17.2 C
São Paulo
sábado, 20 de abril de 2024

Educação x política

Primeiramente para darmos início à nossa conversa, definamos o que significa o termo EDUCAÇÃO em sua essência: ela é considerada pelos estudiosos desde a sua raiz como sendo aquela capaz de instruir e de provocar o disciplinamento levar a hábitos que conduzem a polidez, ao asseveramento de costumes e tradições de uma comunidade que culmina na transmissão de uma geração para outra na expectativa que a mesma dê continuidade a todo este processo ao longo do tempo

Daí surge uma pergunta: Se a educação é responsável por garantir todos os hábitos de transmissão cultural de uma geração para outra de forma constante, qual seria então o resultado de sua má aplicação dentro do contexto social? Frustação? Agonia?

Sim, sua má aplicação e seu desenvolvimento incorreto dentro da sociedade acarretará um pouquinho de todos os questionamentos acima. Educação, tem a ver com transmissão de conhecimento, e se o mesmo não é feito com o rigor que deve, produziremos uma educação doente socialmente, dado que somente um processo educativo de qualidade embasado em suas peculiaridades será capaz de produzir bons frutos que germinarão por toda parte que o “vento” os levar.

Para tanto, precisa-se urgentemente de investimentos adequados, mão de obra bem treinada, bem remunerada para que se possa vender um produto de qualidade socialmente falando e que de fato terá a incumbência de transformar a realidade na qual cada um de nós encontra-se inseridos. Sem este olhar clínico dos seguimentos governamentais, jamais chegaremos no objetivo almejado, ou seja, em lugar algum.

Por certo que passamos e ainda estamos passando por tempestades das quais não esperávamos, mas como todo mar revolto, os tripulantes da educação estiveram preparados para surfarem nas ondas impostas a eles? A resposta pode ser dada como “Sim” e como “Não”. Na parte do SIM enfrentaram com esmero e dedicação dentro daquilo que poderiam fazer no momento, e no que tange à parte do NÃO, faltou implementação de tecnologias e subsídios em nível de Estado que garantissem que o barco não naufragasse por completo, deixando a proa fora d’água permitindo assim a respiração para que tudo fosse continuado posteriormente com a maré um pouco mais calma, e por conseguinte garantir a sobrevida aos tripulantes, para que pudessem dar continuidade a todo este fantástico processo. Percebam que o texto sempre tem como pano de fundo o campo educativo, mesmo que de forma figurada, porque é dela (Educação) a responsabilidade de promover todas as técnicas necessárias para que o barco jamais afunde, que o oxigênio que alimenta todo este magnífico e insubstituível caminho nunca falte aos principais tripulantes que de fato transforma, dignifica e que dá sentido e movimento a toda uma nação: OS PROFESSORES.

Mas qual o ponto comum entre Educação com a Política? Estão intimamente relacionadas, e não nos referimos aqui a uma sentença partidária que carrega a bandeira do partido X ou do partido Y, não se trata disso! Educação na sua essência por si só já é um ato político e apartidário.

Política educacional tem a sua função bem definidada: formar cidadãos cônscios dos seus direitos e deveres, perante a sociedade que está inserida de uma forma que esta produza bons frutos, por onde que a semente vá germinar.

A EDUCAÇÃO aliada à política dentro da seara escolar não deve restringir- se apenas aos discursos, ela deve ser colocada em prática, direcionando todos os esforços necessários em sua direção para que esta possa ter as condições necessárias de concretizar a sua missão: mudar contextos e criar oportunidades, pois, segundo Chaplin “O valor dos grandes homens está na nobreza de seus ideais”, e isso quem poderá fomentar e implantar será somente a Educação.

Autor:

Luciano Bissóli Diretor de Escola no município de Paulo de Faria/SP. Professor de Educação Básica I e II, Graduado em Biologia pela Unifev em Votuporanga/SP, em Pedagogia pela Universidade de Uberaba/MG, Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano em Batatais/SP, Pós-graduação Lato-Sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Reunida de Ilha Solteira/SP e em Psicopedagogia Institucional pela Universidade de Uberaba/MG. Aluno matriculado na UNESP (Universidade Estadual Paulista) cursando disciplina do curso de Mestrado Campus São José do Rio Preto/SP. Viajante Brasil afora afim de verificar as diferenças sociais e regionais na área educacional. Viagem a Europa com a mesma finalidade.

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns meu filho. Sua mãe é testemunha do quanto você é um excelente profissional e sonha com um mundo melhor para todos através da educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio