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sexta-feira, 19 de abril de 2024

Flora define propósito empresarial: ajudar cada pessoa a se cuidar melhor

Conceito de cuidado conecta-se com amplitude de ofertas de suas dozes marcas comerciais. A brandhouse atua em homecare e personal care com marcas queridas, como Francis, Minuano, Neutrox e OX Cosméticos

Com mais de quatro décadas de atuação, a Flora tem se afirmado como uma indústria nacional de bens de consumo relevante nos segmentos de higiene pessoal, cosméticos e limpeza. A empresa, que possui um portfólio com mais de 300 produtos e vendas multicanal em todo o país, atingiu faturamento de R$ 1,7 bi no ano passado. Com penetração em mais 80% do varejo com sua principal marca comercial, Francis, a brandhouse trabalha para ampliar a presença de suas demais marcas e se posicionar como uma especialista em cuidados, dedicada a entregar soluções que atendam à pluralidade dos consumidores brasileiros.

Diante dessa estratégia, a Flora trabalhou em parceria com a FutureBrand São Paulo para afinar seu posicionamento empresarial, definindo um novo propósito e criando uma assinatura para sua marca institucional. “O diagnóstico confirmou que os públicos que mais se relacionam com a Flora enxergam nossa expertise em cuidados e o desafio é levar essa percepção para quem confia em nossos produtos, mas pouco sabe sobre a empresa”, destaca Priscila Boccia, Gerente de Comunicação Corporativa da Flora. 

Dados da Harvard Business Review apontam que 60% das pessoas consideram importante que as marcas se demonstrem autênticas em relação aos seus valores em tudo o que fazem. De acordo com Filippo Vidal, diretor da FutureBrand São Paulo que liderou o projeto, para definir o novo território da marca foi necessário aprofundar o entendimento sobre a organização e sua atuação. “Com seus produtos, a Flora atende variadas necessidades de higiene e proteção, por isso tem a oportunidade de cumprir com força o papel de expert em cuidados para as famílias brasileiras, com perfis tão diversos”, pondera Vidal.

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A fim de explicitar o novo propósito, a marca recebeu uma tagline: “Cuidar é tudo”. Além da assinatura, novas diretrizes visuais estão sendo implementadas para ampliar a percepção de acolhimento e proximidade. “Esse conceito se conecta com a amplitude de ofertas de nossas dozes marcas, uma vez que oferecemos soluções em homecare e personal care que ajudam cada pessoa a se cuidar melhor”, enfatiza Priscila Boccia. Segundo pesquisa da Opinion Box realizada com exclusividade para a Flora, para nove em cada dez brasileiros, cuidar do ambiente em que mora significa também cuidar das pessoas com quem compartilha a vida, além de ser uma forma de autocuidado. 

EVOLUÇÃO EM CONJUNTO

A movimentação da Flora acompanha as doze marcas pertencentes à companhia: Francis, Minuano, Neutrox, Kolene, OX, Phytoderm, Albany, Karina, Assim, Brisa, Mat Inset e No Inset. 

Nos últimos anos, as marcas comerciais também estiveram se atualizando, investindo em se modernizar e em estratégias de marketing e comunicação. Em 2021, por exemplo, a marca Neutrox iniciou a campanha “Neutrox: na cabeça de todo mundo”, com Ivete Sangalo e Rebeca Andrade, que são embaixadoras da marca até hoje.

Já Minuano, que completou 35 anos no ano passado, se fortaleceu nos últimos dois anos ao ampliar sua linha de produtos com novas categorias e se estabeleceu como a 4ª marca mais vendida no segmento de produtos de limpeza, de acordo com dados da Euromonitor. Além disso, a marca vem apostando em uma estratégia com um time de 50 influenciadores digitais, o #TimeMinuano, composto por pessoas reais que falam sobre a rotina de cuidados com a casa e a família. O grupo mostra o portfólio da marca com dicas de uso dos produtos, incentivando a experimentação e gerando awareness

Outro exemplo é a marca Francis, principal frente de Personal Care da Flora, que tem feito um investimento significativo para ampliar seu portfólio e sua presença no mercado através de novas categorias, como desodorante e sabonete líquido. Essas fazem parte da estratégia de transformar a marca de sabonetes em uma masterbrand de cosméticos na categoria de produtos para pele. A marca também passa a apostar em produtos com fórmulas veganas e um dos grandes destaques dessa nova fase é o lançamento da linha de sabonetes veganos, Francis Clássico, que já está à venda nos principais supermercados e perfumarias do país.

Para atender às necessidades dos consumidores e lançar tantas inovações, a Flora conta com um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D) em São Bernardo do Campo (SP) e uma das maiores plataformas industriais nacionais do setor, com fábricas em Luziânia (GO) e Itajaí (SC), além de quatro Centros de Distribuição, localizados em Luziânia (GO), Itajaí (SC), Itapeva (MG) e São Paulo (SP). 

Sobre a Flora

A Flora atua há 40 anos no mercado brasileiro no segmento de Cosméticos, Higiene pessoal e Limpeza doméstica com marcas relevantes e muito queridas pelos consumidores, como Minuano, Francis, Neutrox, Albany e OX Cosméticos. Possui unidades industriais em Goiás e Santa Catarina e centros de distribuição em Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. Seus produtos estão nas gôndolas de todo o país e têm em comum a essência do cuidado, seja pessoal, da casa ou da família.

Assessoria de imprensa – Agência Fato Relevante

imprensaflora@agenciafr.com.br

Autora:

Ana Elisa Teixeira

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