para o documentário foi colhido, secado e tramado por pessoas que são responsáveis, como ela, por manter esse ofício ancestral vivo na região.

Preview da coleção

Circundando o espaço, está a nova coleção limitada de mobiliários, com Gaveteiros, aparadores e gabinetes. Os móveis trazem a técnica da Dressa aplicada ao produto de maneira precisa, delicada e sofisticada. Para o preview foi escolhida uma paleta de cores rosadas e beges que harmoniza com o dourado da palha.

Tomazi & Cabral

A designer Nicole Tomazi conecta os mais variados saberes manuais com a indústria do design. Usando a poesia como base para seu processo criativo, ela percorre caminhos estéticos que proporcionam não só peças autenticas e visualmente impactantes, mas transbordam de emoção. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUCRS com Mestrado em Design e ênfase em Cultura e Território pela Unirriter, a designer e artista coleta prêmios que não só validam seu trabalho ao longo de 15 anos de carreira, mas a transformam em referência tanto no Brasil, quanto fora dele

Sergio Cabral é formado em Desenho Industrial e pós-graduado em Design de Interiores com ênfase em Cultura de Materiais, ambos pela FAAP. Desde 2002 tem a experimentação como base de seu trabalho. O resultado são peças livres que apresentam as conversas íntimas entre o designer e as matérias-primas. Sua sensibilidade proporciona a geração de algo novo, de materiais até processos produtivos naturalmente, sendo uma referência no campo criativo.

Juntos desde 2019, formam o duo TOMAZICABRAL. Em pouco tempo, a dupla se transformou em uma das potências criativas mais relevantes do design brasileiro transcendendo as limitações da forma e da função, entrando no território da arte e da poesia.

Sobre a Evviva

Desde 2002, a Evviva produz os melhores móveis personalizados. Primeira empresa a introduzir mobiliário em MDF em escala industrial no país, a marca ocupa lugar de destaque no mercado, preferência entre profissionais do trade e consumidor final. Cozinhas, dormitórios, salas, escritórios lavanderias, banheiros e espaços corporativos podem ser personalizados de acordo com o perfil de cada projeto. As peças produzidas em seu parque fabril de mais de 20.250 m², na cidade de gaúcha de Bento Gonçalves, são rigorosamente produzidas com tecnologia, inovação, com a finalidade de promover um ambiente seguro, sem limites para customização e com a personalidade de seus moradores.

Autora:

Gabriela Andrade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio