26 C
São Paulo
quarta-feira, 16 de outubro de 2024

BI torna tomada de decisão ágil e preditiva

28/9/2022 – Processo usa tecnologia para fazer análises complexas traduzindo-as em informações que apoiam negócios, a fim de ajudar a organização a operar de forma mais suave e eficiente

O BI (Business Intelligence – ou Inteligência de Negócio, em tradução livre), em linhas gerais, pode ser descrito como um processo que usa tecnologia para analisar dados e entregar informações que podem ser utilizadas por empresas para a tomada de decisões.

Com a volatilidade perene do mercado, é cada vez mais importante que empresários façam uso, em seus negócios, de uma grande análise de informações e variáveis. Porém como fazer essa análise se todo dia 500 horas de conteúdo são publicadas no YouTube a cada minuto, quase 10 mil tuítes são enviados e quase 90 mil pesquisas são feitas no Google, segundo estatísticas do Hootsuite?

Dessa maneira, só é possível obter inteligência de mercado para a tomada de decisões rapidamente com o auxílio da tecnologia. “Para que isso possa ser feito de maneira eficaz e eficiente se torna inevitável o uso de BI para a conjuntura dessas análises de forma precisa e rápida”, explica Alexandre Scarpelli, sócio da Time Pay Administração de Cartões LTDA e especialista internacional em BI para a administração de empresas com eficiência e precisão preditiva.

Vantagem de mercado

O BI permite que as empresas antecipem e solucionem problemas preventivamente, a partir da combinação de estratégias de negócio, análise de dados, visualização de infraestrutura e ferramentas de informação, tornando a tomada de decisão mais embasada e rápida.

O acompanhamento e análise de diversos dados relacionados ao negócio viabilizam o planejamento estratégico por meio de decisões adequadas. “Apenas dessa maneira é possível saber se as metas estão sendo alcançadas ou se as estratégias devem ser modificadas para que isso ocorra“, esclarece Scarpelli.

O especialista ainda explica sobre seu papel tático no mercado: “O BI auxilia a organização a estruturar um planejamento estratégico para construir vantagens competitivas sustentáveis que agreguem valor ao negócio e às soluções oferecidas aos clientes”.

Portanto, além de otimizar processos internos, o BI ajuda a empresa a obter diferenciais competitivos, de modo a aumentar sua base de clientes por meio de um atendimento e uma logística de qualidade.

Ferramentas para utilizar BI 

O funcionamento dessa tecnologia permite que as informações sejam adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado de acordo com o próprio negócio. Assim, “executivos podem tomar as melhores decisões rapidamente com fáticas análises disponíveis em relatórios customizados e preditivos”, aponta Scarpelli.

As principais ferramentas utilizadas nesse processo, de acordo com o profissional, são: Domo, uma plataforma em nuvem focada em painéis de controle e facilidade de uso, tendo como foco os próprios profissionais de BI e os setores comerciais de Vendas e Marketing; Dundas BI, usado predominantemente para criar painéis e scorecards; e Oracle Analytics Cloud, que faz análise de conversão e oferece suporte a consultas, podendo gerar automaticamente explicações em linguagem natural para explicar visualizações e tendências.

Há, por fim, o Microsoft Power BI, um aplicativo para desktop do Windows que permite que sejam visualizados e analisados dados de fontes locais ou nuvem. Scarpelli ainda detalha que a ferramenta publica relatórios na própria plataforma, tornando a preparação de dados de autoatendimento possível com conectores pré-construídos para dados corporativos, permitindo, também, anotações na própria tela de toque dos relatórios, sendo de fácil utilização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio