18.9 C
São Paulo
terça-feira, 14 de maio de 2024

Casa Docol é QG Oficial da 11? Design Weekend em São Paulo

Espaço traz grade de talks e a exibição de mobiliários em aço inox da Mekal assinados por grandes nomes do design internacional


De 4 a 11 de setembro, a Casa Docol será o QG oficial da 11? edição da Design Weekend em São Paulo, na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1241. O espaço convida os visitantes a participarem de uma rica programação de talks, de 5 a 11 de setembro, com grandes nomes do design e arquitetura nacional.

Além dos conteúdos, abertos ao público, os visitantes poderão conferir criações de mobiliários e esculturas feitos em aço inox da Mekal, como obras de arte, assinadas por Garol Gay, Dror Benshetrit, Marko Brajovic, Zanini de Zanine, Juliana Vasconcellos, Guilherme Torres, Fernanda Marques e Rodrigo Ohtake.

A exposição

Bancos Prisma, Revisteiro e Bar, de Zanini de Zanine

Utilizando o aço inox, o designer usa toda sua experiência e cria um mobiliário criativo, inovador e diferenciado. Para quem duvida de que o material possa ser usado para ganhar proporções artísticas, os bancos Prisma, Revisteiro e Bar mostram o contrário.

As principais inspirações do artista ao criar os bancos foram alguns dos grandes nomes da escultura brasileira, como Franz Weissmann – escultor austríaco radicado no Rio de Janeiro – e Amílcar de Castro. A Mekal, dessa forma, desenvolveu cada detalhe destas obras de arte, desde a escolha da melhor matéria-prima até o processo de produção, no melhor estilo handmade.

O resultado deste trabalho minucioso e detalhado é uma peça única, com acabamento exclusivo, feita para o consumidor mais exigente.

Vaso Bola, assinado por Carol Gay

Fruto de uma experimentação durante o processo artesanal de sopro do vidro e o questionamento sobre a forma de produzir vidros em série, a designer buscou intervir na forma redonda resultante do sopro do artesão, desafiando os limites de deformação do vidro. A deformação da bola é resultado da interferência de um molde externo em formato de “V”.

Na repetição, como o molde é externo, cada peça adquire um caráter único. Uma base em inox escovado é usada posteriormente para suspender o vidro, permitindo assim, a estabilidade da peça e conservando a forma resultante do diálogo com o mestre vidreiro. O resultado são peças únicas, onde peso, leveza e transparência são características contrastantes.


Escultura Reach, de Dror Benshetrit

Batizada de REACH, a escultura fabricada pela Mekal lembra uma enorme escada, de cinco metros de altura, a céu aberto, e consiste em 15 peças que têm como base o sistema QuaDror – estrutura criada por Dror que se adapta à uma grande variedade de funções, soluções e configurações, em diversas escalas, feito a partir de quatro módulos idênticos em forma de L.

Resultado da parceria entre Mekal e o designer israelense, a Reach foi doada para a “Casa da Criança Amor & Arte”, em Jataí (GO) – um centro de arte educacional e esportivo construído pela ONG americana Love & Art Children´s Foundation, que realiza trabalhos sociais com crianças através da arte.

Bicicletário Passeando de Bicicleta, Reconheci São Paulo, por Marko Brajovic

Desenvolvido pelo Atelier Marko Brajovic, com curadoria do Coletivo Amor de Madre, o projeto ¨Passeando de bicicleta, reconheci São Paulo¨ promove a instalação de bicicletários pela cidade de São Paulo. Artesanalmente fabricadas pela Mekal, estas peças estão sendo instaladas em vários pontos da cidade e trazem no conjunto assentos (que têm desenhados o mapa da cidade), servindo tanto para as bicicletas quanto para os pedestres.

¨Passeando de bicicleta, reconheci São Paulo¨ propõe a visão do design como ferramenta fundamental para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, por meio da conscientização da mobilidade urbana.

Aparador Ghost, assinado por Juliana Vasconcellos

Uma combinação balanceada e assimétrica de formas e curvas em aço inox escovado e polido transforma a linha Ghost em camaleão, refletindo levemente as cores do ambiente. Inspirada pelo futurismo dos anos 60 e 70, a arquiteta e designer Juliana Vasconcellos desenhou peças que conectam passado, presente e futuro.

O móvel Aparador Ghost foi apresentado pela primeira vez durante a Mostra Black, em 2015, sendo um dos destaques na decoração de um ambiente composto por móveis futuristas. A linha faz parte do momento de estreia de Juliana Vasconcellos como designer, ao lado de Matheus Barreto.

Mesa de jantar Jet, de Guilherme Torres

A referência para a criação da Mesa de Jantar Jet veio de um objeto comum da construção civil, uma desempenadeira. Guilherme Torres percebeu ali o potencial para a criação de uma mesa de formas marcantes, arredondadas e com uma influência futurista do clássico desenho animado de Hanna Barbera, os Jetsons, sucesso dos anos 70.

Mesa Sinfonia, de Ruy Ohtake

A peça Mesa Sinfonia fez parte da exposição “Ruy Ohtake: imprevisibilidades, desenho e mobiliário”, estando disponível no Instituto Tomie Ohtake, durante a Design Weekend de 2015.

Segundo Ruy Ohtake, a superposição das curvas provoca um movimento sinfônico, enriquecido com luz e sombra, vigor ou suavidade, o dia ou à noite. Perceber ricas situações diferentes de uma mesma obra é a beleza da arquitetura.

Linha Organic Steel, por Fernanda Marques

Concebido como uma peça única, cada um dos componentes da linha Organic se encaixa, por meio de suas linhas sinuosas, às suas unidades anterior e posterior, incorporando assim a ideia de movimento ao desenho final. Graças à sua constituição, o móvel pode ser usado dentro ou fora da casa, abolindo fronteiras entre interior e exterior.

Mais que um banco, o Organic é um sistema de assentos, que parte das reflexões da arquiteta Fernanda Marques sobre a arte cinética, se prolongando através do espaço, a partir da utilização de uma ou mais unidades.

Formado por lâminas de aço inox, dobradas manualmente, com soldagem e revestimento internos em madeira MDF e acabamento exterior escovado; cada um de seus módulos traz impresso em seu desenho sua própria condição de continuidade.

Para a arquiteta, poucos materiais são tão contemporâneos quanto o aço inox. Além de ser, entre os materiais usados na construção civil um dos que menos afetam o meio ambiente. “Ele é 100% reciclável, ou seja, após atingir o fim de uma longa vida de serviços ainda pode ser reutilizado infinitas vezes, sem perder a qualidade”, conta Fernanda.

Mesa de Centro, de Ruy Ohtake

Forma e equilíbrio definem as peças da linha Pouso, criada por Rodrigo Ohtake. Embora tais móveis em aço inox tenham um ar industrial, são, na verdade, peças artesanais e de grande sofisticação. Elas foram feitas com poucos elementos e formas simples, pensadas para tocar o chão o mínimo possível.

A Linha Pouso é composta por uma poltrona e uma mesa de centro, produzidas artesanalmente em aço inox Mekal, com espessura de apenas cinco milímetros e formas bastante suaves. A densidade do material é balanceada justamente para atribuir leveza às peças.

Programação dos Talks:

5 de setembro (Segunda-feira)

9h às 10h30 – Welcome DW! 2023, por Lauro Andrade, fundador da Design Weekend em São Paulo;

18h às 20h – Design Assinado, com Juliana Vasconcellos e Marcelo Alves;

7 de setembro (quarta-feira)

10h às 12h – Arquitetura e Projeto Social, por Fernando Brandão;

15h30 às 17h30 – Workshop Criativo, por Paulo Biacchi;

8 de Setembro (quinta-feira)

9h às 13h – Arch Trends, transmissão do Arch Trends Portobello (Alex Atala, Humberto Campana, Gabi Matos e Patrícia da Doma Arquitetura);

18h às 20h – Design Assinado, com Ronald Soasson e Christian Kadow;

9 de Setembro

10h às 12h – Design Assinado, por Fernanda Marques e Christian Kadow.

Sobre a Docol

Empresa brasileira que há mais de 66 anos entrega a seus clientes soluções baseadas em inovação, design e sustentabilidade. Seus produtos, que, colecionam prêmios ao redor do mundo, incentivam o uso consciente da água e são exportados para mais de 40 países. A empresa é uma das líderes do segmento no Brasil e a maior exportadora de metais da América Latina. Em 2019, a Docol adquiriu o controle operacional da Mekal, empresa líder no segmento de cubas e bancadas de aço inoxidável para cozinhas de alto padrão e projetos personalizados do segmento de saúde. No mesmo ano, a Docol também passou a atuar no segmento de louças sanitárias, oferecendo a linha mais moderna disponível no mercado nacional.

Autora:

Gabriela Andrade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio